domingo, 19 de junho de 2011

Manolo Segura morreu aos 77 anos



Manuel Segura Sánchez (Manolo Segura), antigo matador de toiros, morreu ontem em Mallorca, onde residia com a filha, em consequência de prolongada doença.
Natural de Málaga, onde nasceu a 1 de Março de 1934, fora no passado mês de Março homenageado pelo Ayuntamiento (autarquia) local, que concedeu o seu nome a uma rua da cidade. Segura foi o primeiro toureiro malagueño a pisar os ruedos espanhóis depois da guerra civil.
Manolo Segura tomou a alternativa em 6 de Julho de 1958 (fotos da direita) em La Malagueta (praça de toiros de Málaga) das mãos de Júlio Aparício (pai) com "Chicuelo hijo" como testemunha, ante toiros de Juan Pedro Domecq. Confirmou-a em Las Ventas, Madrid, em 27 de Setembro de 1959 com toiros de El Pizarral, apadrinhado por António Bienvenida com o testemunho de Manolo Vásquez.
Protagonizou inúmeras tarde de glória na praça da sua cidade, tendo saído em ombros de La Malagueta em mais de 50 ocasiões, razão pela qual desde 1994 a "porta grande" da praça de Málaga se chama "Porta Grande Manolo Segura". Além de ter sido o diestro que mais vezes a abriu, conta ainda com o recorde de ter sido levado em ombros desde a praça até à sua casa no bairro de La Victoria.
Manolo Segura repartiu cartel com todos os grandes toureiros da sua época e a sua arte ultrapassou fronteiras, tendo toureado bastante em Quito, no Equador, onde foi mesmo um ídolo de massas. Integrou o cartel de inauguração da praça de Iñaquito junto de Luis Miguel Dominguín e Pepe Cáceres em 5 de Março de 1960.
A sua carreira não foi muito longa e em 1962 decidiu retirar-se das arenas, reaparecendo apenas num ou noutro festivais de beneficência.

Fotos D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário