segunda-feira, 25 de maio de 2009

Triunfo de Prieto em Évora



Numa altura em que a Festa dos Toiros sofre algumas investidas dos “contra” em algumas localidades, Évora mostrou precisamente o contrário e retomou a tradição da Garraiada Académica.
Estas garraiadas sempre foram sinónimo de festa, irreverência e alguma informalidade; logo, o local certo para aqueles que se querem iniciar na arte do toureio darem os primeiros passos de forma mais “aliviada” e descontraída.

Começou com Pedro Torres que abreviou a sua lide, depois de colocar alguns ferros como pôde…

De Tomar veio João Dominges, um Jovem que deu provas de valor e vontade, começando com dois bons ferros compridos e seguindo no mesmo tom pelos curtos, desenvolveu a lide de forma correcta com ladeios na cara do opositor e rematando as sortes de forma certa e vistosa.

O grande triunfador da tarde tinha o Nome de Mateus Prieto, um jovem de 17 anos de Benfica do Ribatejo (familiar do Ex Presidente do Benfica, Manuel Damásio, que se encontrava na bancada dando-lhe o seu apoio). Mostrou-se toureiro em todos os aspectos, executou sortes variadas, ferros compridos e curtos de forma correcta e emotiva como exigem as regras. Manteve sempre uma ligação com o público extraordinária, terminando a sua lide com um violino e um ferro de palmo que lhe valeu uma forte ovação, assim como chamada ao centro da arena depois de merecida e aplaudida volta. Uma agradável surpresa este Jovem Mateus, a mostrar que nem só de “dinastias” vive o toureio.

João Ganhão rubricou uma alegre e “inesperada” lide. Dado a qualidade da mesma (boa) João fazia gestos de “nem ele querer acreditar. Terminou de forma apoteótica com um par de bandarilhas, e apeando-se do cavalo para receber fortes aplausos do público; À Bastinhas mesmo!!

Os 10 grupos de forcados (AAUÈ, Desporto, Geografia, Reabilitação, Sociologia, Agronomia, Economia, Seistetos, Gestão, Artes Visuais) entre paródia e grande disposição executaram boas pegas quase todas ao primeiro intento.

De salientar também as nobres e bravas vacas, gentilmente cedidas pelo Exmo Sr João José Comenda, que também colaboraram para que o espectáculo tivesse o brilho que teve.

Um grande Olé para a Associação Académica da Universidade de Évora, e Empresa Terra Brava de Carlos Pegado, que retomaram em boa hora esta garraiada; deixando para trás o tão hipócrita: “politicamente correcto” e enveredando sim pelo “tradicionalmente saudável”.

este foi um espectáculo dirigido pelo Sr. Francisco Farinha, tendo como cornetim Hélio Tique.

Sem comentários:

Enviar um comentário