segunda-feira, 25 de maio de 2009

Tarde agradável no Montijo



Apesar da instabilidade climatérica que se fazia sentir, a empresa Aplaudir levou por diante a II Corrida da Liga dos Bombeiros Portugueses na Monumental Amadeu Augusto dos Santos no Montijo.
Anunciavam-se os cavaleiros Luís Rouxinol, Sónia Matias e Gilberto Filipe, bem como os Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Amadores do Montijo e Amadores do Pinhal Novo, para enfrentarem um curro de touros da ganadaria de Pinto Barreiros.

Abriu praça o cavaleiro Luís Rouxinol, que viu o seu primeiro touro, de 520Kg, ser recolhido por visíveis dificuldades motoras, saindo em seguida o segundo do seu lote, com o peso de 465Kg, um touro que permitiu uma lide agradável ao cavaleiro de Pegões. Rouxinol esteve correcto nos três compridos com que abriu a lide, nos curtos a lide subiu de tom, com o cavaleiro a ir de frente para o touro em sortes bem desenhadas. Terminou a lide com um bom ferro de palmo.
No seu segundo touro, o sobrero com 470Kg, Rouxinol voltou a estar correcto, numa lide que chegou mais ao público e que foi de menos a mais, culminando num ferros de violino, um de palmo e um par de bandarilhas a duas mãos. Uma lide em que o publico muito contestou com o director de corrida por não conceder musica.

Para lidar o segundo da tarde, de 535Kg, esteve Sónia Matias, que realizou uma lide em crescendo perante um touro que ao longo da lide veio a mais. Sónia logo cedo chegou ao público com a sua alegria, numa lide correcta onde se destacam o ferro de violino e de palmo com que encerrou a lide.
No seu segundo, de 453Kg, Sónia veio decidida a triunfar. Esteve bem na brega, bem como na preparação das sortes, indo de frente para o touro deixando bons ferros, culminando a lide com dois ferros de palmo.

Completava o cartel Gilberto Filipe, que estava praticamente em casa. No seu primeiro, colocou aquilo que o Pinto Barreiros, de 494Kg, não tinha. Citou de frente, encurtando distâncias, realizando uma boa lide. Na segunda lide voltou a estar bem, perante um touro que permitiu a Gilberto andar a gosto, ladeando e fazendo ouvir fortes ovações da parte dos tendidos.

No que diz respeito às pegas a tarde foi fácil. Pelos Amadores da Tertulia Tauromáquica do Montijo, pegaram Luís Frieza, à primeira e Luis Carrilho à segunda. Pelos Amadores do Montijo foram caras Pedro Santos, á primeira e João Paulo Damasio, também à primeira. Pelos Amadores do Pinhal Novo, foram solistas Sandro Patraquim, á segunda e Miguel Marques à primeira.
Quanto ao curro de touros de Pinto Barreiros, saíram á arena bem apresentados e cumprindo na generalidade.

O espectáculo foi dirigido pelo Sr. Pedro Reinhardt assessorado pelo Dr. Patacho Matos tendo como cornetim o Sr. José Henriques, numa tarde que contou com meia casa forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário