sábado, 9 de julho de 2011

Filipe Gonçalves brilha em Tavira

Com três quartos de casa, realizou-se nesta sexta oito de Julho, a tradicional Corrida de Touros à Portuguesa por ocasião da Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural em Tavira, um cartel bem rematado que merecia mais entrada de público, mas os factos estão há vista e mesmo com entradas a vinte euros, a crise está aí!!!

João Moura, Tito Semedo e Filipe Gonçalves, Amadores da Tertúlia do Montijo e Amadores de Cascais, frente a seis novilhos toiros de Rio Frio de jogo desigual, compunham o cartel.

João Moura abriu a função com uma lide “sonsa” com pouca história, frente a um toiro que apenas investia quando lhe pisavam os terrenos, pouco se viu do cavaleiro de Monforte, rematando a lide com dois palmitos. No quarto da noite e segundo do seu lote, João Moura, voltou a não ter sorte e este “Rio Frio”, muito pior que o primeiro, era um “manso perdido”, parado apenas algumas mangadas, nítidas da sua mansidão, fizeram com que o Maestro se esforça-se, mas não conseguindo arrancar aquilo que o toiro também não tinha, foi a lide possível numa noite sem história para o cavaleiro de Monforte.

Tito Semedo apresentou-se em Tavira com ganas de triunfo, no primeiro do seu lote andou correcto nos compridos, para na ferragem curta entender na perfeição o que tinha pela frente, sempre alegre e conectado com o publico, Tito deixou a ferragem limpa em sortes frontais, pisando os terrenos ao seu opositor. No quinto da noite Tito voltou a estar em bom plano, com toureria e vontade de triunfar, perante um “Rio Frio” que não criou dificuldades, andou correcto nos compridos e toureou a gosto nas bandarilhas, entrando de frente, com ligeira batida ao piton contrário, deixando a ferragem bem colocada, recebendo no fim calorosos aplausos da bancada.

Filipe Gonçalves, cavaleiro algarvio veio a Tavira mostrar que tem valor, que sabe montar, que tem cavalos e que não precisa de números circenses para arrancar do digníssimo (e é este que alimenta a festa) os mais fortes aplausos, duas lides redondas de muito mérito a deixar as bancadas de pé, no primeiro andou toureiro, três compridos, dois deles de excelente nota e quatro curtos em sortes frontais com o terceiro e quarto de parar corações, provocando a investida, aguentando, para depois num palmo de terreno tirar a montada e cravando de alto a baixo, rematando a lide com um par cravado a duas mãos, com os tendidos de pé a atribuir as mais fortes ovações da noite. No que encerrou a noite, voltou a triunfar numa lide toda ela em crescendo, com sortes bem delineadas e só depois de ter o publico com ele, é que o “Furacão Algarvio” lá foi buscar o “Xique” cavalo russo que bate palmas, para deixar dois curtos frontais e dois violinos a pedido do digníssimo.

Noite de pouco trabalho para a forcadagem em que os toiros não complicaram, e só alguma desatenção dos forcados, tornaram mais difícil a tarefa de pegar toiros. Por parte da Tertúlia do Montijo foram solistas Paulo Silva á segunda, Rodrigo Carrilho á primeira e Marco Raimundo á terceira, pelos Amadores de Cascais, pegaram Paulo Loução á segunda, Ventura Doroteia á primeira e Paulo Maurício á segunda.

Esta corrida em Tavira foi dirigida pelo Sr. Agostinho Borges, estando a ferragem e embolação a cargo de Bruno Lopes.

Sem comentários:

Enviar um comentário