quinta-feira, 23 de junho de 2011

Polémica: Solange Pinto "responde" a Potier



Em artigo de opinião publicado hoje no seu novo site www.touroeouro.com, a jornalista Solange Pinto aplaude a advertência feita pela empresa "Aplaudir" aos fotógrafos taurinos para que fiquem quietos nos burladeros durante as lides dos toureiros e as pegas dos forcados, mas reage às declarações sobre o mesmo tema proferidas pelo presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados, José Fernando Potier (foto da esquerda), desta forma:

"O presidente da Angf entre outras coisas, refere ‘...a Aplaudir tem toda a razão, pois é uma vergonha verem-se certas atitudes dentro da trincheira…, …a trincheira mais parece uma feira de vaidades…concordo plenamente que os que não sabem estar no interior de uma trincheira, não podem lá permanecer. Infelizmente, muitos deles nunca estiveram cara a cara com um toiro, pois se assim fosse, perceberiam por certo a quietude que deve verificar-se numa trincheira’.
Talvez por me sentar cá mais acima, me sinta no direito de achar caricata esta conversa…
Primeiro, não preciso eu, nem ninguém, de estar na cara de um toiro, para perceber o que pode ser prejudicial um movimento externo para quem diante dele está.
Segundo, por estar cá mais acima, vejo também, que a meio da lide do cavaleiro, são os forcados quem numa trincheira mais se mexe, perfeitamente alheios a quem a cavalo toureia. Mal são eleitos os oito magníficos, lá começa, o esbracejar que constitui o ‘aquecimento’. Viram-se costas à arena numa postura completamente anti ética.

E não adianta dizer que não é bem assim… todos sabemos que é!
Quietos na trincheira, sim! Mas todos…!"


Fotos Emílio/Arquivo "Farpas" e João Dinis

Sem comentários:

Enviar um comentário