segunda-feira, 6 de julho de 2009

Noite de pegas na Feira de Caça no Algarve


Noite de Verão, esta sexta-feira 3 de Julho no Parque das Cidades junto ao Estádio Algarve, casa cheia para assistir a uma boa noite de pegas, protagonizada pelos alentejanos dos Amadores de Cascais e de Cuba, lidaram-se três toiros de João Moura e três de Francisco Romão Tenório, todos eles de excelente apresentação mas mansos no seu geral.
Abriu praça o cavaleiro João Moura, que gozando enorme popularidade ainda para mais numa assistência maioritariamente de caçadores, Moura andou esforçado frente ao mais pesado da noite, da sua ganadaria, que com entradas bruscas dificultava a lide ao cavaleiro de Monforte. No segundo do seu lote um “Romão Tenório” que cedo se fechou em tábuas, o “Maestro” puxou pelos seus galões e deixou uma lide agradável com a ferragem curta a ser cravada a sesgo.
José Prates no segundo da noite, frente a um “Moura” (o mais fraco de apresentação), deixou dois compridos bem colocados e nas bandarilhas merece destaque o 3º curto em sorte frontal com forte batida ao piton contrário. No quinto da noite, Prates mostrou toda a sua toureria, numa lide correcta sempre com a preocupação de preparar as sortes, citando de frente, colocando a ferragem em “su sitio”, sendo bastante ovacionado.
João Moura Júnior, no seu primeiro foi protagonista de uma lide sempre em crescendo, aproveitando o menos manso da noite, o jovem cavaleiro de Monforte colocou dois bonitos ferros compridos, para depois em cites frontais e sempre conotado com o digníssimo, deixar as bandarilhas cravadas ao estribo, rematando a lide com um bonito ferro de palmo. No que encerrou a noite Moura Jr. pouco mais pôde fazer que com toda a sua vontade e querer deixar a ferragem da ordem, num toiro que criou crença em médios e de lá só arrancava com intenção de fazer mal.
Nas pegas e frente a toiros com pesos a rondar os 500 quilos e que pouco se empregavam nas lides a cavalo, os homens das jaquetas de ramagens, não facilitaram e tiveram sempre por cima dos seus opositores, pelos Amadores de Cascais, foram solistas Pedro Marques à primeira depois de dobrar Ventura Deroteia que tentou uma vez saindo lesionado numa perna, Luís Camões e Bruno Cantinho também à primeira, pelos Amadores de Cuba foram caras Óscar Fitas, Miguel Sabino e Rogério ambos ao primeiro intento.
Dirigiu o espectáculo o Sr. Pedro Reinard, estando a ferragem a cargo do Sr. Luís Campino

Sem comentários:

Enviar um comentário