quinta-feira, 30 de abril de 2009

Paco Velásquez dia 7 de Junho na Monumental de Barcelona


De acordo com o site Burladero.com dia 7 de Junho está confirmada a presença do novilheiro português Paco Velásquez na Monumental de Barcelona num festival com o patrocinio da Fundação El Juli.Este festival reverte a favor da Escola de Toureio da Catalunha e participarão alunos de escolas de toureio de Espanha, Portugal e França.Irão ser lidados novilhos de Manolo Vázquez para os novilheiros Francisco Hidalgo, Escola da Catalunha, Ángel Puerta, Escola de Guadalajara, Miguel Cuartero, Escola de Arganda 'Fundación El Juli', Álvaro Gil, Escola de Sevilha, Paco Velásquez, Fundação Joao Alberto Faría de Portugal, Mateo Julián, Escola de Nimes e Jonathan Dublín, Escola de Catalunha.

nédito em Portugal - Uma Revista Taurina com 224 páginas


A Revista “Ruedo Ibérico”, dirigida por Pedro Pinto, acabou de lançar um número especial com 224 páginas, onde é recapitulada toda a temporada de 2008 e se faz uma antevisão de 2009.Neste “Ruedo Ibérico Extra” faz-se uma retrospectiva do que foi a temporada de todos os cavaleiros, matadores de toiros, novilheiros e grupos de forcados, que actuaram durante a passada temporada e também toda a estatística e previsões!Numa altura em que a festa de toiros está a sofrer tantos ataques, este é um número a não perder!Para além de poder adquirir a revista em mais de 350 locais, podem ser também efectuados pedidos pelo número 919... ou email ruedoiberico@gmail.com

Amieira - 1 de Maio


Vá aos toiros e divirta-se.

Este final de semana são vários os espectáculos preparados a pensar nos aficionados portugueses:

Praça de Toiros do Cartaxo – 1 de Maio
Corrida de Toiros - 17h00
Cavaleiros: João Salgueiro, Ana Batista e Francisco Palha
Forcados: Santarém e Ap. Moita
Toiros: Conde Cabral

Praça de Toiros de Beja – 2 de Maio
Corrida de Toiros - 17h30
Cavaleiros: João Moura, Tito Semedo e António Brito Paes
Forcados: Montemor e Beja
Toiros: Varela Crujo

Praça de Toiros de Vila Franca – 3 de Maio
Corrida de Toiros - 17h00
Cavaleiros: Rui Salvador, Ana Batista e Duarte Pinto
Forcados: Vila Franca e Évora
Toiros: Herdade de Pégoras

Praça de Toiros de Montemor-o-Novo - 3 de Maio
Corrida de Toiros – 17h00
Cavaleiros: Luís Rouxinol, António Brito Paes e Francisco Palha
Forcados: Santarém e Montemor
Toiros: Prudêncio, Rio Frio, Ernesto Castro, Grave, Jorge Carvalho e Herdade de Pégoras

Vá aos toiros e divirta-se.


« ver outras notícias

Força, Casquinha!


O novilheiro Nuno Casquinha toureia esta tarde na mais importante praça de toiros do mundo, a Monumental de las Ventas, em Madrid, na primeira novilhada da Feira de la Comunidad, certame que antecede a famosa Isidrada.
Casquinha enfrenta novilhos-toiros da ganadaria de Moreno Silva e alterna com os espanhóis Julián Simón e José Carlos Venegas.
A maior sorte do mundo para Nuno Casquinha - são os nossos desejos.
Força, Toureiro!
Foto D.R.

RESERVE O SEU BILHETE - ANTES QUE ESGOTE


Bencatel - 2 de Maio


Beja - 2 de maio


1 de Maio amanhã no Cartaxo


Corrida de solidariedade domingo em Vila Franca


A centenária praça de toiros Palha Blanco em Vila Franca volta no próximo domingo, dia 3 de Maio pelas 17 horas, a abrir as suas portas, agora para receber uma corrida de toiros à portuguesa integrada na Festa de Campo, da Lezíria e do Cavalo, e que terá como um dos grandes objectivos a solidariedade das gentes da festa para com uma instituição que muito tem feito não só pelas crianças da freguesia de Vila Franca de Xira mas também pelas de todo o país através do seu Centro de Acolhimento Temporário.

A primeira grande corrida ABEI – Associação de Bem Estar Infantil da Freguesia de Vila Franca de Xira, é um dos fortes condimentos deste espectáculo. A ABEI é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como instituição particular de solidariedade social virada para o apoio infantil. Constituída a 13 de Maio de 1975, a acção da Associação apoia-se nos contributos das famílias, em protocolos celebrados com o ministério do trabalho e da Solidariedade Social e da Educação e em parcerias com a edilidade local e outros órgãos governamentais.

Os cavaleiros Rui Salvador – na comemoração do 25º aniversário de alternativa –, Ana Batista e Duarte Pinto compõem a terna, estando as pegas a cargo dos forcados amadores de Évora e Vila Franca, que se enfrentam a seis imponentes toiros Pégoras. Será pois o reencontro dos forcados amadores de Vila Franca com os duríssimos toiros de Pégoras após a empolgante pega concretizada por Márcio Francisco em Outubro do passado ano no Campo Pequeno, numa corrida que teve honras de transmissão televisiva.

A tarde ficará igualmente marcada pela alternativa de dois jovens bandarilheiros, que à maneira antiga farão a sua prova para a passagem à categoria superior. Paulo Sérgio e Marco Batista tal como manda a tradição, irão receber e bandarilhar um toiro de Pégoras, neste dia de enorme importância para ambos.

Estão pois lançados os dados para uma grande corrida de toiros, onde a emoção e a verdade da festa estarão de mãos dadas, num espectáculo onde o mundo dos toiros uma vez mais se solidariza com uma instituição de apoio a crianças.

Domingo há touros em Montemor


Será já no próximo Domingo, 3 de Maio, que a praça de touros de Montemor-o-Novo, receberá a 1ª corrida da Logística Florestal.

Em praça irão estar os cavaleiros Luis Rouxinol, Brito Paes e o praticante Francisco Palha, que irão disputar o troféu para a melhor actuação. No que diz respeito ás pegas, estará em disputa o troféu "Barra de Ouro" para o melhor grupo.

