quinta-feira, 28 de julho de 2011

Parabéns a você!

Foto D.R.
Luis Miguel e sua Mulher, Luísa Barata Freixo
Foto D.R.

Passam hoje 45 anos sobre a alternativa do "Príncipe das Arenas". Luis Miguel da Veiga, Mestre do Toureio a Cavalo, recebeu-a nessa noite de 28 de Julho de 1966 na arena do Campo Pequeno das mãos de Mestre David Ribeiro Telles, numa corrida mista em que participaram os matadores Armando Soares e Amadeu dos Anjos e os Forcados Amadores de Montemor-o-Novo. Lidaram-se toiros de Ribeiro Telles. Seguiu-se uma carreira de glória - imensa! - que o destacou como uma das maiores e mais dignas (e de maior classe!) figuras das arenas.
Viria a formar com José Mestre Batista uma das mais célebres - e aguerridas - parelhas que competiram em todas as praças e ombreou com todas as grandes figuras do seu tempo. Mais tarde, rivalizou com todos os jovens cavaleiros que foram surgindo, mantendo sempre a mesma "traça", a mesma postura, a mesma forma clássica e verdadeira de interpretar o toureio a cavalo.
Foi, pode dizer-se, um caso raro e foi, acima de tudo, um cavaleiro inigualável. Toureou pela última vez em público há seis anos, no festejo de La Féria que pré-inaugurou o "novo" Campo Pequeno. Há dois anos, voltou a vestir-se de toureiro para, ao lado de Frederico Cunha e do saudoso José João Zoio, testemunhar na arena de Lisboa o acto da alternativa de Duarte Pinto.
45 anos depois, parabéns, Mestre Luis Miguel! Olé, Toureiro!

Farpas Blogue

Sem comentários:

Enviar um comentário