terça-feira, 30 de junho de 2009

Triunfo de Bastinhas Jr. em noite dura para os Amadores de Évora




Bom ambiente no inicio da Tradicional Corrida de S. Pedro com as bancadas praticamente preenchidas na sua totalidade.Aguardava-se com muita expectativa o confronto de gerações do toureio a cavalo e quem ficou a ganhar foram os mais novos, graças ao lote de toiros que lhes calhou em sorte.Perfilavam-se na arena os antigos e os actuais membros dos Amadores de Évora, que tiveram que se aplicar a sério frente a seis imponentes Murteira Grave.

Inicio da corrida com Joaquim Bastinhas diante de um toiro de 530kg de córnea muito levantada. Colocou dois ferros compridos regulares com o toiro a não carregar a sorte e a dar logo sinais de mansidão. Nos curtos iniciou com dois bons ferros mas com a toiro a vir a menos sem carregar no momento da sorte, valeu a entrega e a alegria típica de Bastinhas para a lide ter algum brilho. Terminou com o habitual par de bandarilhas.

O segundo da ordem coube a António Ribeiro Telles de 540kg. Começou bem na série dos compridos com ferros bem colocados. Mudou para a ferragem curta após trocar de cavalo com um toiro que cortava os caminhos à montada andando sempre nos terrenos médios da arena, o cavaleiro da Torrinha soube dar-lhe a volta provocando a sua investida e colocando bons ferros. No último ferro a pedido do público, a montada foi colhida com violência mas que felizmente não passou de um valente susto.

Rui Salvador foi o terceiro cavaleiro em praça e em ano de comemoração dos 25 anos de Alternativa não tem sido muito feliz, tendo no passado fim-de-semana sofrido uma violenta colhida em Alcácer. Iniciou a lide com três bons ferros compridos a um Grave de 535kg que mostrava algumas qualidades, face aos dois primeiros. Nos curtos cravou as sortes de frente entrando na cara do toiro e a rematar os ferros com uma bonita brega levando o toiro na garupa do cavalo. Encerrou a actuação com um bom ferro curto a pedido do público.

Após um curto intervalo iniciou a função o cavaleiro Bastinhas Jr. e foi o grande triunfador da noite, também devido ao melhor toiro da corrida lhe ter calhado em sorte. Iniciou a actuação a receber bem o oponente na garupa do cavalo e depois colocou dois bons ferros compridos à tira. Trocou de montada para os curtos e aqui foi o êxito total. Com muita preocupação em preparar bem as sortes e muito bem rematadas. Com o cavalo a entrar na cara do toiro no momento da cravagem das bandarilhas. Terminou a lide com um ferro de palmo notável.

Tiago Carreiras regressava uma vez mais a Évora, mas desta feita com a estrela da sua quadra, o Quirino já recuperado da lesão da temporada anterior. Recebeu bem o toiro e colocou dois bons compridos. Para os curtos sacou o Quirino e teve uma lide de boa nota com os ferros a serem bem preparados com o cavalo a ladear na cara do toiro e também muito bem rematados após o momento da colocação dos ferros. Alcançou um bom triunfo este jovem cavaleiro.

João Salgueiro da Costa vinha de uma boa actuação em Alcácer onde sofreu uma valente colhida. Iniciou a lide com dois bons compridos. Trocou de cavalo para os curtos e também executou uma lide de boa nota com destaque para o segundo ferro com o toiro a descair para tábua, Salgueiro da Costa não excitou em arriscar e a colocar ferros em terrenos de compromisso. Trocou de montada para a colocação de mais um ferro mas o efeito não foi o esperado porque permitiu um toque com alguma violência no cavalo.

Quando aos Amadores de Évora não tiveram uma noite fácil mas souberam dar a volta por cima dos Murteira Grave.Pegaram à segunda o cabo Bernardo Patinhas e Gonçalo Mira, que saiu lesionado e ao que podemos apurar terá fracturado a tíbia da perna esquerda. António Alfacinha com uma boa pega à primeira, Francisco Garcia à segunda, Nuno Lobo só à quarta notando-se falta de ajudas após o momento da reunião e para terminar em grande uma boa cernelha com a dupla Gonçalo Mira (Gravatinhas) e Manuel Brito Paes.Quanto ao curro de toiros enviados da Herdade da Galeana, estava todos bem apresentados tendo os três primeiros acusado alguma mansidão, já os três últimos mostraram boas qualidades de lide com destaque para o terceiro.

Mestre David recebe 5ª feira o Galardão Prestígio 2008, no Campo Pequeno


Mestre David Ribeiro Telles, uma das maiores glórias do toureio a cavalo, recebe esta quinta-feira, no Campo Pequeno, o “Galardão Prestígio 2008”, que lhe foi outorgado pela empresa da monumental de Lisboa, como reconhecimento pela sua carreira ímpar, de mais de meio século.A cerimónia de entrega terá lugar no início da corrida em cujo cartel figuram o cavaleiro António Ribeiro Telles, o matador espanhol José António Morante de la Puebla e os forcados amadores de Santarém, capitaneados por Diogo Sepúlveda, sendo lidados seis precisos toiros de Ortigão Costa. Esta corrida será um marco da temporada 2008 no Campo Pequeno. Do seu cartel fazem parte o cavaleiro que representa a máxima expressão da escola portuguesa do toureio a cavalo, a “Arte de Marialva” em mano-a-mano com o matador triunfador da “Isidrada”, que transporta para a arena toda a magia da “Arte de Montes”. Por seu turno, o Grupo de Forcados Amadores de Santarém, fundado em 1915, é o grupo mais antigo do panorama tauromáquico, sendo detentor de um incomparável património artístico, construído ao longo de quase um século de actividade ininterrupta. Quanto à ganadaria de Ortiga Costa, que tem a sua antiguidade referida a 6 de Junho de 1971, data em que lidou pela primeira vez em Santarém, tem os seus créditos firmados tanto em Portugal como em Espanha e França, onde tem recebido vários prémios de bravura e apresentação.

Tauromaquia completa um ano na Campanário



A Tauromaquia está esta noite de volta à Rádio Campanário - Voz de Vila Viçosa, pela voz de Hugo Calado, que das 21 às 22 horas, irá dar conta de tudo o que se passa na festa brava nacional e não só.

Assim, no programa que hoje vai para o ar ás 21 horas, na frequência de 90.6 ou na internet em http://www.radiocampanario.com/ , Hugo Calado comemorar o primeiro aniversário do programa, irá dar conta de toda a actualidade taurina e fazer as crónicas das corridas do passado Fim-de-semana, o programa contará ainda com a colaboração de Marco Gomes na rubrica baú do Aficionado e irá ainda oferecer bilhetes para uma corrida de touros.

No entanto para comemorar o primeiro aniversário Hugo Calado irá dar voz ao aficionado, por isso pode deixar a sua mensagem ao programa tauromaquia através do mail radio.campanario@sapo.pt ou então à hora do programa ligue o 268980222.

Este será mais um programa a não perder, que será antecedido por fados e flamencos, das 20 ás 21 horas.

Relembramos ainda, que o programa Tauromaquia, será repetido todas as quartas às 19 horas.

Corrida Toureio.com já tem cartaz



Tal como já aqui noticiamos a segunda edição da Corrida Toureio.com terá lugar no dia 9 de Agosto na Praça de Touros "José Varela Crujo" em Beja, numa parceria com a empresa Glicério Quintano Paulo/Ant.º F.C. de Sousa empresa gestora daquele taurodromo alentejana.

Quanto ao cartel para esta corrida está praticamente definido, numa noite em que se irá comemorar o 100º aniversário daquela praça e onde se irá ainda inaugurar uma capela.

Assim, em praça estarão os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Tito Semedo, Marco José, Filipe Gonçalves e ainda António Brito Paes, que irão lidar seis imponentes touros de António Silva.

As pegas estarão a cargo dos Amadores de São Manços, Cuba e Beja.

As Festas do Colete Encarnado em Vila Franca


Juventude triunfou em noite dura para os Amadores de Évora


Na tradicional Corrida de S. Pedro na Arena d´Évora os triunfadores da noite foram os cavaleiros mais jovens perante um curro de Graves bem apresentados mas a não serem tarefa fácil para os cavaleiros.Os Amadores de Évora sentiram na pele a imponência dos toiros Murteira Grave.Brevemente não perca a crónica e a reportagem fotográfica desta corrida.

4º Encontro do Aficionado!

Dia 2 de Julho quem for ao Campo Pequeno tem de ir ao 4º Encontro do Aficionado. A moda pegou! Este “Encontro do Aficionado” será a forma de começarmos a viver a corrida.
Convidamos todos os aficionados para, a partir das 20H15, começarem a juntar-se no lado esquerdo para quem está de frente para a porta principal da praça de toiros do Campo Pequeno, pois durante cerca de 45 minutos vamos assistir a um espectáculo. Apareça por lá, vai ver que não se vai arrepender!
O "Encontro do Aficionado" conta com a colaboração da:
AMVAT (Associação de Médicos Veterinários de Actividade Taurinas)
ANGF (Associação Nacional de Grupos de Forcados)
APCTL (Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide)
APET (Associação Portuguesa de Empresários Taurinos)
SNTP (Sindicato Nacional de Toureiros Portugueses)

Paco e Chamaco triunfam em Espanha



Realizou-se no passado Sábado, na localidade espanhola de Linares de La Sierra, uma novilhada onde actuaram os portugueses Paco Velasquez, estes que saíram triunfadores deste festejo.

Assim, nesta tarde lidaram-se seis novilhos de Pedro Fernandez, que permitiram a Paco Velasquez, duas orelhas, Martin Liñan, duas orelhas e rabo, Ferrater Beca, orelha, Alvaro Gil, orelha, Manuel Rodriguez, duas orelhas e rabo e Filipe Chamaco, duas orelhas.

Sábado - 11 de Julho - Corrida de Toiros Em Santo Antonio das Areias


A Casa do Povo de Santo António das Areias vai organizar uma Corrida
de Toiros Mista de Beneficência, no próximo dia 11 de Julho, sábado.Esta reverte a favor da construção do Lar de Idosos de Santo Antóniodas Areias.O evento terá lugar na Praça de Toiros de Santo António das Areias,
pelas 22 horas.
Estão em Praça os cavaleiros Francisco Cortes , Isabel Ramos e o matador José Luis Gonçalves.
Serão lidados 6 Toiros da ganadaria Herdeiros Conde Cabral.
Os 2 grupos de forcados são de Portalegre e de Monforte.
A corrida é abrilhantada pela Banda Euterpe, de Portalegre.
Há bilhetes a partir de 18 Eur.
Os bilhetes já estão à venda na secretaria da Casa do Povo de SantoAntónio das Areias que pode ser contactada através do
telefone: 245 992 157

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Corrida de Toiros em Porto de Mós


No próximo dia 3 de Julho, pelas 22h haverá uma corrida de torios na localidade de Porto de Mós.

O cartel será composto por:
Toiros Dias Coutinho para os cavaleiros Batista Duarte, José Manuel Duarte, Gilberto Filipe, Marcos Tenório e ainda o praticante Marcelo Mendes. Pegam os Amadores do Aposento da Chamusca e Aposento de Tomar.

Torres Vedras, 27 de Junho


Agradável Corrida em Torres Vedras

Decorreu em Torres Vedras a já tradicional Corrida de Toiros, por ocasião das Festas de S. Pedro. A casa esteve cheia e, nem a chuva que caiu durante parte do espectáculo fez com que o público arredasse pé!

No intervalo da corrida todos os intervenientes foram chamados à arena para lhes serem distribuídas lembranças. Foram ainda homenageados os cabos dos Grupos de Vila Franca e Lisboa, Vasco Dotti e José Luís Gomes, respectivamente, por ser a última temporada em que exercem a sua função no comando dos respectivos Grupos de Forcados. Ocasião também para prestar homenagem a Ricardo Chibanga.
Rui Fernandes, cavaleiro mais antigo de alternativa anunciado no cartel, deparou-se com um manso perigoso como primeiro da ordem. O toiro refugiou-se em tábuas e só investia com o intuito de colher a montada. Deixa-lhe 3 compridos e cumpre nos curtos com sortes a sesgo, de muito mérito para o cavaleiro pelo seu esforço em não virar costas a um toiro sem lide possível.
Já no segundo do seu lote, Rui Fernandes teve das melhores actuações da noite, levantando as bancadas da desmontável de Torres Vedras. Recebe o seu oponente na porta dos curros levando-o durante algumas voltas colado na garupa do cavalo cravando de seguida dois ferros compridos. Nos curtos prima pela brega ladeada aproveitando as características do toiro. Os últimos dois curtos são cravados com quiebros bem acentuados na cara do toiro e termina a sua actuação com um par de bandarilhas, escutando a mais sonante das ovações da noite.
António Maria Brito Paes tem uma boa actuação frente ao segundo da ordem que, não sendo bravo, colaborou sem complicar em demasia. Crava-lhe dois compridos com destaque para o segundo pelo cite de largo e, nos curtos, citando correctamente de frente deixa quatro ferros entre extraordinária brega e desenhando bem os quarteios.
Recebe o quinto toiro da corrida com uma bonita sorte de gaiola, mostrando muita garra e decisão. Deixa ainda mais um comprido e um ferro curto, mas, o toiro lesionado de uma das mãos, é mandado recolher, dando a lide por terminada. Todos sabemos que, tal como diz o regulamento, a partir do momento em que é colocado um ferro, o toiro é considerado lidado, não havendo lugar à lide do sobrero. Mas, tendo em conta que é o único espectáculo realizado em Torres Vedras poderiam ter aberto uma excepção. A decisão de não permitirem que Brito Paes lidasse no final o toiro sobrero foi muito vaiada pelo público que se sentiu defraudado.
Completava a terna João Telles Jr que, ao seu estilo andou regular em ambos do seu lote.
Ao primeiro, um toiro com pouco trapio para a idade que tinha, deixa três compridos para depois cravar os curtos citando de largo mas com pouca justeza nas reuniões. Anda bem na brega e nos remates das sortes.
No que encerrou a corrida, Telles Jr. crava também três compridos regulares e com bons pormenores de brega deixa-lhe a ferragem curta. Crava ainda o habitual violino seguido de um palmo à meia volta e termina a sua actuação com um par de bandarilhas. A lide que poderia ter funcionado muito melhor, foi desluzida pela fraca acometida do toiro.
Pelos rapazes das jaquetas das ramagens abriu praça o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa que só pegaram dois toiros, visto o terceiro do seu lote ter sido recolhido por estar lesionado. Foram caras Pedro Gil e João Luz que concretizam à primeira e segunda tentativas, respectivamente.
Pelos de Vila Franca de Xira, que aproveitaram a ocasião para rodar alguns elementos mais jovens, foram caras Rui Godinho à segunda, Ivo Carvalho à terceira e Pedro Henriques à primeira tentativa.

Empresário de Las Vegas dá conferência 5ª feira no Campo Pequeno




Pedro Haces, o empresário mexicano que a partir de Setembro e até Dezembro vai pela primeira vez organizar várias corridas de toiros em Las Vegas (Estados Unidos da América), chega esta semana a Lisboa para na próxima quinta-feira (dia do "mano-a-mano" Telles/Morante) dar a conhecer todo este seu ambicioso projecto numa conferência de imprensa marcada para o final da tarde no novo restaurante de Luis Suspiro na praça do Campo Pequeno, "Portucalidade".
Pedro Haces, da empresa "Don Bull", apresentará os cartéis das corridas em Las Vegas, para onde contratou as maiores figuras do toureio mundial, como Ortega Cano, Enrique Ponce, Morante de la Puebla, El Juli, El Fandi, Rivera Ordoñez e outros.
Quatro portugueses integrarão os elencos destas primeiras corridas de toiros na capital do jogo e do entretenimento: os cavaleiros Rui Fernandes e Filipe Gonçalves e os matadores de toiros José Luis Gonçalves e Pedrito de Portugal.
Foto D.R.

"El Juli" é capa da revista "6 Toros 6"


"El Juli" - uma figura exemplar, é a capa da edição desta semana da revista espanhola "6 Toros 6" que amanhã chega às bancas em Portugal.
Reportagens das feiras de Alicante, León, Soria, Burgos, Segóvia, Algeciras e Badajoz; o indulto de Ponce ao toiro "Comendador"; os preparativos para a encerrona de José Tomás em Barcelona no próximo dia 5 de Julho; a ganadaria de Alcurrucén e entrevistas com o empresário Víctor Zabala e o novilheiro Juan del Álamo (que actuou recentemente no Campo Pequeno) são outros temas em destaque na "6 Toros 6" desta semana.

Esta sexta: toiros no Alandroal


Luis Rouxinol, Rui Fernandes e a "Princesa" Isabel Ramos compõem o atractivo cartel da corrida que na próxima sexta-feira, 3 de Julho, se realiza no Alandroal, integrada na ExpoGuadiana e organizada pelo aficionado presidente da Câmara local João Nabais.
É a primeira vez que Isabel Ramos actua no Alandroal, localidade próxima da sua herdade (Arengozinha), pela que o acontecimento é aguardado com enorme expectativa.
Lidam-se seis toiros da ganadaria Brito Paes e pegam três grupos de forcados: Amadores da Moita, de Monsaraz e do Aposento do Alandroal.

Empresário "Nené" agredido em Almeirim


O empresário António Manuel Cardoso "Nené" foi agredido a murro pelo ex-forcado António Graça no escritório da praça de toiros de Almeirim, ao intervalo da corrida dos Páraquedistas ali realizada na noite de sábado passado.
António Graça era um dos promotores da corrida desta tropa de elite e ter-se-à travado de razões com o empresário na hora de fazer contas (que ficaram adiadas para hoje, segunda-feira). A agressão aconteceu na presença de um inspector das Finanças e de outro da IGAC, que se encontravam também no escritório da praça de Almeirim a inspeccionar documentação da empresa "Toiros & Tauromaquia".
Foto D.R.

