segunda-feira, 6 de abril de 2009

Alcochete: mais uma vez Miguel Moura

Por motivos de saúde ficou adiado o “confronto” entre João Moura e João Salgueiro, sendo que a casa Moura ficou igualmente bem representada com a presença em praça de João Moura Júnior em Alcochete. A terna ficou completa com António Telles e os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Alcochete.

António Telles abriu praça cravando o primeiro comprido em sorte de gaiola, protagonizando mais um bom momento na ferragem comprida a que poucos dão importância. Nos curtos andou ao seu jeito clássico, lidando com elegância em sortes frontais.

Frente ao quarto da ordem manteve o plano regular atingido na primeira das suas exibições, contornando algumas das dificuldades impostas pelo oponente.

João Salgueiro levou emoção à pequenina praça de toiros de Alcochete ao cravar dois soberbos ferros curtos no término da sua primeira actuação. Levantou público ao citar em curtíssimas distâncias, atacando ao piton contrário e reunindo em condições perfeitas, pondo emoção em dois ferros à antiga numa lide em que cumpriu a ferragem inicial com acerto, iniciando com três curtos em sortes cesgadas.

O cavaleiro de Valada foi autor de uma prestação correcta frente ao segundo do seu lote mas desta feita não ultrapassou o patamar que transpõe a regularidade. Cravou uma série de curtos de boa nota mas sem a emoção da sua primeira actuação.

João Moura Júnior substituía seu pai nesta tarde em Alcochete. Esteve bem, principalmente nos curtos montando o seu veterano cavalo Belmonte que com arte, oficio e experiência conduziu até aos médios um toiro que facilmente se fixava em tábuas.

Frente ao toiro que fechou praça, o mais velho dos filhos de Moura mostrou o que mostram as figuras, faculdades na hora de lidar qualquer tipo de toiro. É certo que não houve sonoro triunfo, mas houve provas importantes frente a um complicado oponente que foi perdendo mobilidade ao longo da lide.

O Grupo de Forcados Amadores de Montemor quebrou ontem o seu jejum nesta praça de toiros. A seu cargo estiveram as pegas ao primeiro, terceiro e quinto toiros da ordem, concretizadas na ocasião pelos forcados José Maria Cortes à primeira, João Pedro Tavares também à primeira e Pedro Santos à segunda tentativa.

Para a pega dos restantes astados estiveram em praça o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete. Para a cara foram Vasco Pinto, efectivando ao primeiro intento, Hugo Branquinho e José Vinagre consumando à segunda tentativa.

O curro de toiros desta tarde pertencia à ganadaria que leva o ferro do Eng. José Samuel Lupi, estavam na generalidade bem apresentados mas com comportamentos diferenciados entre si.

Miguel Moura encerrou as actuações da tarde com uma actuação em grande plano repetindo o êxito alcançado no dia anterior em Portalegre. Muito bem nos compridos e espectacular nos curtos cravados al quiebro com grande emoção, Miguel encerrou a sua prestação com dois palmos numa tarde de grande triunfo em que o público se rendeu completamente aos encantos do mais pequeno de Monforte.

Este novilho foi pegado a “duo” pelos dois grupos de forcados, sendo o forcado da cara o jovem Francisco Borges dos Amadores de Montemor.

Dirigiu o espectáculo o Sr. Ricardo Pereira num espectáculo em que se registou cerca de meia casa forte de entrada de público.

Sem comentários:

Enviar um comentário