segunda-feira, 18 de julho de 2011

Leandro: quem é o substituto de Cayetano 5ª feira no C. Pequeno



Depois de ter comentado ontem à noite no programa taurino da Rádio Portalegre as incidências da nocturna de quinta-feira passada em Lisboa, com a acutilância e a irrevererência que lhe são peculiares, louvando a atitude de Rui Fernandes ao negar a conquista da "porta grande", Miguel Alvarenga voltou a entrar em directo no programa "3 Tércios" para anunciar, em primeiríssima mão, que o substituto de Cayetano Ordoñez na próxima corrida do Campo Pequeno (esta quinta) seria Leandro.
Rui Bento ouvia atentamente o programa de Lourenço Mourato e Hugo Teixeira pela internet e ficou surpreendido com a revelação de Alvarenga - que correspondia à verdade, mas que àquela hora não fora ainda divulgada oficialmente. O gerente do C. Pequeno apressou-se a contactar o Relações Públicas da empresa e meia-hora depois estava nos sites um comunicado a confirmar a revelação do director do "Farpas" no programa da Rádio Portalegre.
Alvarenga jantava em Lisboa com Ricardo Relvas e pôs o correspondente do jornal em Espanha em directo também no "3 Tércios" a traçar o perfil de Leandro - um toureiro desconhecido da afición portuguesa e que não tem o mediatismo de Ordoñez. Mesmo assim e segundo Relvas, "uma escolha acertada de Rui Bento e que acredito surpreenda quinta-feira os aficionados lisboetas, já que se trata de um finíssimo toureiro de arte".
Leandro Marcos Vicente de seu nome, o diestro foi inicialmente anunciado nos cartéis com o nome artístico de Leandro Marcos, mas hoje é apenas Leandro. Faz 30 anos em 2 de Novembro próximo. Nasceu em Valladolid e é apoderado por Pablo "Chopera", um dos mais influentes e poderosos taurinos de Espanha.
Debutou com picadores em 3 de Agosto de 1999 em Íscar, cortando uma orelha no primeiro novilho e duas no segundo. Os novilhos pertenciam à ganadaria Garcigrande e foram seus alternantes Diego Urdiales e Julio Pedro Saavedra.
Em 14 de Julho de 2000 apresentou-se como novilheiro em Las Ventas, Madrid, cortando uma orelha a um novilho de La Guadamilla e alternando com José Luis Osuna e Iván Vicente.
Recebeu a alternativa em Valladolid, sua terra natal, em 13 de Maio de 2002, apadrinhado por Paco Ojeda com o testemunho de José Tomás - um cartelazo de arte! Os toiros eram de Garcigrande. Leandro cortou uma orelha ao toiro da alternativa, "Sequestrador", 527 quilos; e duas ao segundo, saindo triunfalmente em ombros na tarde do doutoramento.
A confirmação da alternativa ocorreu em 2004 (18 de Maio) em Madrid, com uma corrida de El Torreón. Uceda Leal (padrinho do acto) e Antón Cortés (testemunha) foram os seus alternantes nessa tarde.
Quinta-feira em Lisboa, por lesão de Cayetano Ordoñez, Leandro lidará dois toiros de Benjumea (Nuñez del Cuvillo) como único espada ao lado dos cavaleiros João Moura Jr. e João Ribeiro Telles Jr. É a primeira vez que toureia no Campo Pequeno, mas não é a primeira vez que actua numa arena portuguesa. Já o fez na Monumental de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, pelas Sanjoaninas, com sucesso.

Foto D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário