quinta-feira, 23 de junho de 2011

Temos pena...


A internet é, até ver, um "espaço livre" onde qualquer um escreve o que entender, à margem dos códigos deontológicos do Jornalismo ou de outros e à margem, também, aparentemente, do que está estipulado na Lei de Imprensa.
É perfeitamente legítimo que existam na internet blogues, fóruns, sites dos que têm opinião contrária à nossa, dos que são alegadamente anti-taurinos. Já é menos legítimo ou não chega sequer a ser legítimo que nesses espaços (sítios) se escrevam mentiras tentando denegrir a imagem dos que jogam a vida nas arenas em prol de uma arte, de uma cultura e de uma tradição que têm milhões de adeptos em Portugal.
O "Farpas Blogue" alertou anteontem para o facto de num denominado "Fórum Prós e Contras Touradas", da rede social "Facebook", ter sido postado por uma senhora (cuja identidade pode eventualmente nem ser verdadeira - outra das "maravilhas" destas modernices é poder-se criar páginas e sites com identidade encapotada) um texto onde se acusavam dois grupos de forcados (Amadores de Montemor e Amadores de Vila Franca) de desacatos provocados na Marinha Grande no passado dia 21 de Maio, data em que ali se efectuou uma corrida de toiros em praça portátil.
O referido texto esteve - e está - na internet, à mercê de todos e mais alguns, sem que os referidos grupos de forcados tivessem o cuidado de vir a público desmenti-lo. Provavelmente, nem dele teriam tido conhecimento, se não fosse o "Farpas Blogue" tê-lo aqui dado à estampa, ressalvando precisamnete que os dois grupos de forcados não tinham vindo ainda a público esclarecer ou desmentir as acusações de que eram alvo.
Surpreendentemente (ou talvez não), só ontem à tarde os cabos dos respectivos grupos assinaram um comunicado conjunto, enviado do mail da Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), desmentindo categoricamente o teor do referido texto - como se impunha. O que, repetimos, certamente não se teria verificado se o "Farpas Blogue" não tivesse vindo a público denunciar o referido texto.
Surpreendentemente, também (ou talvez não), os dois cabos dos referidos grupos atiraram-se ao "Farpas" e ao director do "Farpas" (p'ra variar) e deixaram passar à margem a autora do texto e a página do "Facebook" em que o mesmo foi publicado (postado). Como se a culpa fosse nossa. Como se a autoria da atoarda fosse nossa... quando, afinal, nós apenas alertámos a forcadagem para o que dos dois grupos se dizia nesse texto...
Temos a consciência tranquila. De que foi graças a nós que o assunto ficou esclarecido. De que prestámos mais um serviço à Festa. Contra aqueles que constantemente a atacam. Assim não o entenderam os dois cabos dos dois referidos grupos. Temos pena...

"Farpas"

Foto João Dinis

Sem comentários:

Enviar um comentário