domingo, 17 de julho de 2011

Ultima Hora - Corrida da união das Misericórdias no Sobral

A realização da TVI deu mais uma vez um bigode ás transmissões do canal de televisão pago por todos nós, que já cá anda há dezenas de anos nestas andanças, e não evoluiu...
Toiros do Eng. Jorge de Carvalho:
1º - Desde o primeiro comprido que procurou as tábuas, terreno onde o cavaleiro teve que cravar os ferros da ordem. Manso perdido; 2º - Cumpriu. Um nobre e voluntarioso que foi de mais a menos; 3º - Fácil, sem transmissão; 4º - Bravote. Óptimo para o toureiro; 5º - Não tão manso como o primeiro mas quase. Tapava-se no ferro; 6º - O melhor da corrida; 7º - Raspou ao principio mas foi cumprindo mais ou menos. No fim revelou mansidão.
Rui Salvador – No primeiro que lidou, arreou dois compridos com a sua marca e nos Curtos nada mais podia fazer.
No segundo toiro esteve correcto nos compridos. Nos curtos com o “Romero” esteve muito por cima do toiro, mostrando o bom momento que atravessa.
Joao Salgueiro – Recebeu na “Natia” com dois bons ferros de praça a praça.
Com o “Zamorino” atingiu um grau elevado de verdade, arte e emoção. O 2º ferro foi perfeito.
No segundo toiro esteve melhor nos Compridos esteve melhor que primeiro toiro. Nas Bandarilhas com o “chapelin “ atingiu bons momentos.
Duarte Pinto – A dois bons compridos seguiram-se bons Ferros no “Vigo” ( ferro quinta da Lagualva que mostrou bons pormenores), ferros esses que só não atingiram ainda mais impacto porque o toiro não transmitia. Duarte Pinto é um exemplo de fidelidade ao classicismo .
No segundo toiro depois dos compridos da ordem, foi buscar o cavalo Ferro “Ortigâo Costa” com o qual deu uma lição de toureio de verdade como mandam os cânones.
Mateus Prieto – Começou com 2 bons compridos no “Rubi”. Nas bandarilhas andou um pouco aliviado mas correcto. Terminou com 2 excelentes violinos com o lux (ferro Laís Henriques).



Forcados de Vila Franca – Abriu praça Pedro Castela á 2ª tentativa, segundo toiro uma pega fácil á 1ª, terceira pega por Flávio Henriques á 1ª; Rui Graça numa rija pega á 1ª.
Forcados do Apos. Da Chamusca – Abriu o cabo Pedro Coelho dos Reis á 1ª tentativa, João Rui Salgueiro pegou á 1ª tentativa, correctamente um toiro a ensarilhar; Francisco Montoia á 1ª com a arte e eficiência que lhe é reconhecida.
Nota : Que pena ter-se perdido a tradição de nas corridas com numero impar de toiros, o grupo mais antigo covidar 4 forcados do grupo mais novo.

João Cortesão

Sem comentários:

Enviar um comentário