sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tomás Pinto em grande na ultima "fabulosa" de Albufeira


A ultima das tradicionais “Fabulosas de Verão” da Monumental de Albufeira, realizou-se na passada quarta-feira 8 de Setembro, uma corrida mista com um quarto de casa para assistir ás prestações dos cavaleiros Marco José, Ana Baptista, Manuel Teles Bastos, Tomás Pinto e do matador Sérgio Santos “Parrita”, nas pegas estiveram os Amadores de Coruche e Alter do Chão frente a cinco bonitos novilhos/toiros de Fernando Santos de jogo desigual.

Marco José começou por apontar dois compridos regulares, cravados no centro do ruedo, depois de ter recebido bem o seu oponente, dobrando-se com ele e deixando-o bem colocado, na ferragem curta, Marco deixou bons apontamentos numa lide correcta que terminou com um violino, não evitando contudo um forte toque na montada.

Ana Baptista teve pela frente um toiro reservado, que cedo se parou no centro da arena, arrancando apenas para se defender, no entanto a cavaleira soube lhe dar a lide adequada principalmente nos curtos, com sortes frontais e entrando nos terrenos do toiro, para depois com fortes batidas ao piton contrário deixar a ferragem limpa e em su sitio.

Manuel Telles Bastos passou por Albufeira com uma lide de momentos altos e outros menos bons, frente a um “Fernando Santos” pouco colaborador, o cavaleiro da Torrinha sentiu algumas dificuldades para entender o seu oponente, tendo o ultimo ferro sido o melhor da lide com um site curto em sorte frontal, cravando ao estribo numa reunião bem medida.

Tomás Pinto, moralizado e a atravessar um bom momento, teve pela frente o mais voluntarioso da corrida, embora com alguma crença em médios, o jovem cavaleiro praticante entendeu na perfeição o tipo de lide a dar, com sortes frontais e remates à saída dos ferros, Pinto recebeu as maiores ovações da noite, toureando a gosto, medindo bem os terrenos ao toiro, teve toda uma lide em crescendo, terminando com um bonito violino, passando em terrenos de compromisso já com o toiro a descair para tábuas, seguido de um palmito de muito mérito.

Sérgio Santos “Parrita” é caso para dizer: “Olé Toureiro” assim as oportunidades vão aparecendo, esteve elegante de capote, sabendo esperar pela investida do astado, nas bandarilhas, tercio que tanto gosta, esteve correcto deixando quatro pares em “su sitio” um deles numa bonita sorte violino. De muleta Parrita andou mandão, medindo bem os terrenos, toureando por ambos os pitons com plástica e elegância digna de um matador, bonitas séries de naturais num toiro que cedo se “rachou” mesmo assim Parrita soube aproveitar deixando um enorme ambiente no touródromo algarvio.

Noite acertada para os forcados com bonitas pegas, pelos Amadores de Coruche, foram solistas, João Laranjinha à primeira e Luís Gonçalves à segunda dobrando uma primeira de José Marques que sairia com um corte na face (provocado por uma bandarilha), pelos de Alter do Chão estiveram na cara Rodrigo Maria à primeira e Darlon Figueiras à terceira.

Este espectáculo na Monumental de Albufeira, foi dirigido pelo Sr. António dos Santos auxiliado pelo Dr. José Sousa, estando a ferragem e embolação a cargo do Sr. João Lazaro.

A partir de sexta-feira dezassete de Setembro, regressam as oportunidades aos jovens na monumental algarvia, com os espectáculos marcados para as nove e meia da noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário