quarta-feira, 30 de junho de 2010

À conversa com Abel Correia...


No próximo sábado dia 3 de Julho, realiza-se mais uma Grande Corrida de Toiros, por ocasião da tradicional Feira da Caça, Pesca e do Mundo Rural, que irá ter lugar nas Instalações do Estádio do Algarve entre Faro e Loulé, esta nocturna à portuguesa tem a organização da empresa de Abel Correia, com um cartel aliciante, a nossa reportagem esteve a conversa com o organizador.

Jorge H. Sampaio (JHS) – Abel pelo segundo ano consecutivo a organizar esta importante Corrida da Feira de Caça e Pesca do Algarve e uma vez mais com a presença do Maestro João Moura.

Abel Correia (A C) – Sim é verdade, esta é uma feira importante que se realiza no Algarve e pelo segundo ano consecutivo, vamos ter lá a nossa presença. É com muito gosto que vamos lá estar, a corrida este ano realiza-se ao sábado e, assim queremos dar outra oportunidade às pessoas que o ano passado não viram o João Moura de o poder ver este ano, com a certeza que o Maestro vai a Loulé com a vontade de triunfar.

JHS – Um cartaz com aliciantes, João Moura, Tito Semedo e Brito Paes.

AC – Sim os dois artistas que lá vão repartir cartel connosco, o Sr. Tito Semedo é um cavaleiro com muita qualidade com muito valor, com muita importância na tauromaquia nacional e que compõe muito bem esse cartel em competição, o Sr. Brito Paes é um jovem em que nós apostamos forte, tem todas as potencias para ser toureiro e como o ano passado teve uma temporada extraordinária, não queríamos deixar de o ter em Loulé também para dar importância a esse cartel.

JHS – Abel vamos ter um curro de Herdeiros Cunhal Patrício, como estão esses toiros para esta corrida?

AC – Olhe tivemos um cuidado imenso em escolher um curro de toiros com importância também para dar categoria a esta Feira e a esta corrida, posso dizer que os “Cunhal Patrício” estão imponentes, estão muito bonitos, muito bem apresentados e este ano já lidamos dois curros de Cunhal Patrício e saíram muito bem, o que para nós nos dá uma garantia total de êxito para Loulé.

JHS – Nos forcados este ano a aposta recai nos grupos da Tertúlia do Montijo e nos Amadores do Aposento do B. Verde de Alcochete, algum motivo especial.

AC – Este ano decidimos levar estes dois grupos de forcados de mais longe, também para poder-mos dar a conhecer essa feira a alguém que ainda não teve oportunidade de a conhecer, é uma forma de também podermos colaborar com a organização dessa feira, pois sabemos que quer um grupo quer outro, já têm preparados autocarros para passarem o fim de semana no Algarve e, o nosso interesse é que as coisas corram bem para ambos os lados e para os artistas poderem actuar com uma casa cheia é sempre muito melhor, dá-nos mais brilho.

JHS – Esta corrida está marcada para as dez e meia da noite, mas a partir das dez vamos ter um espectáculo de Variedades Taurinas.

AC – Sim é verdade, no nosso país não é autorizado a participação das crianças para mais tarde, pois era no fim que se enquadrava bem a actuação do Miguel Moura, mas como isso não é possível, vamos ter então no inicio a actuação do Miguel que é um rapaz com muita raça e que será um toureiro com o seguimento do pai. Esta é também uma mais valia para o espectáculo, pois o Miguel Moura é um miúdo com muita qualidade com muita raça que vai-se impor no mundo da tauromaquia e tem um professor que todos gostariam de ter que é o pai João Moura. O Miguel irá lidar também um novilho de Herdeiros de Cunhal Patrício e estão anunciados os forcados da Tertúlia do Montijo, mas nestes casos geralmente os grupos repartem sempre.

JHS – Quanto a esta corrida estamos conversados, mas Abel, como está a decorrer a temporada para o Maestro João Moura?

AC – Bem a temporada para o João Moura está a decorrer como nós planeamos no inicio, por vezes nós pensamos as coisas vamos executa-las mas depois há uma base importante, que é o estar bem em praça e, é aí que o João Moura tem uma arma importante, que é o triunfar em todas as corridas que se apresenta e para ele é igual estar em Loulé, estar no Campo Pequeno, na Moita, em Santarém, estar numa praça de primeira ou noutra, o que ele quer é triunfar, assim saia o toiro para ele poder mostrar toda a sua maestria. Para quem esteve na corrida de Santarém no passado dia 10 de Junho pode testemunhar isto, o João Moura triunfou e mostrou ganas até parece que está agora a começar a tourear, quer triunfar em todas as corridas e, também é fruto de muito trabalho diário porque ele todos os dias quer fazer coisas novas e é esse o segredo do João para se manter no top é com muito trabalho diário muita dedicação.

JHS – Abel uma pergunta que se impõe nesta nossa conversa, Campo Pequeno?

AC – Bem sobre o Campo Pequeno, vocês vão ter noticia, eu não queria me pronunciar muito sobre isso, não queria ser eu a da-las.

JHS – Mas vamos ter o João Moura este ano no Campo Pequeno?

AC – Sim …, não posso adiantar mais…, não posso adiantar mais, as coisas estão muito bem encaminhadas, e penso que se vai concretizar, mas pronto não quero adiantar mais nada, não me vou pronunciar mais sobre isto e será a seu tempo a empresa a prenunciar-se sobre isto.

JHS – Abel resta-me agradecer e desejar o maior sucesso para a corrida da Feira de Caça e Pesca e a maior sorte para a carreira do Mestre João Moura.

AC – Eu é que agradeço a oportunidade que me dão em poder divulgar esta corrida, que é de uma feira muito importante, em que todos os toureiros gostariam de participar nela e, gostaríamos que o publico aderisse também para dar mais brilho a todos os intervenientes, o meu muito obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário