segunda-feira, 20 de abril de 2009

Festival Internacional de Puro-Sangue Lusitano



O mais importante evento dedicado ao Cavalo Lusitano em Portugal e no Mundo — o Festival Internacional do Puro-Sangue Lusitano —, está de volta. Numa organização da APSL - Associação Portuguesa dos Criadores do Puro-Sangue Lusitano, o referido evento celebrará a sua vigésima primeira edição entre os dias 10 a 13 de Junho, no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.

Criada para se dedicar à divulgação e defesa do Cavalo Lusitano, a APSL desempenha um papel decisivo na evolução da Raça. A Associação é gestora do Livro Genealógico tendo como objectivo preservar e perpetuar a Qualidade de Carácter, Antiguidade Genética e Funcionalidade do Cavalo Lusitano.

A institucionalização oficial do Livro Genealógico (Stud- Book) da Raça Lusitana representa um passo decisivo no progresso da mesma ao iniciar-se um importante e criterioso trabalho de selecção.

O Festival marcado sempre para o mês de Junho, é já uma data reservada no calendário dos amantes do Cavalo Lusitano — reúne criadores vindos de todo o Mundo, e um grande número de jornalistas estrangeiros da especialidade, também eles cruciais na promoção e divulgação da Raça Lusitana.

O esforço que a APSL tem feito para mostrar a Funcionalidade do Cavalo Lusitano tem-se traduzido por uma maior procura por parte dos utilizadores.

Cerca de uma centena de coudelarias nacionais membros da APSL – representando 40% das coudelarias existentes em Portugal marcam presença nos quatro dias do certame, entre criadores / proprietários vindos do Brasil, França, México, Espanha, Alemanha e Inglaterra.

Um cenário animador quando se associa o facto do efectivo da Raça Lusitana estar em crescimento sobretudo na Europa e na América – Brasil e México – onde há uma extraordinária progressão em quantidade e qualidade.

Produto da cultura portuguesa, praticamente o único produto vivo que Portugal exporta, o Cavalo Lusitano é o produto zootécnico que mais divisas faz entrar no nosso país.

Se o número de coudelarias se mantém estável em Portugal, o mesmo não se pode dizer em relação à qualidade geral da produção que tem aumentado muito, levando a crer que se venham a criar cavalos mais funcionais dentro da Raça, contribuindo para o seu progresso e assegurando a sua vitalidade.


O Festival Internacional do Puro-Sangue Lusitano constitui a «principal montra» das coudelarias que aqui expõem os seus melhores exemplares, e, como tal, um excelente centro de negócios assim como de apresentação de produtos nacionais, equipamentos e serviços associados, de prestígio e qualidade.

Um exemplo disto mesmo é a associação dos produtos portugueses de qualidade com o objectivo de promover o que de melhor se faz em Portugal; o Vinho, a Cortiça, o Azeite e o Cavalo Lusitano.

Sem comentários:

Enviar um comentário