Já os touros de várias ganadarias, irão disputar o troféu para melhor toiro.

As datas das corridas da Feira de Santarém

As datas das Corridas da Feira da Capital do Ribatejo são dia 6 de Junho Sábado pelas 17 horas, dia 10 de Junho ,Quarta-Feira Feriado Nacional ,Dia de Portugal, pelas 17.30 horas e dia 14 de Junho, Domingo pelas 17 horas. Todos sabemos que há muitos anos que durante o mês de JunhoSantarém recebe milhões de visitantes para a sua Feira do Ribatejo e para a Feira Nacional de Agricultura e que é sempre Tradição existirem Corridasde Toiros e assim continuará a ser com o apoio de todos. Oportunamente serão apresentados os carteis sendo que as corridas serão todas à portuguesa porque, salvo melhor opinião, pensamos não estarem reunidas diversas condições para que uma corrida dessas possa constituir um êxito e que a Monumental Celestino Graça continue na senda da excelência.

Beja: última temporada arranca sábado com homenagem à memória de José Crujo


No ano em que assinala o seu primeiro centenário e que é, simultâneamente, o último, já que será derrubada depois da corrida de Agosto para dar início à construção de um moderno pavilhão multiusos (nos terrenos onde se realiza a Ovibeja), a praça de toiros de Beja abre as suas portas já no próximo sábado, 2 de Maio, para a tradicional corrida integrada na Feira Ovibeja (26ª edição), que será de homenagem à memória do ganadeiro José Cruz e Crujo, falecido em Dezembro passado.
Lidam-se toiros da sua própria Ganadaria (Varela Crujo Herdeiros) e actuam os cavaleiros João Moura, Tito Semedo e Brito Paes e os Forcados Amadores de Montemor e de Beja.
Foto D.R.

António João Ferreira lida dois toiros no Cabo


O matador de toiros António João Ferreira lidará dois novilhos-toiros numa festa campera promovida pelo Clube Taurino Vilafranquense no próximo dia 9 de Maio no Tentadero do Cabo.
A festa conta ainda com um convívio e lanche de aficionados em plena Lezíria e com uma sessão de fados e guitarradas para a qual se anunciam as melhores vozes do Ribatejo.
Já este sábado, dia 2, António João Ferreira é alvo de significativa homenagem por parte de um grupo de aficionados na cidade onde nasceu, Santarém. Pretende-se, disse ao "Farpas" um dos promotores da homenagem, "sensibilizar a empresa da Monumental de Santarém para que promova uma corrida em que o matador escalabitano se apresente na sua terra".
Foto D.R.

Lupi: "alternativa" em Badajoz


Manuel Lupi integrará o cartel de rejoneio da próxima Feira de S. João na Monumental de Badajoz, ao lado de Pablo Hermoso de Mendoza e de Diego Ventura.
Depois de no ano passado ter recebido no Campo Pequeno a sua alternativa, das mãos de seu Pai, José Samuel Lupi, o jovem Manuel será agora doutorado em Badajoz, em cerimónia idêntica, por Pablo Hermoso de Mendoza.
Foto João Dinis

Pegado alerta: somos a fonte dos "terroristas" da "Animal"


O empresário Carlos Pegado alerta-nos - e nós agradecemos - para o facto de estar a circular na net um mail da Associação "Animal" solicitando aos seus fãs que enviem missivas ao presidente da Câmara de Espinho para que proíba duas touradas anunciadas para Julho em Espinho.
"Atenção às notícias veículadas através do Farpas Blogue, pois neste momento vocês são a principal fonte dos terroristas da Assoc. Animal" - escreve-nos Carlos Pegado.
A "Animal" baseou-se numa notícia avançada pelo "Farpas Blogue" de que iriam ser realizadas duas corridas de toiros no mês de Julho na cidade de Espinho. A "Animal", pelos vistos, está atenta ao "Farpas Blogue". Ela e não só.
O que podemos fazer contra? Ignorar notícias? Esconder informação para que eles não saibam nada? Noticiar apenas corridas da Margem Sul para baixo, onde eles não se atrevem a intrometer-se?
Aguardamos, gratos e reconhecidos, por conselhos de Pegado, que até é, ao que sabemos, presidente da Associação de Empresários Tauromáquicos.
O que havemos de fazer para não voltar a ser a principal fonte de informação dos "terroristas!?
Foto João Dinis

Tertúlia Taurina e Equestre de Viana "luta" pela Tauromaquia a Norte do País


Carlos Durães da Tertúlia Taurina e Equestre de Viana do Castelo falou esta noite para o programa Burladero de Imprensa, da responsabilidade de Catarina Bexiga, na Rádio Voz de Alenquer, e congratulou-se com a participação de muitos aficionados, no passado Sábado, na manifestação pela Tauromaquia em Viana do Castelo.Carlos Durães não hesitou em dizer que “Vou continuar a lutar contra a Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inclusivamente o Senhor Presidente Defensor Moura não consultou as Juntas de Freguesias e já tivemos Presidentes de Juntas que nos manifestaram o seu apoio. Temos as nossas dúvidas se um Presidente de Câmara sem levar o tema à Assembleia Municipal pode proibir os espectáculos tauromáquicos no concelho todo. O Senhor Presidente Defensor Moura, diz que não há afición em Viana do Castelo, e isso é falso, a primeira corrida de toiros que houve foi em 1871, e só no mês de Agosto realizaram-se sete.” No fim, Carlos Durães adiantou que vai fazer um Abaixo-Assinado para apresentar na Assembleia da República, e pediu ajuda aos aficionados para contrariar esta decisão da Autarquia. O contacto da Tertúlia Taurina e Equestre de Viana do Castelo é o seguinte: tertuliataurinaeviana@hotmail.com

Pedrito de Portugal em Las Vegas


Segundo noticiou esta quarta-feira o site espanhol Burladero.com o matador de touros português, Pedrito de Portugal, será também um dos toureiros a compor os carteis das primeiras corridas de touros em Las Vegas.

Quanto à data da actuação de Pedrito, está ainda por definir e será assim o segundo português a actuar neste certame, pois já era conhecida a participação do cavaleiro Rui Fernandes nas primeiras corridas que aí se efectuarão.

Agora foram divulgados os nomes de alguns dos toureiros que actuarão nas segundas corridas que se realizarão no final de Setembro, entre os quais Morante de la Puebla, António Barrera, Ortega Cano, El Juli e El Fandi.
Depois destas corridas em Setembro, volta a haver toiros em Las Vegas no mês de Dezembro, desta vez com seis corridas consecutivas. entre os dias 26 e 31.

Casquinha hoje em Madrid


O novilheiro vila-franquense Nuno Miguel Casquinha tem vindo nos últimos dias a intensificar a sua preparação tendo em vista o importante compromisso que terá hoje, na Monumental de Las Ventas em Madrid onde está anunciado para uma das duas novilhadas integradas na Feria de la Comunidad.

Ao longo do último mês, Casquinha tem participado em inúmeras jornadas de campo, nomeadamente nas ganadarias portuguesas de David Ribeiro Telles, Vinhas e Carlos Falé Filipe, bem como nas divisas espanholas de Victorino Martin e Moreno Silva – ganadaria que será lidada hoje em Madrid.

Nuno Miguel Casquinha espera que todo o esforço e trabalho que tem vindo a efectuar ao longo deste inverno sejam recompensados com um triunfo em Madrid, dignificando o nome de Portugal e a nossa tauromaquia, assim como conseguindo dar um passo fundamental na sua caminhada para a alternativa de matadores de toiros.

Jornal Fapras - Edição de 30 de Maio


Porque perdemos claramente o debate de quinta-feira-passada na SIC – é a manchete do semanário “Farpas” que amanhã chega às bancas. O jornal da tauromaquia conclui que se tratou de mais uma vitória dos “contra” e até elogio o brilhantismo das intervenções de Miguel Moutinho, presidente da “Animal”, em contradição com um apagado João Telles e um infeliz Carlos Pegado – leia amanhã as análises de Miguel Alvarenga, Solange Pinto, Hugo Teixeira e João Cortesão. A prometer alta polémica!

Também no “Farpas” que amanhã chega às bancas: a história da homenagem em Beaucaire, França, ao empresário Manuel Gonçalves e o anúncio do seu regresso a essa praça em 2010, onde volta a organizar uma corrida à portuguesa para marcar a sua despedida.

Ainda nesta edição do “Farpas”, a história do final feliz da guerra que opunha os proprietários da praça de São Manços ao grupo de forcados local; os novos cavalos dos Mouras vistos à lupa por João Cortesão; as acusações de uma senhora de Évora a elementos dos Forcados de Vila Franca que lhe terão vandalizado a casa onde se hospedaram aquando da Festa do Forcado; a homenagem a José Luis Brardo, o já saudoso moço de espadas de Bastinhas falecido na semana passada; e mais, muito mais, para além das polémicas ‘farpas’ de Miguel Alvarenga – numa edição que vai dar brado!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Rui Bento demarca-se...


Ao contrário do que nos foi informado ontem por Inácio Ramos Jr, e segundo nos informou Rui Bento Vasquez, a empresa do Campo Pequeno não chegou a nenhum acordo com outras empresas a fim de por termo á venda de queijadas nas Praça de Touros do Campo Pequeno.

Rui Bento, disse-nos ainda que se demarca desta decisão.

Jorge Teixeira desliga-se de José M. Duarte


O conhecido taurino e apoderado Jorge Teixeira, tornou hoje publico que a partir deste momento deixará de apoderar o cavaleiro José Manuel Duarte.

Esta ligação que durava desde a temporada passada chega assim ao fim. Contactamos Armando Jorge Teixeira, que não quis prestar declarações apenas agradeceu a todos pelo apoio.

João Curto sofre grave cornada


O bandarilheiro João Curto está internado no Hospital de São José, em Lisboa, depois de no passado domingo ter sofrido uma grave cornada de uma vaca quando treinava no tentadero da Quinta de Santo António, em Monforte, de João Moura, a cuja quadrilha pertence desde o início desta temporada.
João Curto foi atingido no recto e nos testículos e de imediato transportado para o Hospital de Portalegre, de onde seguiu para Lisboa. Já livre de perigo, o bandarilheiro moitense vai ter que ficar internado durante cerca de um mês, só depois sendo operado.
Desejamos-lhe prontas melhoras e daqui lhe enviamos forte e amigo abraço.

III Romaria Equestre “Senhor dos Aflitos 2009” dia 3 Maio

Dia 3 de Maio III Romaria Equestre “Senhor dos Aflitos 2009”
em Portalegre pelas 09.00 H na “Herdade das Coutadas”
.O Programa é o seguinte:
09:30H - Concentração/Pequeno Almoço
10:00H – Início do passeio
12:00H - Chegada ao Senhor dos Aflitos/Participação nos Festejos
12:30H – Almoço Convívio14:30H - Regresso à Herdade das Coutadas
16:30H – Chegada
Inscrições até ao dia 1 de Maio, para o contacto 961 575 566 / 936 763 874 – Nuno Silva
20 Ferraduras (Almoço incluído)
Concentração “Herdade das Coutadas”(09:00H) - PORTALEGRE IP2

MATADOR DE TOIROS EM GREVE DE FOME


O matador de toiros José António Cejudo “El Güejareño” está em greve de fome junto à praça de toiros de Granada, a sua terra natal, no dia em que foram apresentados os cartéis da feira taurina daquela localidade andaluza e onde o empresário González de Caldas, faltou ao compromisso assumido com o toureiro granadino. “El Guejareño” é um toureiro com valor e que pensa apresentar-se em Portugal este ano ou no inicio da temporada de 2010 e quer levar esta greve de fome, até que lhe seja dada a oportunidade de voltar a actuar na praça da sua terra!

Muitas incongruências


São mais que muitas. Hoje, só algumas. Sobretudo, entristecem. Mas também revoltam. A Igreja sempre esteve com a tauromaquia. Deste as mútiplas Festas do Espírito Santo às mais puras festividades tradicionais, as corridas são pontos altos e bem populares. O próprio saudoso Papa João Paulo II se confessou admirador e recebeu em audiências particulares os matadores Ortega Cano e "Pedrito de Portugal", que lhe ofereceram os seus capotes de cortesias! Muitos outros exemplos se poderiam recordar. Por isso, foi lamentável ver que os padres que em Tolosa (Portalegre) e Santarém fizeram os funerais do jovem forcado Francisco Matias, e do bandarilheiro (delegado da IGAC) ignoraram totalmente as suas actividades, sendo que o primeiro até faleceu no desempenho. Todos os homens serão iguais na morte, mas compete na hora do 'adeus' se enalteça o que de bom na vida tinham feito. Em Tolosa e Santarém, nem uma palavra do pároco sobre a conduta taurina dos felecidos, perante milhares de pessoas que choravam as perdas. Desconhecimento não foi, pelo que só terá sido a incongruência de quem não soube transmitir a palavra e a justiça divinas.

Incongruência também no debate da SIC, sobre animais com especial incidência em tauromaquia. De níveis e pretensões diferentes, houve demagogia a mais e argumentos a menos, e mentiras também. Até o moderador foi incongruente na sua função. Confessou que estava a ser "advogado do diabo", mas ficamos a saber que o diabo estava contra a tauromaquia.

Rodrigo Guedes de Carvalho prometeu mais. Eu sugiro-lhe que convide dois Catedráticos: Um de Paris (Sorbonne) e outro de Madrid (Universidade Complutese). Do outro lado podem ir os mesmos.

Tauromaquia nas Redes Socias (Facebook)


Hoje em dia, e mais que nunca, a internet é um local por onde "naveguem" milhares de pessoas, muitas dessas pessoas, como muitos aficcionados, estão registados e perdem algum do seu tempo em Redes Socias, como é o caso do Facebook; onde a Tauromaquia também está presente, por isso damos a conhecer aos aficcionados registados nessa rede social, os locais onde a Tauromaquia é defendida e apoiada, e onde os cibernautas discutem e participam em foruns de opinião.
Por isso se é registado nessa rede social,faça o mesmo, adira a esses espaços; vamos através da internet, mostrar a garra e a UNIÃO da Aficcíon Portuguesa.
Evento 1ª Manifestação “Encontro do Aficionado”




Grupo Forcados


Grupo Espanhol Tauromaquia





Já aqui expliquei - mas não custa explicar de novo - que a minha vidinha é o jornal e não o "blogui". Só para acalmar as hostes e vos dizer que nestes últimos dias tenho tido mais que fazer...
Mas agora vim à net. A primeira coisa que fiz foi visitar o site do meu amigo Hugo Calado. "Empresas unem-se", anunciava o "toureio.com". Fui abrir a correr. Até que enfim, lá vem a Plataforma de Defesa da Festa, finalmente! Já era tempo, caramba!
Abri e li. Nada disso. Fernando Seara, presidente da Câmara de Sintra, também proibiu no concelho espectáculos com bicharada. Touradas e circo. Mas em Sintra há touradas? Volta, Edite Estrela, acho que até o Nuno Câmara Pereira te perdoa!
E então as empresas unidas? O que é era? Simplesmente isto: a empresa do Campo Pequeno, a "Toirolindo" de Inácio Ramos, a "Terra Brava" de Carlos Pegado e ainda a de Paulo Pessoa de Carvalho uniram-se e decidiram... proibir nas suas bancadas a venda de queijadas de Sintra!
Era mesmo a coisas mais importante e necessária de que a Festa estava a precisar. Que se proibisse a venda de queijadas de Sintra nas praças em protesto contra Seara...
Só pode ser gozação destes empresários. São cá uns brincalhões...
Credo, cruzes, canhoto! Depois da triste figura que "fizemos" no debate da SIC, damos agora mais uma lição ao mundo (taurino e não taurino). Já não se podia fumar nas praças cobertas. No Campo Pequeno nem xi-xi se pode fazer. E agora nem queijadinhas de Sintra. Irra!
Miguel Alvarenga
Fotos D.R.

MICHELITO continua em plano de figura e não pára de ser capa de jornais e revistas


Resultados das últimas corridas:

19 Abril :: Nuevo Laredo. Ganadaria Cuco Peña. Carlos Urbina 1 orelha; Rocio Moreli ovação e volta; Humberto Quevedo aplausos e volta; MICHELITO 2 ORELHAS E RABO SIMBÓLICAS. INDULTOU o novilho nº 11 da ganadaria de Cuco Peña; e volta no outro que lidou.

20 Abril :: Tepakan. Ganadaria Playa. MICHELITO 2 ORELHAS e 2 ORELHAS; Andrecito 2 orelhas e 2 orelhas; Fernando Ávila ovação e volta.

21 Abril :: Euan (Yucatan). Ganadaria Playa. MICHELITO 2 ORELHAS E RABO e VOLTA; Andrecito 1 orelha e volta; Fernardo Ávila volta e volta.

25 Abril :: La Flor (Texcoco). Ganadaria Guadalupana. MICHELITO 2 ORELHAS e 1 ORELHA; Grisel volta.

26 Abril :: Tuxla. Ganadaria Coroneo. MICHELITO 2 ORELHAS E RABO e 1 ORELHA; Andrecito 2 orelhas e rabo; Rocio Moreli 2 orelhas

Próximas corridas:

