segunda-feira, 25 de julho de 2011

Monchique: Miguel Moura destacou-se numa tarde agradável

Com meia casa forte, realizou-se no passado sábado vinte e três de Julho a segunda Corrida de Toiros em Monchique, por ocasião da Feira do Presunto naquele concelho da Serra Algarvia, um espectáculo muito agradável de seguir, com a participação dos cavaleiros João Moura, Tito Semedo e Miguel Moura (que por força do regulamento, teve de actuar num espectáculo de variedades taurinas, depois da corrida propriamente dita), com os Forcados de Tomar e Cascais, frente a novilhos/toiros de Herd. De Varela Crujo de boa apresentação e a darem jogo bastante positivo.

João Moura abriu este mano-a-mano como foi chamado, com uma lide toda ela bem conseguida, com dois compridos bastante regulares, nas bandarilhas o Maestro de Monforte andou a gosto, cravando ao estribo, citando de curto e rematando as sortes com bonitos ladeios, terminando a lide com dois palmitos. No segundo que lhe coube em sorte, um toiro menos colaborante que o primeiro, voltamos a ver um Moura ao seu melhor estilo, numa lide redonda e do agrado do digníssimo.

Tito Semedo não deixou os seus créditos em mãos alheias, e, nesta tarde em Monchique teve duas actuações de bom nível, no primeiro andou mandão, cravando de frente, rematando as sortes, saindo das reuniões limpas, concluindo a sua primeira lide com dois bonitos violinos cravados no centro do ruedo. No segundo do seu lote o cavaleiro de Santana, voltou a estar em patamar bastante elevado, deixando dois compridos correctos, para depois deixar a ferragem curta em sortes frontais cambiadas de bonito efeito e sempre do agrado das bancadas, rematando com um palmito.

Por força da idade e do regulamento, actuou depois inserido num Espectáculo de Variedades Taurinas, o Amador Miguel Moura, que arrecadou os mais fortes aplausos da tarde, começando com um primeiro comprido traseiro, o jovem pupilo de Monforte deu logo a volta por cima e o segundo comprido já foi de excelente efeito, na ferragem curta, Miguel com toda a sua irreverência de juventude e ganas de toureiro, teve uma actuação em crescendo, cravando em sortes frontais com bonitos adornos, para depois ir mudar de montada, para trazer ao ruedo de Monchique um cavalo russo, um autentico “Morante 2” que morde nos toiros, para delírio das bancadas, uma actuação de muito mérito onde o novo cavaleiro de Monforte também tem um cavalo que dá mordidelas.

Frente a novilhos/toiros de Herds. de Varela Crujo, com as características que lhe são reconhecidas, animais que não fazem mal, humilhão e empurram, foram os próprios forcados a criarem algumas dificuldades, assim pelos Amadores de Tomar foram solistas João Oliveira à quarta e Pedro Miguel á primeira, pelos de Cascais pegaram Paulo Loução à primeira, Rui Trindade à segunda e o novilho de Miguel Moura foi pegado por José Maria Rocha à segunda com um misto de ajudas de Tomar.

Esta corrida de Monchique foi dirigida pelo Sr. Francisco Farinha, estando a ferragem e embolação a cargo de Bruno Lopes.

Sem comentários:

Enviar um comentário