segunda-feira, 27 de abril de 2009

Santo António das Areias: Eles venceram Elas



Já tocavam os últimos acordes da Banda de Castelo de Vide e anunciava-se o terminar da procissão, quando muitos dos devotos de S.Marcos se deslocavam para a Praça de Toiros de Sto. António das Areias.
Tarde de toiros, tarde de festa, das gentes simples que uma vez no ano vão aos toiros. É este o ambiente que se vive em Sto. António das Areias, simpática aldeia ali no sopé da encosta de Marvão, com Espanha como vizinha.
As gentes da raia compareceram em força na sua praça misturando-se entre eles com alguns espanhóis, que agora com moeda única já não existe o negócio do câmbio. Foi este o simpático e acolhedor 25 de Abril nesta localidade alentejana.

Durante as cortesias, mandou o Sr. António Garçôa parar a música, para que se fizesse um minuto de silêncio em homenagem ao Sr. Joaquim Gonçalves e Sr. José Luís.
Anunciava a publicidade “um cartel inédito no alto Alentejo”, onde a disputa entre sexos era a tónica acentuada. Se analisarmos deste ponto de vista o Festival, Eles ganharam a Elas, contribuindo as 3 boas actuações de Gilberto Filipe, Pedro Salvador e Filipe Gonçalves (que substituiu Rui Salvador).

De Sónia Matias, aproveitou para rodar 2 cavalos novos que muito irão dar que falar, ficou o registo da sua lide alegre e desinibida com destaque nos 2 palmos com que encerrou.

Quanto a Pedro Salvador, nitidamente em plano ascendente nesta temporada, deu muito boa conta do toiro que lhe tocou, contribuindo para isso a boa prestação dos cavalos com ferro Arsénio Cordeio, Peralta e terminando a sua actuação com um câmbio bastante emotivo no já celebre Domecq.

A lide de Gilberto Filipe foi “abençoada” pela chuva que caiu insistentemente, mas que nem mesmo assim fez arrefecer a boa actuação com que o cavaleiro do Montijo brindou os presentes, onde se destacaram as farpas e o quinto curto ao piton contrário.

Vindo de Ferreiras (Algarve), Filipe Gonçalves andou ligeiro e apresentou um toureio fácil e alegre que o público aplaudiu. Destacou-se no seu cavalo de pelagem preta, ferro Varela Crujo que além das boas idas ao piton contrário remate a lide com vistosas piruetas, o que é do agrado do conclave.

Joana Andrade, a um passo de se encerrar com 6 novilho toiros, muito terá que trabalhar para que aquele momento que marcará a sua carreira seja de glória. Em Sto. António das Areias começou a sua lide de forma algo desajeitada com o cavalo a negar-se a ir ao toiro, e depois de alguns toques na montada lá acabou por cumprir a sua função.

Terminou a tarde, que se já havia posto fria e ventosa, a novel cavaleira Verónica Cabaço, algo precipitada por vezes no encontro com o bruto, que pronto se arrancava ao site. Poderá esta jovem vir a crescer dentro da tauromaquia. Destaca-se na sua actuação com muito boa nota o quinto curto.

Os moços de forcados tiveram uma tarde fácil, por quanto os brutos, após a pega apenas se limitavam a empurrar o grupo e não metiam o rim, nem derrotavam. Foram caras pelo grupo de Tomar, Henrique Ferreira (1ª) e Daniel Seabra (2ª), por Arronches Paulo Florentino ( 1ª) e David Palmeiro (1ª) ganhando o prémio para a melhor pega; por Monforte Márcio Paulo(2ª) e Pedro Nunes (2ª).
Curro de toiros pertencente ao Engº Francisco Vasconcelos que deram um excelente jogo e com boa apresentação para a praça em questão.

Destaque para o bom trabalho dos campinos António Madeira e António Cabaço.

A terminar de louvar o empenho e dedicação com que a Casa do Povo de Sto. António das Areias levou por diante este festejo, o que mostra que para vencer, basta querer.

Sem comentários:

Enviar um comentário