Hoje em Évora: seis Graves na corrida de S. Pedro




Seis imponentes toiros da prestigiada ganadaria Murteira Grave serão esta noite lidados na Arena D'Évora na tradicional corrida das festas de São Pedro, que terá o seu início às 21h30.
O cartel está formado pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Telles, Rui Salvador, Marcos Bastinhas e os praticantes Tiago Carreiras e Salgueiro da Costa.
Pegam os seis Graves os Forcados Amadores de Évora, antigos e actuais, sob o comando de Bernardo Patinhas (na foto), filho do cabo fundador do grupo, João Nunes Patinhas.
Foto João Dinis

Imponentes toiros de Murteira Grave na corrida desta noite em Évora




Eis dois dos imponentes toiros da prestigiada ganadaria de Murteira Grave que logo à noite, a partir das 21h30, serão lidados na tradicional corrida das festas de São Pedro na Arena D'Évora, rodeada de enorme expectativa e ambiente - uma organização da empresa "Terra Brava" de Carlos Pegado.
Os seis toiros de Murteira Grave (ganadaria triunfadora no seu regresso ao Campo Pequeno e também vencedora do 50º concurso de ganadarias em Évora) serão pegados pelos Forcados Amadores de Évora, que vão hoje fardar antigos e actuais elementos para esta muito aguardada actuação a solo.
O cartel é formado pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Telles, Rui Salvador, Bastinhas Jr. e os praticantes Tiago Carreiras e João Salgueiro da Costa.
Fotos site www.terrabrava.com.pt

Azeitão voltará a receber a Festa Brava


A localidade de Vila Nogueira de Azeitão receberá no próximo Domingo dia 12 de Julho uma Corida à Portuguesa, numa organização da responsabilidade da Comissão de Festas da Arrábida e Azeitão.Por ocasião das Festas da Arrábida e Azeitão, pelas 18 horas estarão em praça os cavaleiros Luís Rouxinol, António Brito Paes e a cavaleira praticante Isabel Ramos para lidarem um curro de toiros com ferro Santa Maria. Para as pegas, estão contratados os grupos de forcados Amadores de Alcochete e Aposento da Moita capitaneados por Vasco Pinto e Tiago Ribeiro.Uma tarde que promete ser de casa cheia onde a organização disponibiliza entradas a partir de 10 euros.

Nem a chuva arrefeceu o festival do Cano



Mais uma vez está de parabéns a Tertúlia tauromáquica de Nossa Senhora do Carmo de Sousel, por ter levado a efeito mais um festival no dia 28, que desta vez face às condições meteorológicas poderia ter optado pela posição mais confortável que era de suspender ou anular o espectáculo. Muitas empresas com pergaminhos no nosso panorama taurino certamente o teriam feito, em troca dum chorudo seguro, ou não arriscariam uma bilheteira que poderia ser catastrófica. Pela afficion e seriedade que esta Tertúlia tem demonstrado, aguentou o Festival até ao seu inicio, e nem mesmo a forte chuva que caiu às 17.30h fez desanimar a organização e os actuantes.

Foram lidados novilhos pertencente à ganadaria de Francisco Luís Caldeira, escassos de apresentação mas a cumprirem muito acima da média na forma como investiram para as montadas do ginetes, daí ser justo a chamada do representante da ganadaria no quarto novilho da tarde.

Quanto aos cavaleiros Marco José abriu função conseguindo uma boa lide no timbre daquelas que tem habituado os espectadores que acompanham a sua carreira. Praticou uma lide séria com destaque nas duas farpas e nos três curtos em sortes frontais para terminar com o já célebre Girassol a cravagem de dois ferros em sorte de violino que face às condições climatéricas foram um tónico para aquecer o público nas bancadas. A deixar antever que mais uma vez o cavaleiro de Caldas da Rainha se encontra preparado para uma temporada em que poderá partilhar cartel com qualquer outro colega, e lidar qualquer tipo de toiro. Assim, boas são as perspectivas para Moura e S. Marcos .

Marcelo Mendes voltou a protagonizar uma lide agradável, pautando-se pela serenidade e tentar fazer de cada actuação uma lide perfeita. Esteve correcto na ferragem curta e no ferro de palmo que cravou. Terminou a sua actuação com um vistoso par de bandarilhas.

A cavaleira Alda Maria que prestou prova para cavaleira praticante, acusou um pouco a responsabilidade desta tarde, no entanto não deslustrou a sua actuação salientando-se pela positiva o terceiro e quarto ferro curto. Está pois de parabéns a nova cavaleira praticante.

O jovem Mateus Prieto teve uma actuação de menos a mais. Se nos compridos não foi feita história, já na ferragem curta conseguiu animar o público com um toureio fácil, necessitando apenas de diminuir um pouco a velocidade das suas montadas. Foi uma actuação conseguida e o público retribuiu-lhe com uma forte ovação na volta à arena.

Encerrou o Festival o cavaleiro amador Manuel Comba que cravou três farpas e quatro curtos, gozando de grande popularidade nas bancadas, certamente por ser oriundo destas bandas. Foi uma lide em que cavaleiro e público bastante se divertiram, mas o toureio praticado a merecer alguns reparos.

Estiveram presentes os Forcados Amadores do Montijo e Aposento do Alandroal que aproveitaram para rodar jovens valores. Pelos primeiros foram caras Rui Gomes (à terceira tentativa porque nas duas anteriores tecnicamente não esteve correcto), Hélio Lopes também pegou à terceira tentativa pelas razões idênticas do seu colega e Fábio Siquinique à primeira tentativa com raça e determinação. Pelo grupo do Alandroal, Alexandre Lopes e Mário Pinto à primeira tentativa.

Dirigiu o espectáculo com a competência que lhe é característica, o delegado do IGAC, Sr. José Tinoca, assessorado pelo Dr. José Guerra.

Agostinho Silva toma alternativa em Vila Franca


O cavaleiro Agostinho Silva (toureiro "romântico" na casa dos 50 anos) tomará a alternativa na praça de Vila Franca no próximo dia 25, numa corrida em que enfrentará dois toiros de Murteira Grave em cartel de três cavaleiros.
Luis Rouxinol pode ser o padrinho de doutoramento, mas a restante composição do cartel não está ainda confirmada. Sabemos que o empresário Ricardo Levesinho está também em conversações com os apoderados de Rui Fernandes com o objectivo de o contratar para esta corrida onde Agostinho Silva cumprirá o sonho de se tornar cavaleiro de alternativa.
Já no próximo fim-de-semana, a praça "Palha Blanco" vive a sua festa maior com a corrida do Colete Encarnado no dia 5 (António Telles e João Telles Jr., Forcados de Vila Franca, Sánchez Vara e João Augusto Moura e toiros de Falé Filipe) e a tradicional garraiada da sardinha assada (na madrugada de domingo).
Foto D.R.

Algeciras, ontem: orelhas para Moura Jr. e Telles Jr.




Agradável corrida de rejoneio ontem, domingo, na Feira de Algeciras, com o seguinte resultado: João Moura, ovação; António Domecq, orelha; Álvaro Montes, orelha: Curro Bedoya, orelha; João Moura Jr., orelha; João Telles Jr., orelha.
Também em Espanha, no passado sábado, na praça de Siete Iglésias (Valladolid), o cavaleiro português Paulo Jorge Santos obteve importante triunfo, cortando quatro orelhas na corrida em que lidou dois toiros de Hermanos Camiñero e actuou "mano-a-mano" com o diestro Raúl Alonso (duas orelhas e ovação).
Fotos D.R.

Pablo Hermoso: duas orelhas ontem em Leon




Pablo Hermoso de Mendoza cortou duas orelhas na corrida de rejoneio que ontem, dia 28, se realizou em Leon (Espanha), saindo em ombros com Sérgio Galán (quatro orelhas) numa tarde em que Bohórquez foi ovacionado no primeiro toiro e cortou uma orelha ao segundo.
Pablo Hermoso cortou as duas orelhas ao seu primeiro e foi ovacionado no segundo. Praça cheia e toiros de Castilblanco.
Entretanto, Pablo comemorará os seus 20 anos de alternativa numa corrida na praça de Tafalla (Navarra) no próximo dia 16 de Agosto, em que se lidarão toiros da ganadaria portuguesa de Rosa Rodrigues e em que terá por companheiros de cartel João Moura (pai) e Roberto Armendáriz.
Fotos www.pablohermoso.net/"Farpas"

"Aplaudir" anuncia regresso do "furacão" Ventura ao Montijo


A empresa "Aplaudir" anunciou hoje o cartel oficial da corrida do próximo dia 31 no Montijo, onde regressa o "furacão" Ventura e toma a alternativa o promissor Francisco Palha, apadrinhado por António Telles.
Lidam-se seis toiros de Passanha e pegam os Amadores de Santarém e de Alcochete.

Telles Jr. o mais destacado do portugueses em Algeciras


Na cidade espanhola de Algeciras realizou-se hoje uma corrida de rejoneio a encerrar a feira taurina onde actuaram os portugueses João Moura, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles Jr, ao lado dos rejoneadores espanhóis Antonio Domecq, Alvaro Montes e Curro Bedoya na lide de toiros da ganadaria Flores Tassara.
Do resultado das actuações dos portugueses, Telles Jr. foi quem mais se destacou ao ser premiado com uma orelha com forte petição da segunda. Moura Jr. também obteve um troféu e por sua vez o Maestro João Moura foi silenciado no final da sua lide.
(Foto: Nuno Monteiro, Arquivo)

Corrida dos Pára-quedistas em Almeirim


- Praça de toiros de Almeirim

- Data: 27 de Junho de 2009, pelas 21.30 horas

- Empresa: Toiros & Tauromaquia, Lda.

- Ganadaria: Conde de Murça

- Cavaleiros: António Ribeiro Telles e João Salgueiro

- Cavaleiro Praticante: Francisco Palha

- Grupos de Forcados Amadores: do Aposento da Moita e do Aposento de Tomar, capitaneados por Tiago Ribeiro e Paulo Josué, respectivamente

- Assistência: ½ casa

- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. Agostinho Borges, assessorado pelo médico veterinário Dr. João Maria Nobre.
Também os pára-quedistas são portugueses e são aficionados…poderia ser este o lema desta corrida. Com efeito, foi agradável de ver muitos “boinas verdes” nas bancadas da praça, ainda que com algum cimento à vista. O cartel, esse estava bem composto, com duas primeiríssimas figuras em competição com um cavaleiro praticante a pouco mais de um mês da alternativa. À mistura, no intervalo da corrida, um espectáculo de fados, que cortou algum ritmo à corrida.
A ordem de lide foi alterada, saindo em primeiro e terceiro os exemplares destinados a João Salgueiro, em segundo e quinto a António Telles e em quarto e sexto os que se destinavam às lides de Francisco Palha. Muito do público presente se interrogou sobre o(s) motivo(s) desta alteração…
Os toiros, da vizinha ganadaria do Conde de Murça, com quatro anos de idade e pesos entre os 520 e os 580 Kg, de excelente apresentação e trapio, de um modo geral cumpriram, sendo que revelaram alguma falta de força (também muito por culpa do piso da arena), com o que saiu em segundo lugar a denotar problemas físicos ao nível dos quartos traseiros.
João Salgueiro, que actuava perante o público da sua terra, passou pela arena de Almeirim muito à pressa. Utilizou apenas duas montadas para as duas lides e construiu-as de forma idêntica, alternando ferros de boa nota com outros bem menos conseguidos. Na primeira lide, saiu a deixar dois bons ferros compridos, para, nos curtos, começar com um ferro a sesgo, a dar a ideia de querer fazer depressa, sem tempo para mexer muito no toiro. Cravou mais quatro ferros, com destaque para o último, pela justeza da reunião. No seu segundo toiro deixou três compridos correctos e cinco curtos sem grande destaque, sendo que o ferro com que encerrou praça foi deixado bem para lá da garupa do cavalo. Nota negativa para o recurso sistemático às duas mãos na condução das montadas.
António Ribeiro Telles, na senda do que tem sido esta primeira parte da sua temporada, veio mostrar toda a sua classe e elegância na forma de lidar toiros, levando-os na garupa do cavalo, escolhendo os melhores terrenos e cravando de frente e de alto a baixo, de acordo com as regras do toureio a cavalo à portuguesa. Nesta noite nem sempre as coisas lhe saíram bem, mas a sua actuação pautou-se bem pela positiva. No seu primeiro toiro – 2º da noite – cravou dois compridos, com destaque para o segundo e, nos curtos, destacaram-se os terceiro e quarto, este um grande ferro em todos os seus momentos. No seu segundo – 4º da ordem – saiu a mostrar como se cravam bons ferros compridos: de praça a praça, dando primazia na investida ao toiro, de alto a baixo, em tiras muito bem desenhadas. Nos curtos, não começou da melhor forma, com o seu antagonista a procurar terrenos de tábuas e o cavaleiro a não o entender da melhor forma. Sofreu toques na montada nos dois primeiros ferros e, nos dois últimos, com uma preparação primorosa, deixou dois magníficos ferros, terminando a sua actuação em grande plano.
Francisco Palha, veio a esta corrida mostrar que está preparado para a sua alternativa. Duas boas lides, repletas de emoção, que em nada ficaram atrás das que conseguiram os seus alternantes, duas das máximas figuras do toureio nacional. Iniciou a sua actuação com dois bons compridos, de praça a praça, procurando dar vantagens ao toiro e em reuniões ajustadas. Para os curtos continuou no mesmo tom, tendo deixado um grande ferro (o segundo) e sofrendo um violento toque na colocação do terceiro. Os outros três foram de boa nota, com o último a ser colocado em terrenos de dentro, bem apertados. No que encerrou a corrida, embora de colocação menos homogénea, deixou dois compridos de muito boa nota e, nos curtos, com execução precedida de batida ao piton contrário, destacaram-se os segundo, terceiro e quarto ferros, plenos de emoção na reunião, pela eminência da colhida.
O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, iniciou a noite por intermédio de Hugo Inácio, que, apesar na arrancada pronta do toiro, ainda conseguiu mandar e reunir de forma correcta para uma boa pega, bem ajudada pelo grupo, a mostrar coesão. Para o terceiro da noite foi escolhido Fernando Parente, um veterano do grupo que citou a dar vantagens, com todo o grupo bem encostado em tábuas, mandou no toiro e efectuou uma muito boa pega. Diogo Gomes saiu para pegar o quinto da corrida, um toiro reservado de investida e com alguma dificuldade em sair de tábuas, o que obrigou o forcado a desfazer por duas vezes. Fora de tábuas e a toque do bandarilheiro, o toiro arrancou para o forcado que reuniu bem, conseguindo, também ele, uma boa pega ao primeiro intento, com boas ajudas do grupo.
Pelo novel Grupo de Forcados Amadores do Aposento de Tomar saltou para pegar o primeiro do seu lote Bruno Machado. Citou bem, com o toiro de frente, a mostrar-se, mas não reuniu da melhor forma. À segunda tentativa, a corrigir e a conseguir uma boa pega, sem grandes dificuldades. João Serra pegou o quarto toiro da ordem, que após um aviso de capote em tábuas, partiu para o forcado que o recebeu bem e, após a reunião, efectuou uma pirueta sem que aquele saísse da cara, conseguindo uma pega muito aplaudida pelo público. Encerrou praça o forcado Paulo Parker, que citou de largo, interessou o toiro, carregou e reuniu de forma correcta para uma boa pega à primeira tentativa.
O Mais e o Menos+ Nada a registar.- A entrada e saída de público no decorrer da lides, perante alguma passividade do pessoal de serviço;- A falta de silêncio durante as pegas, em nítido desrespeito pelos forcados;- A demora na saída dos toiros.
(Foto: João Costa Pereira, Arquivo)

Rouxinol triunfa em Alcácer numa acidentada corrida



Numa noite amena, a praça de toiros “João Branco Núncio”em Alcácer do Sal, abriu as suas portas para a realização da já tradicional corrida integrada na PIMEL; o público compareceu em bom número e mais de metade da lotação estava preenchida.

O grande triunfador da noite foi sem dúvida o cavaleiro LUIS ROUXINOL, a atravessar um excelente momento de forma, para o qual muito contribui as excelentes montadas que possui. O seu primeiro oponente, 2º da corrida e o mais pesado, com uma apresentação imponente, não foi muito colaborador, mas desde o inicio da lide o ginete de Pegões fez questão de obrigá-lo a entregar-se à lide, ao cravar-lhe um 1º ferro comprido em terrenos de curros, como que dizendo “aqui mando eu”. Depois seguiram-se mais duas boas tiras, partindo sempre para pisar terrenos do toiro. Com os curtos a lide foi correcta e muito do agrado dos tendidos, ferros de frente, sempre bem rematados, terminando com ferro de palmo em terrenos de tábuas.
Com o 5º da noite,”no hay quinto malo”, o melhor toiro da corrida, o triunfo foi enorme, começando com bons ferros compridos, a um toiro que tinha codicia e arrancava de pronto para a montada. Trocou de montada e foi buscar o “Dólar” sem dúvida um grande cavalo, e a lide foi sempre em crescendo, boa brega e entrando de frente e a quarteio, os curtos sucederam-se para júbilo das bancadas. Como não podia deixar de ser, foi buscar o “Mustang”, e no centro da arena cravou um enorme par de bandarilhas.

RUI SALVADOR continua azarado nesta época em que comemora os seus 25 Anos de Alternativa; com o toiro que abriu praça, um manso, Salvador sofreu uma colhida bastante arrepiante e que poderia ter consequências muito graves, o cavalo quando passava pela cara do toiro em terrenos de curros, e na cravagem do 1º ferro comprido, sofreu um ligeiríssimo toque na garupa, indo-se abaixo , o toiro investiu e o cavaleiro ficou debaixo da montada, gerando-se o pânico na arena; Salvador saiu algo combalido, mas como a sua raça é enorme, voltou e deixou três ferros curtos, um deles de violino, embora se notasse pela expressão facial, que estava a fazer um esforço sobre-humano. Felizmente as bancadas compreenderam e carinhosamente tributaram-lhe uma forte ovação.
A sua segunda lide foi bastane diferente para melhor, o toiro cumpriu e Rui Salvador esteve bastante bem a bregar e preocupando-se sempre em mudar os terrenos ao toiro, o qual veio sempre a mais com o decorrer da lide; sortes frontais e ferros a quarteio com o poder que todos lhe reconhecem.

