sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ontem no C. Pequeno: a noite foi da forcadagem!


Solange Pinto - Os forcados foram as grandes vedetas da nocturna de ontem no Campo Pequeno, pegando seis toiros da ganadaria Veiga Teixeira que, sem serem brilhantes, deixaram-se lidar, estando com boa apresentação.
Em praça estiveram três dos mais prestigiados grupos de forcados do país, Santarém, Montemor e Lisboa, que procuravam nesta noite ganhar os dois troféus em disputa. O prémio destinado à melhor pega, como já aqui referimos, foi entregue com toda a justiça ao cabo do grupo alentejano, José Maria Cortes, depois do pegão feito ao quinto toiro da noite. Apenas três passos para trás, reunião perfeita e emotiva e prolongada viagem na cara do toiro. O dono do brinde, seu pai, João Cortes, antiga glória e ex-cabo do mesmo grupo, terá com toda a certeza ficado orgulhoso. João Tavares, da mesma formação, consumou de forma correcta e ao primeiro intento, a pega ao segundo toiro da ordem, pelo que, não hesito em dizer, que o Grupo de Forcados Amadores de Montemor teria sido o justo vencedor do troféu para o melhor grupo, e que dará direito a pegar em solitário a corrida do próximo dia 18 de Agosto.
O referido mérito foi virtualmente atribuído ao grupo de Santarém, pelas duas pegas executadas com mais modesto nível e menor emoção, pelos forcados Luís Sepúlveda e João Brito, ambas, à primeira tentativa.
Pelas jaquetas de Lisboa, abriu a função o cabo Pedro Maria Gomes numa concretização ao primeiro intento, protagonizando uma pega de excelente nota e seu irmão, Gonçalo Maria Gomes à terceira tentativa.
Quanto aos cavaleiros, foi o praticante Salgueiro da Costa o autor dos melhores ferros da noite. Sem estrela-tos desmedidos, esteve bem o jovem toureiro de Valada. De Vítor Ribeiro e Manuel Lupi sobressaíram principalmente as colocações dos toiros em sorte e toda a brega de preparação, bem como os remates das sortes. De Ribeiro recordam-se os palmos com que encerrou as suas actuações e de Lupi a forma como fez crescer o nível da sua segunda exibição, indo de menos a mais.

Fotos João Dinis/www.touroeouro.com

Sem comentários:

Enviar um comentário