sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dia de exaltação à figura do Forcado Amador


No passado Sábado, em Évora, tive oportunidade de assistir àquilo que chamei de dia de exaltação à figura do Forcado Amador. Penso que jamais havia presenciado tão grande quantidade de forcados por metro quadrado. Também penso nunca ter visto uma praça de toiros com tal moldura humana. A lotação da Arena d’Évora estava bem para lá de esgotada e manteve-se assim durante mais de quatro horas.
No ano passado, infelizmente, não pude estar presente na I Festa do Forcado, bem como os elementos do Grupo que tenho a Honra e Prazer de comandar.
Este ano não quisemos ficar de fora e apesar de todas as barreiras (custos) a vencer, lá fomos até Évora, eu e a parelha escolhida para entrar no concurso de cernelhas. Infelizmente os restantes elementos tiveram de “ficar em terra”, pois não é possível fazer deslocar o Grupo completo mais do que uma vez por ano ao continente, mas isso são outros “quinhentos” e a razão que me leva a escrever estas linhas não é lamuriar-me, bem antes pelo contrário, e se tivesse que o fazer, neste caso só poderia ser por a praça de toiros de Évora não ser maior, para caber todos quantos queriam assistir à II Festa do Forcado. No próximo ano ainda vai ter mais gente, sim porque no passado sábado fiz uma promessa a mim mesmo, mover o céu e a terra para conseguir apoios de modo a que para o ano não estejam em Évora apenas três elementos do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, mas sim Todos. Não o fiz porque vencemos o torneio. Não, fi-lo por achar que num dia tão importante e simbólico para a forcadagem, ninguém pode ficar de fora.
Para mim um grupo de forcados deve ser uma escola de valores. O meu é! O que se passou na tarde de sábado teve tudo a ver com isso, vi uma “competição” onde ninguém ficou de fora, onde todos fizeram questão de participar, onde todos torceram uns pelos outros e divertiram-se em conjunto. Vi valorizar as nossas raízes, quer seja no recordar de sortes antigas, devidamente explicadas, quer na actuação de antigos elementos de vários grupos. É fundamental saber-mos de onde vimos, para podermos saber para onde queremos ir.
Os meus sinceros parabéns aos promotores deste evento. Acredito que não seja fácil levar a cabo tão arrojada iniciativa, por isso mesmo temos todos que dar o nosso apoio e incentivo, para que iniciativas destas não se percam. Bem hajam!
Adalberto Belerique

Forcado Amador

Cabo do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense

1 comentário:

  1. Ah grande Cabo, é assim mesmo.Não te esqueças do que é prometido é devido lol.
    Adalberto tenho muita honra e orgulho em pertencer ao GRUPO de FORCADOS AMADORES da TERTÚLIA TAUROMÁQUICA TERCEIRENSE.
    As palavras que acabaste de proferir neste pequeno(mas grande em conteúdo)texto demonstra a pessoa e o Cabo dedicado que tens sido para com este GRUPO.Há amigos e ex-forcados deste grupo que costumam usar uma frase para definir o grupo que se bem te lembras é:"Não somos melhores nem piores que ninguém...somos diferentes".Hoje atrevo-me a dizer que nem somos diferentes nem piores somos melhores,e atenção que é essa a minha opinião e que já a tenho há muito tempo, não foi preciso acontecer o que aconteceu em Évora para ter essa opinião.Um bem haja a todos os Forcados AMADORES de Portugal e a todos os que praticam essa sorte fora de PORTUGAL.
    Forcado Amador.

    Helénio Melo

    ResponderEliminar