terça-feira, 14 de abril de 2009

Páscoa na Chamusca sem Duarte Pinto



O Domingo de Páscoa foi forte em número de festejos taurinos no nosso país, um pouco como acontece por toda a península ibérica.
Houve festival na Chamusca, sendo este o primeiro espectáculo promovido pela nova gestão desta praça de toiros, numa tarde em que se registou relativa boa entrada de pública, meia lotação preenchida.
Em cartel Francisco Cortes, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos, Marcos Tenório, Duarte Pinto e Tiago Lucas para a lide de um curro de toiros de apresentação e jogo desigual da ganadaria de Cunhal Patrício.
As pegas estiveram a cargo dos Grupos de Forcados Amadores da Chamusca, Amadores do Aposento da Chamusca e Académicos de Elvas.

Foi o mais antigo agrupamento em praça, os Amadores da Chamusca, aquele que obteve maior regularidade, consumando as duas pegas ao primeiro intento pelos forcados João Vasconcelos Neves e Mário Duarte.
As pegas ao segundo e quinto toiros da ordem foram efectuadas à segunda e primeira tentativa, respectivamente, pelos forcados João Vinagre e Tiago Laranjinha.
Os Académicos de Elvas mandaram para a cara do terceiro e sexto toiros do espectáculo, os forcados Jorge Dias e Joaquim Guerra, concretizando as funções ao terceiro e segundo intento, respectivamente.

Francisco Cortes abriu as hostilidades na Chamusca, sendo autor de uma lide agradável e sobretudo entretida. Depois de cumprida a ferragem inicial, deixou bons curtos sendo muito aplaudido.

Filipe Gonçalves fez jus ao seu alegre estilo e pôs em delírio a assistência. Exuberante e dando primazia aos adornos, Gonçalves cravou a ferragem da praxe com entusiasmo.

Manuel Telles Bastos cumpriu com classicismo a sua passagem por esta localidade ribatejana. Três compridos e uma série de curtos cravados ao estribo em reuniões perfeitas.

Marcos Tenório esteve em bom plano e deixou ambiente na Chamusca depois de citar com alegria e deixar curtos de nota positiva. Terminou com um palmo muito ovacionado.

Tiago Lucas revelou algumas dificuldades na hora de lidar o oponente, deixando apenas as bandarilhas que o tempo de lide permitiu, sendo alvo de alguns toques nas montadas.

A função terminou com a lide do quinto da ordem e que caberia ao cavaleiro praticante Duarte Pinto. O filho do cavaleiro Emídio Pinto desmaiou em plena trincheira pouco depois das cortesias, ficando impossibilitado de lidar na Chamusca. Foram seus substitutos Francisco Cortes e Filipe Gonçalves que a duo tourearam, estando os dois colegas em plano regular.

O espectáculo foi dirigido pelo Sr. Pedro Reinhardt.

Sem comentários:

Enviar um comentário