30 Abril :: Tepatitlan. Ganadaria Cerro Viejo. Rodrigo Santos, Aldo Orosco, Juan Chavez e MICHELITO.

1 Maio :: Pich (Campeche). Ganadaria San Maximiano. Michel Lagravére, MICHELITO e Andrecito.

2 Maio :: Cozumel. Ganadaria a designar. Rodrigo Santos, Leonardo Benitez, El Conde e MICHELITO.

3 Maio :: Morelia. Ganadaria Rosas Viejas. Fernando Ochoa, Juan Chavez, Joselito Adame e MICHELITO.

4 Maio :: Sierra Papacal (Yucatan). Ganadaria Playa. MICHELITO, Fernando Ávila e Andrecito.

5 Maio :: Tlamanalco. Ganadaria Garfias. Enrique Fraga, Angel Garcia, Michel Lagravére e MICHELITO.

6 Maio :: Aguascalientes :: Encontro Mundial de Escolas Taurinas

9 Maio :: Festa Privada na Ganadaria Vicencio

10 Maio :: Caucel (Yucatan). Ganadaria Playa. MICHELITO, Fernando Ávila e Andrecito.

11 Maio :: Tixcocob. Ganadaria Playa. MICHELITO, Fernando Ávila e Andrecito.

13 Maio :: Rancho Viejo (Quintanaroo). Ganadaria El Cerrito. Andrian Flores e MICHELITO.

17 Maio :: Saltillo. MICHELITO e mais dois a designar.

20 Maio :: Tixcocob. Ganadaria San Salvador. Rodrigo Santos, Fernandez Madera e MICHELITO.

23 Maio :: Tekom. Ganadaria El Cerrito. Rodrigo Santos e MICHELITO.

25 Maio :: Purandido. Ganadaria Monteverde. Rodrigo Santos, Juan Chavez e MICHELITO.

30 Maio :: Kinchil. Ganadaria San Salvador. MICHELITO, Fernando Ávila e Andrecito.
...

Dia 15 de Junho chegará ao Aeroporto de Lisboa acompanhado pelos seus pais e irmãos.

APRESENTAÇÃO EM PORTUGAL :: 18 JUNHO :: 22H
PRAÇA DE TOIROS DO CAMPO PEQUENO

BURLADERO DE IMPRENSA


Burladero de Imprensa, da responsabilidade de Catarina Bexiga, tem esta Quarta-Feira uma emissão especial, entre as 21 h e as 22.30 h, nos 93.5 e 100.6 FM da Rádio Voz de Alenquer, e também no endereço http://www.radioalenquer.com/ . Para além da actualidade taurina em Portugal (com apontamentos da novilhada de Sobral de Monte Agraço e do Festival de Benavente) e Além Fronteiras, o Burladero de Imprensa de hoje aborda três temas chave: - A proibição das Corridas de Toiros em Viana do Castelo, com a participação em directo de Carlos Durães da Associação Taurina e Equestre de Viana do Castelo; - A temporada da praça de toiros de Vila Franca de Xira, com declarações do empresário Ricardo Levesinho. - E saiba como vive um toureiro 24 horas antes de fazer o passeillo na Monumental de Madrid. O novilheiro Nuno Casquinha revela-se, em exclusivo, para o Burladero de Impresa… Tudo isto e muito mais… numa emissão alargada de hora e meia a falar de toiros. Não Perca!

Apresentada Feira d'Alcochete


Realizou-se no passado dia 27 de Abril no Hotel Al Foz em Alcochete, a conferência de imprensa de apresentação da Feira d’Alcochete, do Cavalo, do Fado e do Forcado que se vai realizar de 21 a 24 de Maio no espaço da antiga Fábrica do Alumínio, em Alcochete.Do programa constam diversas actividades como dois raides hípicos de promoção, um de 40 e outro de 60 kms; festival de Saltos de Obstáculos, Derby de Atrelagem, Derriba e Picaria; Cavalhadas; Jogos Tradicionais, demonstrações de Equitação de Trabalho e um cortejo equestre. Um dos pontos altos deste evento será, certamente, a Gala Equestre que vai ter lugar na noite de sábado 23, intitulada de “Alcochete Horse Gala”.Para além de todos estes aliciantes, a feira possui ainda uma manga que permitirá uma maior participação de cavalos e cavaleiros, terá casetas, tertúlias e muita animação com o fado em evidência em especial no espectáculo musical marcado para o dia 22, intitulado “Fado, Esse Malandro Vadio”.Como não podia deixar de ser, Alcochete, terra de grandes tradições ligadas à tauromaquia e em particular ao forcado, vai uma demonstrações da Arte do Forcado com a participação de dez grupos de forcados.A organização do evento vai estar a cargo de uma recém criada comissão para o efeito que no dia 27 foi empossada e tem como principal missão desenvolver iniciativas com vista à concepção, planeamento, concretização e avaliação da Feira d’Alcochete. Esta Comissão Organizadora constituída pela edilidade local, Associação Equestre de Alcochete; Associação Tempo Equestre; Grupo de Forcados Amadores de Alcochete; Grupo de Forcados do Aposento do Barrete Verde; Casa da Malta; Toiros e Tauromaquia, Lda; Libertas e Herdade da Barroca d’Alva.De salientar que a entrada no espaço da feira não vai ser livre como habitualmente costuma ser, desta feita será cobrado 1 euro durante o dia e à noite 2 euros.
Fonte: Revista Equitação

Os destaques do Jornal Olé


O Jornal Olé sai hoje paras as bancas, o Toureio.com, oferece-lhe os destaques que poderá encontrar no jorna desta semana.
Assim, os destaques da edição de 29 de Abril são:
- Editorial - Os Toiros e os Melões
- Mais uma distinção para Rui Bento
- Dita Caetano recupera de grave acidente
- Os Toiros para o 50º Concurso de Ganadarias na Arena D´Évora
- Sobral: Faltou inspiração aos Toureiros???
- Alter-do-Chão - Toiros complicam a tarde
- Benavente - Brito Paes e Francisco Palha foram os melhores
- Quites e Faenas - Evocação
- Memórias da Festa
- Efemérides - Carlos Falcão
- Tauromaquia Atlântica - V Festival de Capinhas
- Alter voltou a respirar aficion
- Benavente - Festividades do dia 25 de Abril

Garraiada da queima das fitas


A tradição ainda se mantém na Universidade de Coimbra, assim durante a “Tradicional Queima das Fitas”, a Associação Académica de Coimbra, volta a organizar a sua Tradicional Garraiada da Queima das Fitas.
Uma vez mais o palco será o Coliseu Figueirense – Praça de Toiros da Figueira da Foz, na próxima Quinta dia 7 de Maio a partir das 15 horas. Um cartel em Tributo à Mulher Estudante, onde actuarão as cavaleiras Amadoras Alda Maria, Cristina Marques e Verónica Cabaço, nas pegas irão estar três valentes grupos de forcados, Os Tremores de Terra (Açores), Escola Sup. Agrária (Coimbra) e Grupo de Forcados do Futuro (Coimbra), serão lidados 3 novilhos e 4 vacas de António dos Reis.
De referir que esta tradição na Universidade de Coimbra, remonta ao inicio do sec. passado, a organização disponibiliza um comboio especial de Coimbra para a Figueira e de regresso.

