terça-feira, 28 de setembro de 2010

4ª corrida da Associação Equestre de Viana do Alentejo

- Praça de Toiros Desmontável

- Data: 26 de Setembro de 2010, pelas 16 horas
- Empresa: Associação Equestre de Viana do Alentejo
- Ganadarias: Nuñez d’el Cuvillo
- Cavaleiros: Luís Roxinol, Ana Baptista e Lívio da Silva
- Grupo de Forcados Amadores: Amadores de Évora e Amadores de Beja, capitaneados por Bernardo Patinhas e Manuel Almodôver, respectivamente.
- Assistência: 3> casa
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. António dos Santos, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Manuel Lourenço.

Integrada na Feira d’Aires, e pela quarta vez, a Associação Equestre de Viana do Alentejo, levou a cabo no passado Domingo uma Corrida de Toiros, com direito a prémio para melhor lide e para a melhor pega. Montavam o cartel os cavaleiros Luís Rouxinol, Ana Baptista e Livio da Silva, e no campo dos forcados, os Amadores de Évora e de Beja, que enfrentaram um bonito curro com ferro Nuñez d’el Cuvillo. No intervalo do espéctaculo o público desfrutou da actuação do Grupo de Sevilhanas da clasee de dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Luís Rouxinol foi o vencedor do prémio para a melhor lide, e o Grupo de Forcados Amadores de Beja, por intermédio do forcado Ricardo Castilho na pega do 4º da tarde, o vencedor do prémio para a melhor pega.

A abrir a tarde, Luís Rouxinol, frente a um toiro bem rematado e bravo durante a lide, esteve bem na colocação dos compridos, sem complicar. Nos curtos a mandar vir o toiro de largo, cravou ferros de boa nota, terminando em beleza com um ferro de palmo, ao gosto dos presentes. A fechar a sua tarde, Rouxinol teve pela frente, à semelhança do seu primeiro, um bonito Nuñez d’el Cuvillo que cumpriu. Nos compridos esteve ao seu nível a cravar os ferros de largo, com rigor e valêntia, e nos curtos esteve outra vez muito bem, onde se viveram bons momentos de toureio, rematando com dois ferros de violino e, o típico, par de bandarilhas de muito boa nota.

Ana Baptista viu-se frente a um toiro bem apresentado, mas pouco colaborador durante a lide. Nos compridos esteve regular e na cravagem dos curtos teve alguns bons momentos. No geral, esteve bem no decorrer desta sua primeira lide. Melhor esteve no seu último da tarde. Proporcionou um bom começo de lide ao cravar o primeiro a dar vantagem ao toiro, esteve muito bem nos compridos. Nos curtos esteve num nível de regularidade, que apesar de alguns bons ferros, a lide ficou marcada pela colocação de um ferro traseiro. Não fosse este percalço, e teria sido uma lide de boa nota.

A fechar o trio de cavaleiros, Lívio da Silva, cavaleiro “da terra”, onde se notou forte apoio nas bancadas. No primeiro que lhe calhou em sorte, proporcionou uma lide agradável. Nos compridos esteve bem sem comprometer e nos curtos esteve bem a não complicar. No seu segundo e a fechar esta tarde de toiros, esteve em bom plano. Nos compridos resolveu a papeleta, cumprindo com a colocação da ferragem também nos curtos.

No que respeita aos forcados, não foi uma tarde fácil.
Pelo Grupo Forcados Amadores de Évora, abriu praça o forcado João Leitão a consumar à 3ª tentativa. O forcado na primeira tentativa não aguentou o toiro e adientou-se, na 2ª, à semelhança da primeira, não esteve correcto, consumando à 3ª já com ajudas carregadas. Gonçalo Ornelas saltou à arena para pegar o terceiro da tarde, só o conseguindo ao 5º intento. Na 1ª tentativa esteve um pouco precipitado, adientando-se. Na sua 2ª, recebe com os joelhos e em seguida roda na cara do toiro, acabando por cair. Consumou à 5ª, a sesgo e com ajudas carregadas. Para fechar a tarde do grupo, Manuel Rolo, pegou à 2ª tentativa. Na primeira tentativa recebeu com os joelhos, corrigindo-se na segunda tentativa, onde mandou no toiro, recuou e recebeu bem o toiro, para consumar a pega com o grupo a ajudar.

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Beja, abriu a actuação do grupo, o forcado João Fialho. Esteve bem a citar, a mandar no toiro para ter uma boa reunião, onde foi bem ajudado pelo grupo. Ricardo Castilho, o vencedor do prémio para a melhor pega, esteve bem a citar e a alegrar o toiro, onde reuniu bem, fazendo uma pega correcta, bem ajudado pelo grupo. Para pegar o último da tarde, Miguel Sampaio, à 4ª tentativa. No primeiro intento recebe com os joelhos, na segunda tentativa correcto a receber, não consumando pois as ajudas tardaram. Acabou por pegar à 4ª, onde esteve correcto à frente do toiro, assim como o grupo a ajudar.

O Mais e o Menos
+ Recusa consciente dos forcados em dar volta apesar da insistência dos Cavaleiros.
+ Bravura do curro enviado pela Ganadaria de Nuñez d’el Cuvillo
- Muito pó na arena, no decorrer das lides.

Sem comentários:

Enviar um comentário