quinta-feira, 30 de abril de 2009

Corrida de solidariedade domingo em Vila Franca


A centenária praça de toiros Palha Blanco em Vila Franca volta no próximo domingo, dia 3 de Maio pelas 17 horas, a abrir as suas portas, agora para receber uma corrida de toiros à portuguesa integrada na Festa de Campo, da Lezíria e do Cavalo, e que terá como um dos grandes objectivos a solidariedade das gentes da festa para com uma instituição que muito tem feito não só pelas crianças da freguesia de Vila Franca de Xira mas também pelas de todo o país através do seu Centro de Acolhimento Temporário.

A primeira grande corrida ABEI – Associação de Bem Estar Infantil da Freguesia de Vila Franca de Xira, é um dos fortes condimentos deste espectáculo. A ABEI é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como instituição particular de solidariedade social virada para o apoio infantil. Constituída a 13 de Maio de 1975, a acção da Associação apoia-se nos contributos das famílias, em protocolos celebrados com o ministério do trabalho e da Solidariedade Social e da Educação e em parcerias com a edilidade local e outros órgãos governamentais.

Os cavaleiros Rui Salvador – na comemoração do 25º aniversário de alternativa –, Ana Batista e Duarte Pinto compõem a terna, estando as pegas a cargo dos forcados amadores de Évora e Vila Franca, que se enfrentam a seis imponentes toiros Pégoras. Será pois o reencontro dos forcados amadores de Vila Franca com os duríssimos toiros de Pégoras após a empolgante pega concretizada por Márcio Francisco em Outubro do passado ano no Campo Pequeno, numa corrida que teve honras de transmissão televisiva.

A tarde ficará igualmente marcada pela alternativa de dois jovens bandarilheiros, que à maneira antiga farão a sua prova para a passagem à categoria superior. Paulo Sérgio e Marco Batista tal como manda a tradição, irão receber e bandarilhar um toiro de Pégoras, neste dia de enorme importância para ambos.

Estão pois lançados os dados para uma grande corrida de toiros, onde a emoção e a verdade da festa estarão de mãos dadas, num espectáculo onde o mundo dos toiros uma vez mais se solidariza com uma instituição de apoio a crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário