segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Um dia taurino na Azambuja


“O sonho de ser toureiro…” é a divisa do Festival Taurino que encerrará a temporada da aficionada Azambuja, a que a empresa Aplaudir e a Associação Cultural “A Pousada do Campino” convidam os aficionados a comparecer no próximo 25 de Outubro.

O dia dedicado à Escola de Toureio da Azambuja – a favor da qual foi organizado o certame (em que actuarão graciosamente todos os artistas), contem no programa fortes atractivos e bem assim:

10h00 – X Encontro de antigos praticantes da Escola de Toureio da Azambuja - Lide de 3 Bezerras (entrada gratuita)

12h30 – Homenagem a Faustino Pinto Pereira (Carocha) - Um homem da sua terra, que na sua enorme aficion muito a promoveu, em especial nas esperas de toiros da antiga praça.

13h00 – Almoço na Pousada do Campino - “Feijoada à nossa Moda” (sujeito a inscrição)

O cartel misto do Festival Taurino é, também ele, dotado de interessantes caracteres:

Dois jovens diestros, alunos da Escola de Toureio da Azambuja, a prestar prova na montra da aficionada vila – Diogo Damas e João Martins lidarão dois novilhos da ganadaria de António Silva.

No toureio a cavalo serão também duas as jovens promessas, a par do veterano João Cerejo – Tiago Martins (praticante) e Miguel Tavares (amador) darão lide a três novilhos-toiros da ganadaria Casa Prudêncio.

Lembramos que a Escola de Toureio da Azambuja, que actualmente acolhe cinco alunos aprendizes do maestro José João “Fialho”, foi criada em 1948 e teve como primeiro mestre o, então novilheiro, Etelvino Laureano. Daquela escola, actualmente dirigida pelo próprio maestro José “Fialho” e integrada na Associação Cultural “ A pousada do Campino” (que visa por sua vez promover a figura do campino, a festa brava e, em particular, a Feira de Maio da Azambuja), saíram nomes que se vestiram “de luces” como os de Carlos Pimentel, Ana Maria ou Manuel Tavares, os quais um dia também tiveram “o sonho de ser toureiros…”

Sem comentários:

Enviar um comentário