Empresas taurinas unem-se


As empresas do Campo Pequeno, Toirolindo, Terra Brava e Paulo Pessoa de Carvalho são empresas que já manifestaram o descontentamento de o município de Sintra se ter declarado anti-taurino. Por isso e segundo nos informou Inácio Ramos jr, proibirão a venda de queijadas de Sintra nos seus espectáculos.

A famosa queijada de Sintra é o ex-libris da terra presidida por Fernando Seabra. Esta é uma medida que a que se espera que muitas empresas adiram.

Mário Coelho na Mexicana



O antigo matador Mário Coelho vai ser homenageado pela Tertúlia Tauromáquica A Mexicana no decorrer de um dos seus habituais jantares que terá lugar no próximo dia 6 de Maio, Quarta-feira, no Salão de Festas da Pastelaria.

A apresentação do homenageado está a cargo do crítico Maurício Vale.

As inscrições podem ser feitas no Balcão da Pastelaria, em Lisboa, ou através dos telefones 218486117, 218485241 e telemóvel 966015058.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Festa Campera dia 9 de Maio em Vila Franca


O Tentadero do Cabo, receberá no próximo dia 9 de Maio, pelas 16 horas, uma festa campera levada a cabo pelo Clube Taurino Vilafranquense.

Nesta tarde lidar-se-ão dois novilhos/touros pelo matador de touros português António João Ferreira.

Nesta festa haverá ainda lanche convívio entre os aficionados e sócios do Clube Taurino Vilafranquense, em plena Leziria com o Tejo como fundo, numa tarde que contará com fados e guitarradas.

INÉDITO EM PORTUGAL – UMA REVISTA TAURINA COM 224 PÁGINAS



A Revista “Ruedo Ibérico”, dirigida por Pedro Pinto, acabou de lançar um número especial com 224 páginas, onde é recapitulada toda a temporada de 2008 e se faz uma antevisão de 2009.
Neste “Ruedo Ibérico Extra” faz-se uma retrospectiva do que foi a temporada de todos os cavaleiros, matadores de toiros, novilheiros e grupos de forcados, que actuaram durante a passada temporada e também toda a estatística e previsões!
Numa altura em que a festa de toiros está a sofrer tantos ataques, este é um número a não perder!Para além de poder adquirir a revista em mais de 350 locais, podem ser também efectuados pedidos pelo número 919434323 ou email ruedoiberico@gmail.com

Tauromaquia volta hoje à Campanário



A Tauromaquia está esta noite de volta à Rádio Campanário - Voz de Vila Viçosa, pela voz de Hugo Calado, que das 21 às 22 horas, irá dar conta de tudo o que se passa na festa brava nacional e não só.

Assim, no programa que hoje vai para o ar ás 21 horas, na frequência de 90.6 ou na internet em http://www.radiocampanario.com/, Hugo Calado irá dar conta de toda a actualidade taurina e fazer as crónicas das corridas do passado Fim-de-semana.

Este será mais um programa a não perder, que será antecedido por fados e flamencos, das 20 ás 21 horas.
Relembramos ainda, que o programa Tauromaquia, será repetido todas as quartas às 19 horas.

És aficionado? Todos a manifestação no Campo Pequeno dia 7 de Maio

ÉS AFICIONADO?
7 MAIO (CAMPO PEQUENO - 1ªManifestação "Encontro do Aficionado"
- PRESENÇA OBRIGATÓRIA -
Junto do Governo Civil de Lisboa, foram solicitadas manifestações de apoio à Festa dos Toiros junto da Praça de Toiros do Campo Pequeno.
Este "Encontro do Aficionado" será a forma actual mais dignificante de exprimirmos a nossa Aficion.
Convidamos todos os aficionados para, a partir das 19h00, começarem a juntar-se em frente à Praça de Toiros do Campo Pequeno, que pelas 20H00, terá o seu grande momento.
Em todas as datas de corridas do Campo Pequeno, vamos expressar desta forma a nossa aficion, neste "Encontro do Aficionado".
Se é dos Toiros e pelos Toiros apareça por lá.
===================================================
Se és pela Festa dos Toiros agora é que vamos ver. Passem mensagem juntos dos vossos amigos para marcarmos presença neste "Encontro do Aficionado"

Beja - 2 de maio


Bencatel - 2 de Maio


Chega de Carolice


A primeira vez que me senti obrigado a escrever um artigo sobre a defesa da Festa dos Toiros foi no ano de 1998 na revista do Diário de Noticias, numa época em que, tal como hoje, os ataques dos anti-taurinos estavam a ser frequentes.


Já lá vão 11 anos.


Na ultima quinta-feira houve mais um debate televisivo sobre este tema.

Correu-nos mal. Fomos mal defendidos.


Enquanto aficionado e amante desta Festa tenho muita pena que a mesma seja atacada da forma que é e tenho ainda mais pena que aqueles que têm responsabilidades não a defendam por ignorância e por inacção. No entanto como cidadão e futuro Pai o mais me preocupa é que à conta das Toiradas ganhem influência e importância um conjunto de extremistas urbano-depressivos mascarados de pseudo-intelectuais modernos e evoluídos.


É fundamental, já o disse várias vezes, que os cidadãos saibam que o que separa os aficionados dos auto-intitulados defensores dos animais não são 6 farpas no dorso de um toiro mas sim uma concepção do Mundo no qual para nós um animal é um animal e para eles um animal é uma pessoa.


Eu pretendo que os meus filhos cresçam num mundo, que é este que construímos há milhões de anos, no qual o Homem domina sobre os restantes animais e no qual esse domínio lhe dá o dever de os bem tratar e o direito de montar o cavalo que domou, de comer um bife do novilho que criou, de vestir a lã da ovelha que apascentou.
Não quero, e lutarei contra isso, que o Mundo no qual vivo e que vou deixar aos meus filhos seja influenciado por indivíduos desequilibrados que transferem para os animais sentimentos próprios das relações entre pessoas.


É bom que se saiba e que divulguemos que estes pseudo-defensores dos animais não só são contra as corridas de toiros como são contra toda e qualquer forma de tauromaquia, quer haja ou não sangue, como são contra o Circo com animais, como são contra as vedações que impedem os animais de invadir a propriedade alheia, como preconizam a libertação das galinhas, como são contra os cães de raça porque limitam o “amor livre” entre cães de várias raças, como são contra a caça, como são contra a alimentação omnívora, como entendem que beijar alguém que come carne é um nojo.


É fundamental que toda a gente saiba que o que esta gente pretende não é o fim das corridas mas sim uma inversão do Mundo que conhecemos para o transformar numa coisa que só a ficção cientifica ou os desenhos animados conseguem imaginar na qual o Homem não domina sobre os animais vivendo com eles em situação de inferioridade pois até da sua condição de omnívoro se deve abster.


A condição de anti-taurinos dá a esta gente um lugar de destaque fruto não só de uma opinião pública que infelizmente gosta pouco de pensar, como de uma comunicação social que está pejada de pseudo-intelectuais que também pensam pouco embora se arvorem em modernos e evoluídos.


Neste contexto o papel dos Defensores da Festa ganha uma importância que vai muito para além da defesa das Corridas de Toiros e da Tauromaquia pois o que está em causa é o nosso próprio conceito do que é e deve ser o Mundo.


Se há coisa na qual os auto-proclamados defensores dos animais nos ganham sempre é no profissionalismo com que defendem as suas ideias. São profissionais da mentira, são profissionais do exagero, são profissionais do terrorismo democrático e publicitário, são profissionais da organização de “grandes” manifestações com 30 pessoas… mas são Profissionais!
É com muita tristeza, preocupação e até indignação que vejo que o nosso lado é defendido com o mais puro dos amadorismos e com a maior displicência.


Enquanto cidadão português e aficionado acuso os profissionais da nossa Festa, Toureiros, Empresários e Ganadeiros, em especial os que são figuras, de nada fazerem para defenderem a Tauromaquia Portuguesa, o Toiro Bravo e os aficionados, com a dignidade e profissionalismo que estes merecem.


É uma vergonha para todos nós aficionados que as Associações representativas dos Toureiros, dos Empresários e dos Ganadeiros, que são profissionais e que enquanto tal têm a responsabilidade de se defenderem e nos defenderem, se limitem a um mero trabalho burocrático que não tem a menor importância quando comparado com a urgência da defesa e da promoção da Festa.


É uma vergonha para todos os profissionais mas em especial para os actores principais desta actividade (Moura, Irmãos Telles, Bastinhas, Salvador, Salgueiro, Vitor Ribeiro, Rui Fernandes, Ana Batista, etc., Palha, Grave, Passanha, Teixeira, Ortigão Costa, Pinto Barreiros, Coimbra, Infante, Ernesto de Castro, etc., Empresas do Campo Pequeno, Évora, Santarém, Moita, Montijo, Vila Franca, etc.) que achem que a defesa da Festa pode ser feita por meia dúzia de carolas, sem meios, sem força, sem estratégia, sem rigor, sem profissionalismo.


O João Ribeiro Telles, que participou no debate televisivo que ocorreu na quinta-feira passada não soube defender-se, defender a Festa, defender a nossa concepção do Mundo e não o soube fazer não porque não seja um homem inteligente e capaz (o João é Engenheiro, é conhecido por ser bom gestor, é um tipo com imensa sensibilidade e arte) mas não o soube fazer porque é preciso conhecimento, estratégia, rigor e profissionalismo para lidar com quem é profissional das ideias contrárias.


Espero que o João Ribeiro Telles, que é presidente do Sindicato dos Toureiros, tal como todos os outros intervenientes, toureiros, ganaderos e empresários, tenham vergonha da total inacção com que têm defendido a Festa e tenham percebido a urgência da existência de uma plataforma de defesa da festa.
Chega de carolice, é tempo de fazer a sério!

Alter do Chão - 21 de Maio


Montemor - 3 de Maio


Amieira 1 de Maio


Vila Franca de Xira - Domingo 3 de Maio




Cartaxo - 1 de Maio


Olhá queijada de....!!!


Agora é Sintra (liderada pelo mediático Fernando Seara) a não querer legitimar o direito a um espectáculo ancestral, livre, reconhecido, regulamentado e tributado por um estado de direito e democrático como é a Republica Portuguesa, aos seus munícipes e forasteiros, que visitem o concelho com objectivo de o presenciar. Pois ficou decidido em assembleia municipal, por votação não unânime, que o Concelho passaria a proibir espectáculos onde entrem animais, como Touradas e espectáculos de Circo...... Ou muito me engano ou ainda nestes dias ouvi dizer por tudo quanto era lado e festa de foguetório, animada por tudo o que é artista (este ano deu para todos, desde os desenferrujados até aos que já nem a traça conseguiu entrar com eles....), que se comemorava a passagem do estado a que atrás ME referi, a livre, democrático e com liberdade de expressão.Será que a legião de aficionados aí eleitores ficam contentes? O Concelho tem há muitos anos um Grupo de Forcados de Agualva-Cacém ( que não poderá voltar a pegar no seu concelho), realizaram-se corridas em S. J. das Lampas, Linhó e outros locais, tem toda uma história ligada ao mundo equestre e da Monarquia, inerentemente taurina, será que o nosso Rei ficará satisfeito.... Já agora...os cavalinhos que penam os sete penados acima e abaixo na localidade e redondezas, a puxar coches com "Camones" que deixam boas gorjetas e acham giro, com ferraduras em calçada polida e que dão um jeitaço para o postal e para mediatização, também vão ser "protegidos"? Uma pergunta aqui deixo para quem souber responder, porque sinceramente não sei... como dizem na minha terra, "Faz-me espécie"! UMA CÂMARA MUNICIPAL PODE PROIBIR UM ESPECTÁCULO TUTELADO E REGULAMENTADO POR LEI DE UM ESTADO DE DIREITO? OU SEJA, AS LEIS DIZEM QUE É LEGAL E CONFORME A CONSTITUIÇÃO. E UMA CÂMARA, SEJA QUAL FOR, DESAUTORIZA A LEI, INDEPENDENTEMENTE DE OS REQUISITOS PARA LICENCIAMENTO ESTAREM CUMPRIDOS. É? ENTÃO UMA FREGUESIA (das muitas que vão à festa dos toiros financiar-se, para suprir as necessidades que o orçamento não permite, pela organização de corridas em portáteis e administração de praças fixas), TAMBÉM PODE DESAUTORIZAR A "SUA" CÂMARA. CERTO? Então e se a partir de agora a rapaziada dos touros deixasse de comer e de autorizar a venda das célebres queijadas, nos espectáculos. Que culpa tem os fabricantes...Se a corrida não é boa para Sintra e para os Sintrenses, não deverá ter a imagem de um seu ex-libris associada ao espectáculo, Certo? Pois até por aqui Sintra estava ligada á festa em todo o País, todos conhecemos o pregão: OLHÁÁÁÁÁ....QUEIJADA DE SINTRA!!! ESPERO QUE A SEGUIR NÃO LHE ALTEREM A DENOMINAÇÃO PARA QUEIJADA DE SEITAN!!Ora façam lá favor, respeitosamente....... Um portugues!!!

