quarta-feira, 22 de abril de 2009

IX Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo decorre de 22 a 26 de Abril


A nona edição da Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo iniciou-se hoje e terminará a 26 de Abril.
À semelhança de anos anteriores são esperados milhares de visitantes que ao longo do percurso vão dar as boas vindas aos romeiros
Da Moita do Ribatejo partiram esta manhã cerca de 240 cavalos, vindos de toda a parte do país.
Organizada em conjunto pelas Câmaras da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo, a Romaria veio retomar uma tradição antiga, em que os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires para pedir protecção para o gado e boas colheitas.
Hoje em dia, apesar de ainda se manter a vertente religiosa, a Romaria assume, igualmente, um carácter mais lúdico onde predominam o convívio e a camaradagem entre as centenas de participantes de vários pontos do País e até mesmo do estrangeiro. Alguns deles fazem este percurso pela antiga canada real, mais conhecida pela estrada dos espanhóis (caminhos de terra batida) desde a primeira edição da romaria há nove anos.
Tal como no ano passado é esperada a participação de centenas de romeiros. A chegada a Viana do Alentejo é no dia 25 de Abril, por volta das 17 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário