sexta-feira, 3 de abril de 2009

Sobre a Festa do Forcado


A Festa do Forcado, organização das empresas Terra Brava e Tauromania, à semelhança do ano anterior, idealizou o dia da Festa do Forcado baseando-se num único principio: enaltecer a imagem e espírito do Forcado Amador, proporcionando, aos forcados e ao público em geral, um dia de confraternização dentro e fora da arena.

À noite realiza-se uma corrida de toiros para a qual foi convidado para pegar o Grupo de Forcados Amadores de Mazatlán em representação do México, dando a esta organização mais uma cor da universalidade desta actividade única.

Com esta envolvência, não quis, a organização, escolher um grupo de forcados para representar Portugal na corrida da noite e sim proporcionar ao Grupo vencedor do Torneio mais um prémio, o ter a oportunidade de pegar a referida corrida.

Desta forma, todas as actividades que compõem o evento, Torneio de Cernelhas, Tourada e Festa, foram pensadas, sem benefício ou prejuízo de algum Grupo participante, apenas com a preocupação de todos serem vistos como iguais e todos terem a oportunidade de fazer, nesta emblemática praça, aquilo que, em principio, mais gostam: PEGAR TOIROS.

Assim fica cumprido o objectivo de fazer da Festa do Forcado um dia Nacional sem barreiras nem fronteiras a nenhum forcado, independente da terra, grupo ou historial que representa.

O Torneio de Pegas de Cernelha é o grande momento da tarde que conta com a participação de 43 Grupo de Forcados Amadores que desde logo se mostraram disponíveis e empenhados em participar nesta salutar e divertida competição.

Nos últimos dias a organização e o público em geral tomou conhecimento, através de comunidados enviados para diversos sites taurinos, que o Grupo de Forcados Amadores de Évora e de Alcochete não pegariam a corrida a realizar dia 11 de Abril, após o torneio de cernelhas caso o ganhassem. O Grupo de Forcados Amadores de Santarém já tomara essa posição informando pessoalmente quem de direito- a organização.

Se premiar um Grupo de Forcados com uma corrida de toiros é contra o espírito amador, se apresentar alguma competição entre Grupos de Forcados é contra o espírito amador, então, infelizmente, nós não sabemos o que significa Amador.

Tendo tido em consideração o sucedido e depois de consultar todos os Cabos dos Grupo de Forcados participantes decidiu a organização manter o prémio conforme foi anunciado: que ganhe o torneio e que peguem os Teixeiras quem cernelhar melhor…mas e acima de tudo que todos se divirtam muito!

Dia 11 de Abril a Arena d´Évora irá presenciar um dia diferente, inteiramente dedicado ao Forcado e no qual contamos com a presença de todos, quer peguem quer não peguem.

P´la Organização
Carlos Pegado - Sócio Gerente da empresa Terra Brava

Rodrigo Corrêa de Sá - Sócio Gerente da empresa Tauromania

Sem comentários:

Enviar um comentário