SALGUEIRO DA COSTA cavaleiro praticante teve duas actuações em que alternou bons momentos de toureio a cavalo com falhas que serão fruto da sua juventude e pouco traquejo. Começou na sua 1ª lide por cravar um comprido muito defeituoso, a um toiro que era distraído, mirando tudo à sua volta, depois sofreu um violento toque na montada, a que habilmente conseguiu não sair de cima da sela. Com os curtos cravou dois ferros de muito boa nota, para de seguida falhar novo ferro, e a partir de aqui abusou também um pouco da velocidade. No toiro que encerrou praça, um bom exemplar e com bastante pata e codicia, e já com seu pai na trincheira vindo de Almeirim, onde actuou, o mais jovem da dinastia Salgueiro cravou-lhe dois compridos à tira de poder a poder no centro do albero, com o toiro a arrancar-se com pata e a deixar emoção aos presentes. Foi trocar de montada e inexplicavelmente um peão de brega deu uma série de capotazos ao toiro, quebrando-lhe a tal codicía e ímpeto que possuía, o que realmente condicionou o resto da lide que não teve nada de especial a assinalar; ferros alternando o bom com o menos conseguido. Realmente é um assunto que merece reflexão dos intervenientes na Festa, o facto de sistematicamente se abusar dos capotazos aos toiros, desde o momento em que saem dos curros e abusivamente durante a lide.

Os forcados amadores de Montemor-o-Novo pegaram em solitário o curro Branco Núncio nesta noite de Alcácer e também eles merecem destaque. Não começaram bem e apenas à 4ª tentativa Filipe Mendes pegou o toiro que lhe tocou. Esteve deficiente a receber e o grupo pouco eficiente a ajudar. João Romão Tavares fechou-se bem à córnea, numa rija pega, com o toiro a entrar pelo grupo adentro. João Braga consumou apenas a pega à segunda tentativa, pois na primeira o toiro desfeiteou o grupo. JOÃO CALDEIRA fechou-se bem de pernas e braços, consumando com eficiência uma pega à 1ª tentativa. FREDERICO MANZARRA também não sentiu dificuldades de maior e também à 1ª tentativa pegou o seu oponente.
Para o último toiro da noite a melhor pega, da autoria de GONÇALO SAÚDE que aguentou muito bem o forte derrote que lhe infligiu o toiro, que arrancou prontamente de largo e com muita pata.

A ganadaria de BRANCO NÙNCIO enviou um curro sério e de excelente apresentação, com uma média de 540 kg de peso, e se exceptuarmos o 1º lidado que era manso, os restantes cumpriram, principalmente os lidados na segunda parte, destacando-se o 5º da noite.

Dirigiu a corrida o antigo matador Sr. Júlio Gomes, sendo de louvar o bom critério na concessão de música durante as lides. Foi assesorado pelo médico-veterinário Dr.Patacho de Matos. O cornetim de serviço foi Hélio Tique e a embolação e ferragem da responsabilidade de José Paulo. Abrilhantou a corrida a Banda Filarmónica Amizade Visconde d’Alcáçer.

A terminar um gesto simpático da EMPRESA TERRA BRAVA que no final da lide do 1º toiro ofereceu ao cavaleiro Rui Salvador e a José Maria Cortes cabo do grupo de Montemor, uma lembrança (tricórnio e forcado em barro);ao cavaleiro para assinalar os 25 anos de alternativa e ao forcado para assinalar naquela data pegarem os seis toiros em solitário.

Agradável espectáculo em Albufeira



Realizou-se na passada sexta-feira, 26 de Junho em Albufeira mais um espectáculo de Variedades Taurinas de oportunidade aos novos valores, assim perante ¼ de casa composto, actuaram os cavaleiros amadores Miguel Pagamim Tavares e Alda Maria e o praticante Tiago Martins, frente a novilhos de António Valente (2) e um Charrua regulares, nas pegas estiveram os Amadores da Chamusca.

Abriu praça o cavaleiro mais novo, Miguel Tavares na sua segunda apresentação em publico mostrou bons modos, embora tenha pela frente um longo caminho a desbravar, colocou dois compridos, um ligeiramente descaído e quatro curtos de nota regular. Desejamos a maior sorte para este jovem cavaleiro.

Alda Maria, talvez a acusar um pouco algum nervosismo, esta era a sua ultima corrida como amadora, imprimiu velocidade a mais na sua lide, no entanto deixou três compridos regulares embora tenha levado um forte toque na sua montada, nas bandarilhas andou mais calma, conotando-se com o publico aproveitando o astado cravando três curtos de boa nota.

Tiago Martins esteve a gosto na Monumental de Albufeira, frente a um Charrua de excelente apresentação, o cavaleiro de Alenquer soube dar a lide adequada deixando a ferragem limpa e um excelente ambiente no touródromo algarvio.

Nas pegas, estiveram os Amadores da Chamusca bem comandados por Nuno Marques, que não dificultaram com as primeiras duas pegas ao primeiro intento por Ruben Geovety e Luís Leitão que fez a sua estreia e, no ultimo da noite um “Charrua” com muita força e muito peso Diogo Cruz pegou à segunda, a sesgo não facilitando a investida brusca do seu oponente, estiveram bem os homens das jaquetas de ramagens.

Dirigiu o espectáculo o Sr. Francisco Farinha com a sua experiência habitual ajudou a que houvesse espectáculo.

Noite "insonsa" no Montijo


A noite estava amena e propicia para ir aos touros, mas o publico não correspondeu como certamente se desejaria a esta que era a corrida do São Pedro, a segunda edição da corrida das Casas do Benfica e onde se comemorava o 50º aniversário do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo.

Anunciavam-se os cavaleiros Rui Salvador, João Telles jr e o praticante João Salgueiro da Costa, os Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e os Amadores de Alcochete, bem como, um curro de touros de Fernando Palha.
Comecemos esta crónica pelos touros que saíram esta sexta-feira á arena da Monumental Amadeu Augusto dos Santos, touros que no geral eram mansos e de fraca apresentação, especialmente o quarto que mereceu fortes assobios por parte do público. Um curro que não deveria ter sido apresentado na Monumental do Montijo.

Abriu praça Rui Salvador, que não teve sorte com o lote que lhe tocou. No primeiro touro pouco pôde fazer perante o manso que teve pela frente, foi uma lide esforçada com Salvador a tentar tirar o que o touro não tinha. No seu segundo touro, Rui abreviou a sua lide, pois teve pela frente um touro manso e com apresentação imprópria para a praça do Montijo. Foi assim uma passagem sem história de Rui Salvador pelo Montijo, neste ano em que comemora os seus 25 anos de alternativa.

João Telles Jr vinha com ganas de triunfar e conseguiu alcançar esse objectivo no primeiro touro, conseguindo dar a volta a um astado que se adiantava no momento da reunião, João deixou bons pormenores, culminando a lide com uma série de um ferro de violino, um de palmo e um par de bandarilhas. A segunda lide foi um pouco mais morna muito por culpa do oponente. João recebeu o seu touro à porta gaiola, esteve bem nos compridos, sendo que nos curtos deixou a ferragem ligeiramente ao piton contrário, culminando num ferro de violino.

Completava o cartel João Salgueiro da Costa que começou por receber muito bem o seu oponente, nos compridos esteve bem, para nos curtos o jovem cavaleiro dar a volta a um touro distraído e que se foi descaindo em tábuas. A segunda lide pouco diferente foi da primeira. João realizou uma lide esforçada tentando meter aquilo que o touro não tinha.

No que diz respeito á rapaziada da jaqueta de ramagens, pelos Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo foram caras Márcio Chapa, à segunda, Luís Friezas, à segunda e Pedro Bicho, à primeira.
Já pelos Amadores de Alcochete, pegaram José Vinagre, à segunda, Ricardo Mota, à primeira e Daniel Silva e João Sousa, numa sorte de cernelha.

Este espectáculo foi dirigido pelo Sr. Manuel Jacinto, numa noite que contou com meia casa forte.

Piteira desmente...



Na sequencia duma noticia publicada no Jornal "Farpas", que dava como certa a chefia do Grupo de Forcados Amadores de Vila Viçosa por parte de Rui Piteira (actual cabo dos Forcados Amadores de São Manços), este informou-nos que "tal não corresponde à verdade, nada tenho a ver com o Grupo de Forcados Amadores de Vila Viçosa".

Piteira disse-nos ainda que " nunca pensei em formar um Grupo em Vila Viçosa, pois o meu Grupo sempre foi e continuará a ser o Grupo de São Manços

O Toureio.com contactou alguns elementos dos Grupo de São Manços e naturais de Vila Viçosa que negaram a sua saida do Grupo de São Manços para integrarem a formação da sua terra.

Ao que conseguimos apurar a nova formação será em breve apresentada no programa Tauromaquia da Rádio Campanário - Voz de Vila Viçosa.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

DEPOIS DE LISBOA, MARCELO MENDES ACTUA NO CANO (Sousel)


Depois de passar pela Praça de Toiros do Campo Pequeno, no passado dia 18 de Junho, onde pela primeira vez desde a reabertura da catedraldo toureio a cavalo, foi o primeiro cavaleiro a escutar música na ferragem comprida; actuou com o desembaraço e alegria habituaisno dia seguinte em Arronches, onde pecou apenas na cravagem da ferragem, mas colocando dois pares de bandarilhas no centro da arena,que levaram a assistência ao rubro; o cavaleiro praticante MARCELO MENDES começa a ser já, um caso raro de popularidade nas nossas praças,tal é o contacto que consegue com o público.
É com muita vontade e muitas ganas de triunfar, que actua já no próximo domingo, dia 28 de Junho, na localidade de Cano,no concelho de Sousel, onde a aficionadíssima Tertúlia de São Miguel, apoiada pela Câmara Municipal de Sousel, organiza maisum festival taurino, onde para além de MARCELO MENDES, actuam os cavaleiros Marco José, Alda Maria(que presta provas para cavaleiro praticante), Mateus Prieto e Manuel Comba (que se estreia nas arenas).Pegam os Amadores do Montijo e Aposento do Alandroal e lidam-se novilhos de Francisco Luís Caldeira.Esta será a 7ª actuação de MARCELO MENDES esta temporada, ocupando o segundo lugar no escalafón dos cavaleiros praticantes!

Arturo Macías gravemente colhido


Realizou-se ontem a 1ª corrida da Feira de São João de Chota (Peru) com touros de El Capiro (importados da Colômbia) para Eduardo Gallo (cujo picador se suicidou na segunda feira desta semana) silenciado em ambos, Arturo Machías (orelha) e Alfonso Simpson que deu volta no 1º e cortou duas orelhas no 2º.Macías, que se encontrava em excelente momento de preparação física e técnica, posicionado no 2º lugar do escalafon mexicano com 29 corridas e 31 orelhas ficou impossibilitado de matar o 2º do seu lote levando para casa apenas uma orelha e um longo período de recuperação.Dizem que "no hay 5º malo" mas também "não há regra sem excepção" e foi mesmo no quinto da ordem que o diestro mexicano resultou ferido, com uma cornada na perna direita de 40 cm em duas trajectórias que o fizeram perder meio litro de sangue.

Depois de três horas no bloco operatório o jovem matador encontra-se neste momento sedado e estável.

Veja o Vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=PIJ0G5_YG4Y

Alternativas


Nas últimas semanas tem-se discutido muito a questão da nova moda dos cavaleiros portugueses irem tirar uma segunda alternativa a Espanha. Estes actos acontecem quando os referidos cavaleiros já foram doutorados em Portugal, em cerimónia onde foram investidos cavaleiros profissionais pelos seus padrinhos, com as respectivas testemunhas e com o público a apoiar e entregar-se num cerimonial tão bonito e tão importante para qualquer cavaleiro tauromáquico.Em 1970, o cronista Mascarenhas Barreto definia assim o acto do doutoramento dos cavaleiros tauromáquicos portugueses: "Chama-se alternativa ao acto de se conferir ao cavaleiro um atestado comprovativo do seu mérito – coragem e arte – a toirear a cavalo, revestindo-se a cerimónia duma solenidade tradicional que recorda – até pela presença do Padrinho – as antigas investiduras dos cavaleiros medievais.". Ou seja, a cerimónia da Alternativa é revestida dum simbolismo muito especial e é, sem dúvida, um dos patamares mais aguardados por qualquer cavaleiro que ambicione triunfar nas arenas com o título de cavaleiro de alternativa. Depois de passar pelas fases de amador e praticante, o cavaleiro que chega à Alternativa vem com uma responsabilidade acrescida: simbolicamente podemos afirmar que se atingiu a maioridade e que a partir daquele momento a exigência é ainda maior, bem como a vontade de estar sempre "por cima" passa a estar nos planos dos ginetes portugueses em cada época taurina que passa, procurando estes estar sempre nos lugares cimeiros do escalafón.Acresce ainda que nestas cerimónias de alternativa, o público - entendendo a importância do que se vai passar na arena - se entrega de uma forma única, dedicando um carinho especial ao cavaleiro que se irá doutorar. Na realidade, estas corridas de alternativa, não só são marcantes para o cavaleiro, padrinho (que dá o seu aval ao alternativado) e testemunhas, como também são importantes para os aficionados que assistem à cerimónia e que guardam aquele momento na sua memória, associando-se ao acto de forma genuína.Tudo isto para dizer que discordo totalmente com estas segundas alternativas que alguns dos nossos jovens cavaleiros estão a receber em Espanha. Até podia desenvolver um discurso patriótico, invocando a nossa portugalidade. Mas não quero seguir esse caminho. Como aficionado sinto-me enganado com estas segundas alternativas em Espanha. Hoje, discute-se com diferentes argumentos os conceitos de toureio a cavalo – à portuguesa ou rejoneio. Na minha opinião, o que se passa hoje deve merecer uma profunda reflexão e até preocupação porque muitos dos nossos cavaleiros começam a espanholizar as suas actuações, tornando-se autênticos caballistas, só porque chegam mais ao público. Contudo, e como já o referi em artigo anterior neste site, esta espanholização põe em causa a Pátria do Toureio a Cavalo pois, este novo estilo de toureio que muitos cavaleiros portugueses estão a adaptar, ignora por completo as regras tradicionais do toureio a cavalo clássico, como por exemplo o toiro citado de longe, o tourear de frente, as reuniões ao estribo e a forma de remate das sortes. Se à adulteração do toureio a cavalo à portuguesa juntarmos esta nova ideia de se ir tirar uma Alternativa em Espanha concedida por rejoneadores espanhóis, o meu espanto aumenta… Admito que até podem existir razões comerciais e de marketing que justifiquem estes actos. Mas como anteriormente referi, como aficionado sinto-me enganado. Fica a ideia que as alternativas portuguesas são ignoradas (ou postas para segundo plano) porque, entretanto, sucede uma segunda alternativa que se sobrepõe à primeira. Mas este segundo doutoramento é dado fora do nosso país e sem sentido nenhum aparente! Agora sim, utilizando uma linguagem evocativa da nossa portugalidade, a Pátria do Toureio a Cavalo está a deixar-se "invadir" por Espanha. O Toureio a cavalo à portuguesa perde importância e dignidade com estes actos comerciais ou de puro marketing. É pena que isto aconteça e gostava de ouvir o que o Sindicato dos Toureiros tem a dizer sobre tudo isto. Apenas mais duas provocações: com estas duas alternativas concedidas, como vão passar a vestir-se estes cavaleiros? De acordo com os trajes de cada País? E já agora porque não pedirmos ao rejoneadores espanhóis que venham também tirar a alternativa em Portugal? Temos mesmo que reflectir sobre todas estas adulterações que se vão sucedendo na nossa Festa!
Miguel Soares é Técnico Superior na Câmara Municipal de Lisboa. Aficionado "desde sempre", é autor do blogue "Lides Alentejanas" e colaborador da página da Tauromania.

Próximas datas do Aposento da Chamusca


Próximas datas do Aposento da Chamusca liderado pelo cabo Tiago Prestes.

- Corrida de Toiros em Porto Mós, Sexta 3 de Julho, pelas 21.30horas.

- Corrida de Comemoração dos 25 anos do Aposento da Chamusca, praça de toiros da Chamusca, Sexta 24 de Julho pelas 22horas.

Num acto de CORAGEM e VALENTIA encerram-se com os 6 toiros.

- Corrida da Rtp, na praça de toiros da Povoa do Varzim, Domingo 26 de Julho, pelas 17.30.

foto: http://www.aposentodachamusca.blogspot.com/

Noticias de "Nuestros Hermanos"


Noticias do que se passa na aficion espanhola gentilmente cedidas pelo aficionado José Vogado.

CERET TOROS 2009

SÁBADO 11 DE JULHO - ÀS 18 HORAS

6 Toros de D. Manuel Assunção

Para os Diestros, Carlos Escolar "Frascuelo", Fernando Cruz y "Moenito de Aranda".

Feira de Julho em Valencia:

Sábado 18 de Julho: Toros de Fermín Bohórquez, para os Rejoneadores, Fermín Bohórquez, Pablo Hermozo de Mendoza e Diego Ventura

Feria de Malaga de 14 a 23 de Agosto - Plaza de Toros La Malagueta

"Sexta-feira, 14 de Agosto: Novillos de Macando para Pablo Belando, Jiménez Fortes e Manuel Dias Gomes

Domingo 16: Toros de Benítez Cubero para os Rejoneadores, Sergio Galán, Diego Ventura e Leonardo Hernández.

Plaza de Toros de Calatayud - Zaragoza

Sábado 15 de Agosto: Toros Los Millares, para os Rejoneadores, Andy Cartagena, João Moura Filho e López Bayo e o Grupo de Forcados Amadores de Arruda dos Vinhos.

Os Cavaleiros Portugueses, João Moura e seu filho João Moura , deixam de ser apoderados por Julio Fontecha, passando a ser representados por Julián Alonso que está vinculado à Casa Matilla.

Incêndio deixou em cinzas Praça de Touros Francesa


Estão ainda por apurar as causas que deram origem ao incêndio que deflagrou anteontem na praça de touros de Saint Perdon.

Construída em madeira de pinho, (abundante nesta região do sul de França) a praça de touros que perfez 25 anos de edificação em 2009, ficou completamente destruída.

