terça-feira, 28 de setembro de 2010

Rouxinol triunfa em Viana

Por ocasião da Feira de Aires, realizou-se no domingo vinte e seis de Setembro a Tradicional Corrida de Toiros em Viana do Alentejo, três quartos de casa bem composta para assistir as actuações dos cavaleiros de alternativa Luís Rouxinol e Ana Batista e ao cavaleiro da terra o praticante Lívio da Silva, frente a 6 bonitos toiros, bem rematados de carne e a não complicarem, embora todos eles de córnea fechada de Nuñez d’el Cuvillo, na disputa da melhor pega os Amadores de Évora e Beja.

Luís Rouxinol veio a Viana com ganas de triunfo, tendo enfrentado os dois toiros mais colaborantes da corrida, o cavaleiro de Pegões entendeu na perfeição o que tinha pela frente, no primeiro começou por colocar os compridos regulares, para depois andar a gosto nas bandarilhas, com bonita brega, ladeando e rematando sempre as sortes. No segundo que lhe saiu em sorte, Rouxinol voltou a ter uma lide redonda, com sites frontais pisando os terrenos ao toiro, cravando em reuniões justas e limpas, rematando a lide com o tradicional par de bandarilhas.

Ana Batista não foi bafejada pela sorte nesta tarde em Viana, tendo pela frente os dois toiros mais reservados do encierro, no primeiro valeu toda a entrega da cavaleira de Salvaterra, para colocar tudo aquilo que o toiro não transmitia, com sites frontais entrando na cara do toiro e deixando a ferragem bem colocada. No quinto da tarde e segundo do seu lote, o “filme” voltou-se a repetir e Ana teve de puxar por todos os seus galões para dar uma lide adequada a um toiro que se parava em médios e que só investia quando lhe pisavam os terrenos, o publico entendeu e esteve sempre com a cavaleira.

Lívio Silva, cavaleiro praticante e a jogar em casa, frente ao seu publico, acusou um pouco o peso da responsabilidade de dividir cartel com duas figuras, no primeiro que lhe saiu em sorte, um toiro que não complicou, Lívio deixou dois compridos á tira e quatro curtos todos em sortes frontais e em reuniões limpas, nesta primeira lide à que enaltecer o trabalho dos seus peões de brega, na colocação do toiro para a cravagem do ferro. No último da tarde vimos um Lívio mais solto, mais desembaraçado e a mostrar que tem bons ensinamentos, voltou a estar correcto na cravagem, assim como na forma como abordava o toiro, sempre em sortes frontais.

Nas pegas a tarde foi de pouco brilho, mais por culpa dos forcados do que propriamente por dificuldades criadas pelos toiros, por Évora foram solistas João Leitão à terceira, Gonçalo Ornelas à quinta e Manuel Rolo à segunda, pelos Amadores de Beja pegaram João Fialho à primeira, Ricardo Castilho vencedor do prémio para a melhor pega ao primeiro intento e Miguel Sampaio à quarta.

Esta corrida foi dirigida pelo Sr. António dos Santos, estando a embolação e ferragem a cargo de Manuel Martinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário