domingo, 17 de julho de 2011

Animada corrida das Misericórdias ontem no Sobral


Miguel Alvarenga - Transmitida em directo pela TVI, realizou-se ontem na praça do Sobral de Monte Agraço a XV Corrida da União das Misericórdias, que apesar da expectativa teve pouco público nas bancadas, certamente afastado pela chuva que caíu antes e durante o espectáculo.
A corrida decorreu em bom ritmo, dado o bom jogo prestado pelos toiros da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho, à excepção do lote que tocou "em azar" ao valente Rui Salvador - que andou esforçado e com a costumeira garra, triunfando apesar da falta de matéria prima.
Depois de "arrumar a casa", na sequência de vários problemas pessoais por que passou, o grande João Salgueiro (na foto) está de novo a regressar aos grandes momentos. Brilhante a sua primeira actuação! Salgueiro outra vez na "guerra", moralizado e decidido a reconquistar o lugar que é seu! Olé, Toureiro!
Duarte Pinto continua um caso! Clássico "dos pés à cabeça", intérprete fiel do bom toureio a cavalo, mostrou ontem ao país inteiro a muita classe do seu toureio nos dois toiros que enfrentou, deixando antever mais uma temporada de sucesso quando se aproxima o segundo aniversário da sua brilhante alternativa em Lisboa.
Ver "como andava" o praticante Mateus Prieto, depois de um começo de temporada menos feliz na novilhada do Campo Pequeno era uma das grandes expectativas desta corrida. O jovem cavaleiro agarrou com unhas e dentes a grande oportunidade daquela que era a sua estreia em televisão e reafirmou finalmente o seu valor numa lide animada, diversificada e realizada "com cabeça". Foi bom vê-lo recuperar do desaire lisboeta, de novo com a moral em alta!
Boas pegas dos Amadores de Vila Franca e do Aposento da Chamusca. Pena que, sendo sete toiros, cabendo por isso uma pega a mais ao primeiro grupo, não tivesse sido cumprida a antiga tradição (como na véspera ocorreu na Barquinha, com os grupos de Tomar e Cascais) de o último toiro ser pegado "a meias" pelos dois grupos actuantes...
Pegaram por V. Franca, Pedro Castelo (à segunda), Rui Godinho, Flávio Henriques e Rui Graça (todos à primeira). E, pelo Aposento da Chamusca, o valente cabo Pedro Coelho dos Reis, João Rui Salgueiro e Francisco Montoya, todos ao primeiro intento.
Na assistência, o Dr. Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias, bom aficionado, que já na véspera estivera com o seu staff na corrida da Barquinha, brindado por alguns artistas. Notada a ausência (habitual nestas corridas) de figuras de peso ou mesmo artistas da TVI...
Excelentes, como sempre, os comentários do Dr. Joaquim Grave e de José Manuel Santos. Boa direcção da corrida a cargo do competente António Garçoa.

Foto João Dinis

Sem comentários:

Enviar um comentário