A última vez que abriu as portas foi a 31 de Agosto de 2008 para realizar uma novilhada com picadores.

Amanhã há touros em Almeirim


Será já amanhã em Almeirim que se realizará a III Corrida do Paraquedista. Faz parte do cartel António Telles, João Salgueiro e Francisco Palha. Pegam os grupos de forcados do Aposento da Moita e de Tomar um precioso curro de toiros de Conde de Murça.

A anteceder a corrida de toiros que tem inicio marcado para as 21h30, pelas 16 horas terá início a concentração, pelas 17 horas Convívio paraquedista na Quinta da Feiteira com refeição volante com sopa da pedra, caralhotas e muitas surpresas e animação.
Pelas 20h30 Saltos de paraquedas em queda livre na Praça de Toiros e após a corrida de toiros fados com Francisco Sobral e Teresa Tapadas.

Dia 11 há touros em Santo António das Areias



A Casa do Povo de Santo António das Areias vai organizar uma Corrida de Toiros Mista de Beneficência, no próximo dia 11 de Julho, sábado.
Esta reverte a favor da construção do Lar de Idosos de Santo António das Areias.

O evento terá lugar na Praça de Toiros de Santo António das Areias, pelas 22 horas.

Estão em Praça os cavaleiros Francisco Cortes , Isabel Ramos e o matador José Luís Gonçalves. Serão lidados 6 Toiros da ganadaria Herdeiros Conde Cabral. Os dois grupos de forcados são de Portalegre e de Monforte. A corrida é abrilhantada pela Banda Euterpe, de Portalegre.

Há bilhetes a partir de 18 Eur. Os bilhetes já estão à venda na secretaria da Casa do Povo de Santo António das Areias que pode ser contactada através do telefone: 245 992 157.

Ganadaria Sobral e Chamaco debutam em Sevilha



A empresa gestora da Real Maestranza de Sevilha apresentou hoje os carteis de Verão para aquela praça espanhola. Carteis que contam com duas presenças portuguesas e consequentemente dois debutes numa das mais importantes praças de Espanha.

Assim, no dia 16 de Julho lidar-se-ão novilhos da nóvel ganadaria portuguesa Sobral, que assim fará o seu debute na Real Maestranza de Sevilha e fará também a sua apresentação visto que ainda nenhuma rês desta ganadaria ainda tinha sido lidada em publico, numa tarde em que actuará ainda o jovem novilheiro português Chamaco,actualmente aluno da Escola de Toureio de Sevilha e que também debutará em Sevilha, alternando com Pedro Luis Cabrero (Madrid), Juan Sarrion (Castellón), Juan Duque (Cali), Alfredo Barnabeu (Murcia) e Juan Cervera (Valencia).

O Toureio.com, falou em exclusivo com o ganadero Manuel Sobral, que nos disse que " Ir a Sevilha... é indescritível... se o facto de criar gado bravo já é um sonho para a nossa família depois de tantas dificuldades, saber que vão sair dos curros da Maestranza é uma sensação absolutamente inexplicável... é mais do q um sonho..."

Dia 25 de Julho haverá touros em Cabeço de Vide



Numa organização dos Bombeiros Voluntários a praça de Touros de Cabeço de Vide receberá no próximo dia 25 de Julho um festival taurino, pelas 17 horas.

Ao que o Toureio.com conseguiu apurar, nesta tarde irão ser lidados touros de José Luis Perada que serão pegados em solitário pelos Forcados Amadores de Portalegre.

Quanto ao restante cartel está ainda por definir.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

João Moura nas Festas Colombinas em Huelva


O maestro João Moura será a unica presença portuguesa nas Festas Colombinas em Huelva.Dia 2 de Agosto, domingo, o cavaleiro português reparte o cartel com os melhores renojeadores da actualidade, Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura.Os toiros são da ganadaria de D. Luis Terron.

Julho: "mês louco" no Campo Pequeno


4 grandes acontecimentos marcam o próximo mês de Julho na praça do Campo Pequeno, verdadeiro "mês louco" em termos de figuras e cartéis.
Já na próxima quinta-feira, 2 de Julho, a catedral do toureio português é palco de um sensacional "mano-a-mano" de arte entre o cavaleiro António Ribeiro Telles e o matador espanhol Morante de la Puebla (foto), que lidarão seis toiros da ganadaria do Dr. Ortigão Costa. Nesta corrida, a quarta do jornal "24 Horas", pegam os Forcados Amadores de Santarém.
Oito dias depois (9 de Julho), Rui Salvador festeja no Campo Pequeno os 25 anos de alternativa (onde de doutorou, apadrinhado pelo saudoso José Mestre Batista, com o testemunho de João Moura) ao lado de João Salgueiro e Leonardo Hernández. Pegam os Amadores de Évora e de Alcochete e lidam-se seis toiros da Herdade de Pégoras.
A 16 de Julho, é a vez da Corrida "Flash" com um cartel acima da média: Pablo Hermoso de Mendoza a cavalo e, a pé, Vitor Mendes (que reaparece) e Pedrito de Portugal. Toiros Passanha para a lide a cavalo e de Ortigão Costa para a lide a pé. Nas pegas, o Grupo de Vila Franca de Xira.
Por fim, a 23 de Julho, noite de gala para a alternativa do jovem e talentoso Duarte Pinto na Corrida "Vip". Emídio Pinto será o padrinho de doutoramento do filho, com a presença em praça de três figuras de sempre: Luis Miguel da Veiga, Frederico Cunha e D. José João Zoio. No cartel, ainda Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas. Pegas a cargo dos Amadores de Cascais, de Monforte e Académicos de Elvas. Toiros de Dª Maria Guiomar Cortes Moura.
Foto D.R.

XX Semana da Cultura Tauromáquica em Vila Franca de Xira



De 27 de Junho a 2 de Julho de 2009, a cidade de Vila Franca de Xira irá comemorar a XX Semana da Cultura Tauromáquica. Veja aqui o programa detalhado do evento.

PROGRAMA

27 de Junho, Sábado

16h00 - Inauguração Oficial(Salão Nobre da Câmara Municipal)
17h00 - Inauguração da Exposição "DE BLANCO Y AZABACHE"do fotógrafo Taurino Espanhol - JAVIER ARROYO(VilafrancaCentro - Hall de entrada)
22h00 - Concurso Internacional de Recortadores
Praça de Toiros Palha Blanco - Org. "Tauroleve"

28 de Junho, Domingo
11h00 - Novilhada
Tentadero do Cabo da Lezíria
15h00 - Colóquio - "A Importância das Escolas Taurinas"
(Clube Vilafranquense)
Participantes:
Fernando Masedo, Presidente da Confederação Mundial de Escolas Taurinas
Felipe Diaz Murillo, Presidente da Escola de Madrid
Eduardo Ordóñes, Presidente da Associação Andaluza de Escolas de Tauromaquia
António José Inácio, Presidente da Escola José Falcão
Ana Câncio, Directora da Escola José Falcão
José Manuel Rainho, Gerente da Escola José Falcão

29 de Junho, 2ª feira
16h00 - Tenta de 5 Novilhas
Tentadero do Maestro Victor Mendes - Monte Gordo
Mano a mano entre Escolas
Álvaro Montal - Escola de Madrid
Jonathan Laserna - Escola de Madrid
Miguel Murtinho - Escola José Falcão
Júlio Antunes - Escola José Falcão
Em disputa o Troféu Victor Mendes para o melhor novilheiro
(Entrada Livre)
21h00 - Peddy Paper
"Vielas de Vila Franca" - Tauromaquia
Inicio no Largo da Câmara e Terminus na Praça "Palha Blanco"
Org. Clube de Campismo " As Sentinelas"22h00 - Colóquio
" Dos anos 60 à 1ª Década do Séc. XXI "
(Salão Nobre da Câmara Municipal)
Tema: " 50 anos de Toureio "
Participantes:
Matadores;
Maestros Mário Coelho,
Joaquim Bernadó
Juan António Alcoba - "Macareno"
Manolo Cortes
e Juan de Lamarca, Ex-Presidente da Praça de Toiros de " Las Ventas " e Vice-Presidente do Circulo de Amigos da Dinastia Bienvenida Javier Morales, Veterinário da Praça de Toiros de " Las Ventas " e membro do Circulo de Amigos da Dinastia Bienvenida Moderador - Juan Ortega, Critico Taurino da Rádio Nacional de Espanha e Prof.Catedrático da Universidade de Málaga
30 de Junho, 3ª feira
15h30 - Debate
(Clube Taurino Vilafranquense)
" A Importância do aficionado na Festa "
A análise de Toureiros, Ganaderos, Críticos e aficionados Portugueses e Espanhóis
21h30 - Colóquio
" Corrida de Toiros, Símbolo de Cultura e Identidade "
(Salão Nobre da Câmara Municipal)
Participantes;
Eduardo Martin Peñato - Presidente da " Mesa del Toro "
Laura Tenório - Jornalista da Rádio Nacional de Espanha e Imprensa Espanhola
Filipe Diaz Murillo - Membro da " Mesa del Toro "
Miguel Bienvenida - Membro do Circulo de Amigos da Dinastia Bienvenida
Fernando Palha - Ganadero
Maria da Luz Rosinha - Presidente da Associação Nacional dos Municípios com Actividades Taurinas
Juan Ortega, moderador

1 de Julho , 4ª feira
16H30 - Treino e captação de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira na Praça de
Toiros "Palha Blanco".
No final uma vaca para curiosos
21H30 - Colóquio
" Alquimia da Bravura"
(Salão Nobre da Câmara Municipal)
Homenagem da Organização da XX Semana da Cultura Tauromáquica à
Ganadaria "Palha"
Participantes:
João Folque de Mendonça
Fernando Cuadri
Eduardo Miúra
Javier Morales
Maestro Victor Mendes

2 de Julho , 5ª- feira23H00 - Concerto como fadista António Pinto Basto
(Largo da Câmara)
Encerramento da " XX Semana da Cultura Tauromáquica "

Novilhada de promoção no Cabo da Lezíria em Vila Franca de Xira


A Associação Escola de Toureio José Falcão organiza no próximo domingo dia 28 de Junho pelas 11 horas da manhã uma novilhada de promoção nas suas instalações no Cabo da Lezíria, integrada na XX semana da cultura tauromáquica, onde actuam alunos das escolas de Madrid, Jerez, Badajoz e José Falcão, lidam-se novilhos da Ganadaria espanhola de Sanchez Ybarguen.

Mais um Galardão a somar aos Palmarés de Jose Tomás e Morante La Puebla


O prémio "Al Detalle para el Recuerdo", atribuído em unanimidade a ambos os matadores [José Tomás e Morante], foi consignado pelo júri composto por reconhecidos críticos e aficcionados taurinos.A decisão de atribuir excepcionalmente o galardão a duas personalidades, resultou das disparidades de estética do toureio de cada um deles, que não deixam de se aproximar na inquestionável qualidade das suas actuações.A José Tomás foi concedido o prémio pela memorável faena do toiro de nome "Violeto" de Núñez del Cuvillo no passado dia 12 de Junho (toiro que foi também considerado "o melhor" da Feira pelo Colégio de Veterinários de Granada que assim atribuiu o seu VIII Troféu Taurino).Morante de la Puebla foi reconhecida a imensa toreria com que lidou o quarto toiro da Ganadaria Gavira na corrida de 10 de Junho.

A ultima de Badajoz



Uma corrida de toiros grande, que se transformou numa grande corrida de toiros; foi o que aconteceu esta tarde em Badajoz.
A empresa anunciava “um grandioso acontecimento taurino corrida de homenagem à aficion” e para isso contratou quatro grandes figuras: Enrique Ponce, António Ferrera, El Juli e Cayetano, oito toiros de Daniel Ruiz,; um cartel montado com coragem, reconhecimento e arrojo pela empresa Coso de Badajoz, SL que permitiu que em vez de mais uma corrida de toiros o caso fosse sim um acontecimento taurino digno de relevo.

Enrique Ponce é um maestro no Mundo taurino, um toureiro que tem uma sabedoria imensa, uma classe incontestável, uma sobrada ética, e à ética no toureio meus Senhores, chama-se: Toreria. Foi isto que vimos hoje em Badajoz; Ponce no seu primeiro executa uma grande faena a um toiro cumpridor, com laivos de bravura que Ponce aproveitou da melhor forma, precisão toureira com toureio em redondo por naturais, maestria de rara beleza, mata á segunda e corta a primeira orelha da tarde. No seu segundo brinda a Israel Lancho e desenha uma faena em crescendo, em que só quem conhece Ponce e o seu poderio acreditava que ia sair a faena que saiu; inventa toiro onde por vezes falta (Era bravo mas com pouca força), ensina o toiro, recomenda-lhe terrenos, acredita e faz acreditar, espreme-o ao máximo; transcendente tanda por naturais debaixo de fortes Olés, forte ovação, duas orelhas incontestáveis.

Ferrera repetia hoje em Badajoz e não podia deixar fugir o triunfo, começa como sempre “ganhando” meia orelha com as bandarilhas, e diga-se de passagem que merecidamente; “incendeia” o público, tem uma primeira boa faena a um bom toiro que ele aproveitou da melhor forma, corta uma orelha e fica com mais meia (mas agora meia porta grande). No seu segundo irreverente com o capote de larga afarolada de joelhos repetindo; estrondoso nas bandarilhas, o público pede o quarto par já depois do toque de mudança de tércio, mas agora ele incendiado pelo público acede a colocar e crava mais um par de excelente nota, aplausos fortes e inicia uma grande faena que começa no sector oito e termina no sector cinco, ou melhor de sol a sol, onde está o seu público; toureio variado executado em redondo e de largo, boa tanda por naturais, corta as duas orelhas, a segunda por “birra” do público, uma estava bem, a porta grande já estava aberta.

El Juli, todo um toureiro; leva o seu primeiro por verónicas desde tábuas até a centro da arena, de seguida uma faena meticulosa e valente, “metendo-se” dentro do toiro, dando-lhe o corpo, com os pitons em pêndulo junto aos pés, uma faena para aficionados, mata de meia estocada e descabelho; o sol estava agora distraído, a descansar de aplaudir Ferrera, corta uma orelha, poderiam ter sido duas, e a preço justo….
Na sua outra faena, toureia mais do que aquilo que o toiro permitia e merecia, mas Juli como maestro que é imprime-lhe mais uma boa faena e corta mais uma orelha.

Cayetano ficou com o pior lote, o seu primeiro foi assobiado no arraste; e no segundo Cayetano ao ver que os seus companheiros já tinham a porta grande assegurada, vai tentar também não sair apeado, faz faena no sector de sol e a coisa resulta, boas series em redondo, e termina sob fortes Olés, mata de estocada inteira, mas o toiro tarda um pouco a tombar, ainda assim cobra uma orelha, aliviando o “costillero”.

Termina assim de excelente forma esta Feira de São João em Badajoz, com vinte e nove orelhas cortadas, nenhuma colhida e talvez com um pouco menos de público que em anos anteriores, principalmente Português. Mas face á crise que assola Portugal e Espanha podemos falar de um saldo sobejamente positivo em termos de público, e ficam os desejos que para o ano a coisa melhor, é que não há falta de aficionados, andam sim é mais “aliviados” de euros.

NISA: Recolha de Dádivas de Sangue


A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Distrito de Portalegre, presidida pelo alpalhoense, António Eustáquio, promove no próximo sábado, dia 27 de Junho de 2009, mais uma acção de recolha de dádivas de sangue. A recolha benévola de sangue decorrerá entre 9h e as 13h, nas instalações do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Nisa.
Depois será o habitual almoço-convívio entre dadores, técnicos de saúde e dirigentes da Associação, oferecido pela autarquia nisense.

RTP 2 - ARTE & EMOÇÃO‏

ARTE & EMOÇÃO
SINOPSE DO PROGRAMA 10
DOMINGO – 28 DE JUNHO – 19.00 horas

No próximo Arte & Emoção a reportagem da novilhada do Campo Pequeno onde para além de bom toureio, viveram-se emoções fortes.
Os Graves apresentaram-se em Santarém e a António Telles pertenceu a lide da tarde.
Oportunidade ainda para ver a tremenda colhida de Salgueiro da Costa, quando executava uma sorte gaiola.
Mas neste programa vamos visitar a ganadaria Manuel Assunção Coimbra e assistir a aspectos interessantes do maneio de uma ganadaria brava.
Iremos ver uma operação a campo e saber porque é que se colocam protecções nos cornos dos toiros.

As datas de Isabel Ramos


A cavaleira praticante Isabel Ramos tem até ao momento sete corridas, para esta temporada, depois da corrida em Monforte no passado dia 13 Junho, ISABEL RAMOS estará em Julho em...

sexta-Feira :: 3 JULHO ::ALANDROAL

Luís Rouxinol, Rui Fernandes e ISABEL RAMOS

Forcados da Moita, Monsaraz e Ap. Alandroal

Toiros de Brito Paes Domingo

:: 5 JULHO

::VIZELA

Pedro Salvador, Filipe Gonçalves e ISABEL RAMOS

Forcados de Lisboa, Cuba e Alter do Chão

Toiros de Pontes Dias Sábado

:: 11 JULHO

::SANTO ANTÓNIO DAS AREIAS

Francisco Cortes, ISABEL RAMOS e o matador José Luís Gonçalves que se despede da afficion da região

Toiros de Conde Cabral

Domingo :: 12 JULHO

::AZEITÃOLuís Rouxinol, Manuel Ribeiro Telles Bastos e ISABEL RAMOS

Toiros de Santa Maria

Domingo

:: 19 JULHO

::PRAIA DA VIEIRA (Vieira de Leiria, Marinha Grande)

Marco José, Rui Fernandes e ISABEL RAMOSForcados de Lisboa, Pinhal Novo e Cuba

Toiros de Engº Jorge de Carvalho Sábado

:: 25 JULHO ::VINHAIS (Bragança)

21ª Corrida da CAP

Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório Bastinhas e ISABEL RAMOS

Forcados de Évora e Caldas da Rainha

Toiros de Vinhas Domingo

:: 26 JULHO

::PÓVOA DE VARZIM Corrida RTP/ NORTE