sexta-feira, 17 de junho de 2011

Óscar Rosmano ontem no Campo Pequeno

Óscar Rosmano ontem no Campo Pequeno, momentos antes de se iniciar a novilhada,
com o director do "Farpas" e Rita Barreiros

O antigo matador de toiros Óscar Rosmano assistiu na trincheira do Campo Pequeno (por amável convite do gerente Rui Bento) à novilhada de ontem à noite.
"Não entrava nesta praça há 40 anos. A última vez que aqui toureei foi numa corrida do Sindicato dos Toureiros, picada, com toiros da ganadaria Palha", recordou ao "Farpas" o histórico matador eborense, há vários anos radicado no México e que, como todos os anos acontece, está agora de visita à família e amigos em Portugal.
Óscar Rosmano esteve na domingo passado em Reguengos na corrida de homenagem à memória de Mestre Batista, na próxima semana não vai perder "o meu S. João em Évora" e no início de Julho assistirá em Vila Franca à corrida mista do Colete Encarnado.
Nascido na cidade de Évora há 70 anos, Rosmano tomou a alternativa há 42 em Aguascalientes, no México, onde entretanto se radicara, apadrinhado por Raúl García, com o testemunho de Jesus Solorzano.
Em novilheiro formou recordada parelha com José Falcão, acabando por retirar-se das arenas depois da morte do seu companheiro de tantas e tantas tardes, em Barcelona, a 11 de Agosto de 1974.
"Nesse mesmo dia eu toureei em Espinho. Soube à noite, em Coruche, da morte do Zé. Fui ao funeral no dia seguinte em Barcelona e decidi ali que nunca mais toureava", lembrou ao "Farpas".
Depois disso, Rosmano toureou ainda uma vez num festival na Aldeia da Luz, no ano de 2000. Seu filho, também chamado Óscar Rosmano, está a preparar um festival para assinalar o 40º aniversário da alternativa do Pai.

Foto D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário