sexta-feira, 29 de julho de 2011

No Campo Pequeno a noite foi dos Forcados

- Praça de Toiros Campo Pequeno

- Data: 28 Julho, pelas 22h
- Empresa: Campo Pequeno
- Ganadaria: Veiga Teixeira
- Cavaleiros: Vítor Ribeiro, Manuel Lupi e o Praticante João Salgueiro da Costa
- Grupo de Forcados Amadores: Amadores de Santarém, Montemor e de Lisboa, capitaneados por Diogo Sepúlveda. José Maria Cortes e Pedro Maria Gomes, respectivamente.
- Assistência: ¾ fortes
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. Pedro Reinhardt, assessorado pelo médico veterinário Dr. Salter Cid

Que o Campo Pequeno é a 1ª praça do País, ninguém duvida. Que tourear no Campo Pequeno é um marco na temporada de qualquer cavaleiro também não! E se alguém duvidava que pegar e brilhar no campo pequeno estava ao alcance de qualquer Grupo de Forcados, ontem pôde tirar as suas dúvidas! Na primeira praça do País, numa noite de homenagem, mais do que merecida, à figura do Forcado, estes pegaram, tourearam e ensinaram. A noite foi marcada pelas prestações dos grupos presentes, com 5 pegas à 1ª e uma à 3ª de grande qualidade.

Disputava-se o prémio para a melhor pega e para a melhor actuação do grupo em conjunto. José Maria Cortes, cabo do Grupo de Forcados de Montemor, mostrou a escola do grupo, mostrou que um cabo também salta a trincheira, e acima de tudo mostrou, que uma pega não é feita de um só momento, inicia-se no brinde e termina com o rabejador. Foi por isso merecedor do prémio para a melhor pega! Olé!

Numa noite onde os três grupos estiveram em grande momento, o Grupo de Forcados de Santarém ganhou o direito de pegar a solo 6 Passanhas, no próximo dia 18 de Agosto, ao ser brindado com o prémio de melhor grupo em praça. Do Forcado da cara aos ajudas e rabejador mostraram saber, coesão e vontade.

Tourear e Pegar no campo pequeno é (ou deveria ser) um marco. Um prémio. Um prémio pelo prestígio alcançado. Cabe à empresa do Campo Pequeno fomentar e não banalizar este estigma.

O curro Veiga Teixeira saiu muito bem apresentado, com uma média de pesos de 580Kg, trapio e boa cara, servindo no geral.

Abriu praça o cavaleiro Vítor Ribeiro, que recebeu o seu 1º Veiga Teixeira, com 556Kg, muito bem apresentado, com trapio e boa cara, com uma sorte gaiola. Esteve muito bem nos compridos. Nos curtos, cravou o 1º de largo e com raça, estando ainda melhor no 2º curto, onde com arte soube tourear e desfrutar do bom Teixeira que tinha pela frente. Falhou a cravagem do 3º curto, mas rapidamente se redimiu, cravando um bom ferro de largo e de frente. Fechou a sua lide com mais um bom curto, e ainda um ferro de palmo, a pedido do público, que soube conquistar desde logo. Uma lide limpa e digna.
Para a sua segunda lide, tocou-lhe em sorte um toiro com 624Kg. Recebeu-o também com uma sorte gaiola, toureando, e cravando dois compridos de boa nota. Na continuação de uma lide com arte, classe e garra, Vítor Ribeiro fez o a que nos habituou, cravando ao estribo e de frente o 1º e 2º curto. Cravou o 3º a sesgo e um 4º com muito boa nota. Finalizou a sua passagem pelo Campo Pequeno com um ferro a pedido do público, onde mais uma vez, com raça, pisou os terrenos do toiro. Com certeza estará muito satisfeito com a sua passagem por Lisboa.

Manuel Lupi enfrentou um oponente com 588Kg, que à semelhança dos seus irmãos saiu muito bem apresentado. Esteve bem nos compridos, cravando de largo e de frente. Lupi teve pela frente um toiro que se fixava em algumas zonas, o que dificultou a sua lide, porém, com a sua arte e juventude, soube tirar o máximo partido e fazer uma boa lide, a ter de pisar os terrenos do toiros para cravar o 2º e 3º curto. Finalizou com 2 ferros de palmo. Soube chegar ao público, sempre importante para o ritmo de uma lide.
Com 586Kg saiu o último para Manuel Lupi. Esteve bem na cravagem dos compridos. Redimiu-se da falha do 1º curto, com a cravagem de um bom ferro. Soube tourear e ladear para cravar os restantes curtos, terminando a sua passagem pelo Campo Pequeno com um 6º curto, de frente. Uma lide completa e cheia de alegria.

João Salgueiro da Costa, cavaleiro praticante, fechava o trio de cavaleiros da noite e toureou na sua primeira lide um Teixeira com 540Kg, bem apresentado. No 1º e 2º comprido soube aguentar a investida do toiro que era tardo na saída, para cravar de largo. Nos curtos cravou também de largo e de frente com bons adornos durante a lide. Ladeou e toureou um toiro um pouco reservado, mostrando o cavaleiro de Valada a sua arte e dinastia toureira. Cravou o 3º ao estribo, com boa nota e terminou a sua lide a pisar os terrenos do toiro para cravar. Fechou a noite de toiros, ao lidar o mais pesado da corrida, com 680Kg. Cravou o 1º comprido de largo e de frente e o 2º de igual modo, mostrando raça e arte. Nos curtos começou por tourear o Teixeira, para de seguida cravar com as características da “Escola Salgueiro”: de largo e de frente. Esteve bem no 1º e 2º curto, sofrendo um grande toque na montada na saída para o 3º curto. Tentou apagar este percalço com a cravagem do 3º e 4º. Noite positiva para o jovem Cavaleiro.

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Santarém, abriu praça o forcado Luís Sepúlveda, à 1ª tentativa. Deu vantagens, mandou vir o toiro, recebeu bem, estando o grupo correcto e com decisão a ajudar o 1º dos Teixeiras que saíram para a pega. João Brito foi o forcado escolhido para consumar a 2ª e última pega da noite do Grupo de Santarém. Uma grande pega, com direito a ovação nos médios. Pegou ao primeiro intento, onde deu vantagens, aguentou, recebeu e reuniu com muita correcção. Uma pega com emoção onde o grupo mais uma vez esteve no sítio a ajudar. Pela sua actuação em praça, o grupo foi presenteado com a inclusão no cartel do próximo dia 18 de Agosto, onde pegará a solo os 6 toiros da corrida.

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor, saltou a trincheira para pegar o 2º da noite, o forcado João Pedro Tavares. Pegou à 1ª tentativa, com vantagens. Teve de pisar os terrenos do toiro para este arrancar, soube sacar-se e reuniu bem, finalizando o grupo, que esteve bem a ajudar na pega a um toiro que veio com pata. O cabo José Maria Cortes protagonizou a pega da noite, à 1ª tentativa. Deu vantagens, teve de pisar os terrenos do toiro para depois se sacar e reunir muito bem, aguentando os duros e espectaculares derrotes do toiro durante a viagem. O grupo ajudou muito bem num toiro que o exigia! Duas voltas para o forcado com forte ovação. Foi distinguido com o prémio para a melhor pega. Prémio merecido!

O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa abriu a sua noite por intermédio do Cabo Pedro Maria Gomes. Pegou à 1ª tentativa, a dar vantagens, mas a ter de pisar os terrenos do toiro. Soube sacar-se e reuniu bem, com o resto do grupo a ajudar bem já no final da viagem, pois o 1º e 2º ajudas não conseguiram ajudar um toiro que veio com pata para a pega. Gonçalo Gomes pegou o último da noite à 3ª tentativa. Na 1ª esteve bem frente ao toiro, mas não conseguiu aguentar os derrotes do toiro, acabando por sair desfeiteado. Ao 2º intento voltou a estar correcto mas faltaram as ajudas. Consumou à 3ª com ajudas carregadas.

+ Apresentação do curro Veiga Teixeira e a competição dos Grupos de Forcados
- Nada a registar

Sem comentários:

Enviar um comentário