
- Praça de Toiros: Palha Blanco – Vila Franca de Xira
- Data: 06/10/2009 pelas 22.00 horas
- Empresa: TauroLeve
- Ganadaria: Fernando Palha
- Cavaleiros: António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol, Leonardo Hernandez
- Grupos de Forcados Amadores: de Vila Franca de Xira sendo cabo o Exmo. Sr. Vasco Dotti
- Assistência: 1/3 de casa
- Banda: Ateneu de Vila Franca de Xira
Num dia que foi ameaçando chover, proporcionou alguma chuva no início da corrida, o que terá feito sem dúvida, com que muitos aficionados não se tivessem deslocado a Vila Franca, a uma corrida que tinha entre outros atractivos, a sempre emotiva sucessão de cabo de um Grupo de Forcados Amadores.
Com pesos de 515 kg, 470 kg, 480 kg, 495 kg, 490 kg e 505 kg (por esta ordem de saída), os touros com o ferro de 2005 da Ganadaria de Fernando Palha, com divisa Vermelha, Amarela e Cinza, embora tenham saído bem apresentados, foram irregulares na lide, destacando-se pela positiva o 4º touro, e denotando muita mansidão, o 6º touro.
Quanto aos cavaleiros abriu praça António Ribeiro Telles. Perante o Touro com o nº 5, cravou rapidamente a ferragem comprida. Com um touro que alternava entre uma generosa investida, e momentos em que tardava a sair, o cavaleiro da Torrinha foi cravando a ferragem curta, tentando com o profissionalismo que se lhe reconhece, diversificar a sua lide. Destaque para o 3º e 4º curto cravados ao estribo. Volta.
Para a lide do segundo da ordem (touro como nº 8), apresentou-se o cavaleiro Luís Rouxinol. Após dedicar a sua lide a Vasco Dotti e a Ricardo Castelo recebeu o touro, tendo alguma dificuldade na cravagem dos compridos. Na ferragem curta prosseguiram as dificuldades, umas causadas pela qualidade do oponente que tardava na investida, e talvez também, não fosse aquela uma noite de inspiração para o cavaleiro de Pegões. Após uma lide muito apagada o cavaleiro muito bem não aceitou a petição que algum público fazia para que desse a volta.
Leonardo Hernández foi o cavaleiro que actuou perante o 3º touro da ordem (nº 23). Após brinde ao novo cabo e ao cabo cessante do GFAVFX, obteve sem dúvida a melhor actuação da noite. Esteve bem na cravagem do 2º cumprido indo ao piton contrário. Na cravagem dos curtos foi preparando muito bem a ferragem, alternando ladeios com mudanças de direcção junto às tábuas, cravando ao estribo e rematando como começava, com ladeios e recortes na cara da rês. Desnecessários seriam os dois ferros de palmo com que terminou a sua actuação, uma vez que o touro já praticamente não investia dificultando a sua cravagem. Volta.
No quarto touro da corrida, (Touro com o nº 25), o cavaleiro António Ribeiro Telles demonstrou porque é considerado por muitos, como um dos bons cavaleiros que pelas nossas praças toureiam. Determinado em alcançar uma boa actuação, colocou o 1º e 3º comprido de forma regular. Passado à ferragem curta, obteve sem dúvida excelentes recortes, cravando com acerto os seus ferros curtos (à excepção do 4º onde leva um toque). Volta.
No 5º touro (com o nº 3), o cavaleiro Luís Rouxinol, iniciou a cravagem dos compridos sem que estes ficassem no touro. Corrigiu e cravou 2 compridos à tira. Sem que o seu oponente lhe permitisse grande labor na preparação e cravagem dos ferros curtos, realçamos o 4º muito bem cravado ao estribo. Termina a sua actuação com um ferro de palmo e um par de bandarilhas, numa altura em que o touro já se refugiava em tábuas, dificultando a acção do cavaleiro. Volta.
Muitas dificuldades teve o cavaleiro Leonardo Hernández para encerrar a corrida. Perante o touro mais manso da corrida, cravou dois compridos um pouco atrasados. Com dificuldades na preparação dos ferros, realçamos o 2º curto. O touro foi ficando cada vez mais em tábuas, obrigando o cavaleiro a cravar dois violinos em viagens por dentro da crença do touro. Volta.
Pelo Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira (1ª, 1ª, 1ª, 1ª, 1ª, 1ª), abriu praça o cabo que fazia a sua despedida. Foi com alguma emoção que Vasco Dotti brindou ao seu Grupo, à sua Família e ao falecido Pitó. Após brinde iniciou o cite do touro com calma, emudecendo por completo toda a praça. Num diálogo com o touro, foi encurtando distâncias, carregou o touro com decisão, touro este pronto no arranque, permitindo ao forcado uma reunião correcta, fazendo a viagem muito bem fechado, com o touro a fugir ligeiramente ao grupo que recupera a tempo de concretizar a pega. Demonstrou porque é considerado por muitos um dos melhores forcados que passaram pelas nossas praças. Após a volta merecida, entregou o seu forcado, símbolo de líder deste grupo ao novo cabo Ricardo Castelo, tendo posteriormente dado nova e merecida volta na companhia dos seus filhos.
Brindou ao público da sua terra, o forcado Ricardo Patusco perante o segundo da ordem. Foi citando com determinação um touro muito desligado. Quando o touro se arranca, ainda faz um estranho próximo da reunião, no entanto o forcado consegue reunir e fechar-se, sendo muito bem ajudado pelos restantes forcados. Volta.
Para a cara do terceiro da ordem, foi Pedro Castelo que brindou ao novo cabo, seu irmão. Foi citando o touro à medida que encurtava terrenos, carrega várias vezes para o alegrar, faz uma excelente reunião à barbela, sendo ajudado sem grande dificuldade pelos seus colegas. Volta.
O quarto touro foi pegado por Diogo Pereira. Brinda ao público. O touro tardou a sair, no entanto quando avisado por um bandarilheiro, sai com prontidão. O forcado aguenta e fecha-se muito bem na cara da rês, viajando para o interior do grupo que sem dificuldade concretiza a pega. Volta.
O novo cabo teve a seu cuidado a execução da quinta pega da noite. Ricardo Castelo após brindar ao cabo cessante Vasco Dotti, teve também algumas dificuldades em fazer sair um touro muito fechado em tábuas. Também este saiu após aviso com o capote, humilhando no momento de uma reunião correctamente executada, prosseguindo o seu caminho ao encontro dos restantes elementos do grupo. Volta.
Terminou a actuação do Grupo de Vila Franca de Xira, o forcado Bruno Casquinha. Perante o touro mais manso da corrida, esteve muito valente a citar o touro, várias vezes entrando inclusivamente em terrenos de compromisso, sem que este arranca-se. Após várias tentativas infrutíferas, consegue que este se arranque quando citado de cesgo. O Grupo foi então muito eficaz nas ajudas não permitindo qualquer veleidade ao touro. Volta.
Mais e Menos
+ A actuação do GFA de Vila Franca de Xira, e em particular a despedida de cabo do FORCADO Vasco Dotti.
- A ameaça de chuva que afastou o público desta corrida.
Sem comentários:
Enviar um comentário