Fernandes corta duas orelhas em Talayuela


A Praça de Touros de Talayuela (Cáceres) recebeu no passado Domingo uma corrida de rejoneo onde actuou o cavaleiro português Rui Fernandes, que cortou uma orelha em cada touro que lidou, touros que pertencia à ganadaria de Castillejo de Huebra.

Com Fernandes alternaram Andy Cartagena (orelha e duas orelhas) e Leonardo Hernandez (orelha e duas orelhas).

ARTE & EMOÇÃO - RTP 2‏ - Domingo 3 de Maio

SINOPSE DO PROGRAMA 2
DOMINGO – 3 DE MAIO 19 HORAS

No segundo Arte & Emoção desta época recordaremos a corrida que abriu a temporada em Portalegre e as boas prestações de A. Telles, J. Salgueiro e Moura Jr em Alcochete.
Vamos mostrar o sucesso que constituiu o Fórum Mundial da Cultura Taurina, promovido pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense e que teve lugar em Angra do Heroísmo.
Oportunidade para saber quem foram os triunfadores da época 2008 e de ver como decorreu a Gala dos Troféus Tauromaquia.
Quanto ao campo bravo, vamos visitar a Ganadaria S. Torcato.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Rui Bento agraciado pela Câmara de Alenquer, com a Medalha de Mérito


O Director de Actividades Taurinas do Campo Pequeno, e Matador de Toiros Rui Bento, foi agraciado dia 25 de Abril com a Medalha de Mérito (Grau Prata) do Município de Alenquer.A Medalha surge como reconhecimento da edilidade pela sua trajectóriaprofissional, desenvolvida em Portugal e em todo o Mundo Taurino, tanto noaspecto artístico, enquanto Matador de Toiros, como no referente ao campoempresarial, na gestão das carreiras de toureiros e na gestão de váriaspraças de toiros, designadamente do Campo Pequeno, a primeira praça do país.Para a atribuição da Medalha foi ainda levada em linha de conta a projecçãonacional e internacional que Rui Bento tem vindo a dar, ao longo de quasetrês décadas, ao concelho de Alenquer, de onde é natural (Preces, freguesiade Cadafais).Na cerimónia foram agraciadas dez personalidades e empresas do concelho, com as Medalhas de Grau Ouro e Prata da edilidade.

Tarde fria em Benavente


Foi uma ventosa e muito fria tarde de touros a que se viveu ontem em Benavente. Foi um festival em benefício do lar infantil CRIB, em que foram lidados novilhos das ganadarias Prudêncio, António Silva, Conde Cabral, Canas Vigouroux, Passanha, Vale Sorraia e Eng. Jorge Carvalho. Para a lide destas rezes estiveram em praça os cavaleiros Ana Batista, António Maria Brito Paes, Manuel Telles Bastos, Francisco Palha, Tomás Pinto, João Salgueiro da Costa e Sofia Almeida.
As pegas estiveram a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Benavente. Para a cara foram Daniel Seabra rendendo o inicial Francisco Foguete, Luís Lola, Francisco Correia, Carlos Travessa, o cabo António Vasco e o jovem Luís André. Apenas as pegas ao primeiro e quinto toiros da ordem não foram consumadas ao primeiro intento, pelo que o saldo de prestações do grupo foi muito positivo.

Abriu praça a Ana Batista numa exibição reveladora do estado de maturidade em que se encontra a cavaleira de Salvaterra. Deu volta ao oponente que nem sempre denunciava as suas investidas. Deixou bons ferros numa tarde de entrega.

António Maria Brito Paes esteve muito bem e voluntarioso em tarde de estreia de novas montadas. Bem nos compridos e nos curtos, numa actuação com bons momentos.

Manuel Telles Bastos viu a sua actuação condicionada pelo facto do novilho se ter lesionado já na arena. Apenas cravou a ferragem comprida.

A Francisco Palha coube a mais redonda exibição da tarde. Sentiu-se a disposição logo nos primeiros momentos da lide ao cravar o primeiro de três compridos em sorte de gaiola. Os curtos foram cravados ao estribo e de alto a baixo como é seu apanágio.

Tomás Pinto foi autor de uma actuação com bons momentos mas morna por falta de transmissão do novilho que lhe coube em sorte.

João Salgueiro da Costa protagonizou uma lide de altos e baixos. Os baixos momentos não por sua culpa, mas muito por responsabilidade do novilho que se adiantava na viagem. Foi tocado nalgumas reuniões, mas acabou a sua prestação em plano ascendente.

Sofia Almeida esteve algo desacertada na hora das reuniões pelo excesso de velocidade que levava nas viagens. No entanto divertiu o público.

O espectáculo contou com perto de meia casa de assistência e foi dirigido pelo Sr. Francisco Farinha

Michelito en el abono de Lisboa (Campo Pequeño)











Jueves - día 18 de Junio - 10 de la noche

Apresentacion del niño torero prodigio a la afición portuguesa