segunda-feira, 14 de junho de 2010

Parabéns Piriquita....


Ainda há cheiro a sardinha assada na rua e a arraial, já estão montadas as barracas da massa frita e os jovens finalistas do Externato Faria vendem esferográficas para angariação de Fundos, a banda toca pelas ruas, há Festa na Arruda.

É assim que se promove a festa de toiros em Portugal com oportunidade aos jovens, entradas livres, grande esforço de organização da Tertúlia Tauromáquica “O Piriquita” e o resultado casa praticamente cheia e um espectáculo agradabilíssimo. Eu como aficionado, apenas digo OBRIGADO PIRIQUITA.

O impulsionador Dr. Pedro Faria, apaixonado pelo toureio a pé, e muito tem feito por ele, organizou em conjunto com os restantes elementos, uma aula prática de toureio onde teve o aliciante de reunir os jovens promessa da Tauromaquia.

Tiago Martins, o mais rodado de todos os ginetes não esteve no seu melhor, sofreu demasiados toques na sua montada num novilho que lhe pediu contas. Acabou por alcançar os melhores momentos nos dois violinos que colocou e no ferro de palmo.

João Maria Branco, tem feito progressos significativos em ralação à temporada passada, aproveitou o bom hastado que lhe tocou e se cumpriu nas farpas, nos curtos o 2º e 5º foram merecedores de grande registo atacando o touro de frente, para depois ao sovaco colocar o ferro numa boa reunião.

Manuel Vacas de Carvalho, o menos rodado, nem por isso o menos vistoso. Pratica um toureio clássico dentro do que o seu mestre lhe ensina, e esse mestre tem “só” o nome de Sr. Luís Miguel da Veiga. Caso o Manuel continue aceitando as orientações do seu mestre, e praticar o toureio clássico vai ter sempre espaço no panorama tauromáquico. Esteve correcto na cravagem dos compridos e vistoso nos curtos.

Paco Velásquez (Escola de Sevilha), não teve matéria-prima para brilhar, mesmo assim esboçou pormenores com o capote e só pelo lado direito pôde mostrar algo com a flanela.

Cuqui (Escola de Badajoz) recebeu com uma larga farolada e mostrou quietude com o capote. Ainda com o percal esteve correcto no quite por chiquelinas cingidas. Tem facilidade em bandarilhas, e com a flanela esteve toureiro em muletazos largos e templados. É variado no seu toureio, tanto ao natural como derechazos. Realizou em semi circulares invertido com a consequente mudança de mão que o público muito aplaude e já no fim uma série de manoletinas muito aplaudidas. Este Cuqui tem mesmo pinta de toureio.

Miguel Murtinho (Escola José Falcão), apertado pelo Cuqui, foi receber o novilho à porta dos sustos de joelhos no chão provocando logo uma forte ovação do público. Bandarilhou com raça e começou a sua faena de muleta com um passe cambiado pelas costas para depois embalar para uma boa faena com passes cheios de alma toureira. Murtinho recreou-se ainda nos naturais com plástica e estética toureira.

Forcados da Arruda com pegas a cargo de Carlos Carvalho (1ª), David Silva (2ª) e Bruno Cruz (1ª).

Novilhos de José Luís Cochicho cumpriram na generalidade com destaque para o 5º de elevada nobreza e muito merecidamente volta para o ganadero e o novilho ovacionado na recolha.

Na brega destaque para Ernesto Manuel e soberbo como são os grandes toureiros David Antunes.

Nota alta à Banda da Santa Casa da Misericórdia da Arruda dos Vinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário