quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ministério da Cultura dedica espaço à Tauromaquia


A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, criou uma secção especializada em Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura (CNC). Um despacho de 11 de Fevereiro, ontem publicado em Diário da República, cria a entidade destinada a "emitir pareceres e recomendações sobre questões relativas à concretização de políticas, objectivos e medidas a desenvolver" na tauromaquia.

A nova secção, que será presidida pelo inspector-geral das Actividades Culturais, junta representantes do Estado (Direcção-Geral das Artes, da Saúde e de Veterinária) a figuras escolhidas por associações do sector. Terão assento toureiros, forcados, criadores de touros de lide, directores de corrida, veterinários com actividade taurina e empresários tauromáquicos.

Rui Bento Vasques, responsável pelo Campo Pequeno, elogiou a ministra por uma medida que "fortalece toda a actividade do sector" e é o "melhor golpe e no momento mais oportuno" contra quem contesta as touradas. Gabriela Canavilhas é aficionada e participou, enquanto directora-geral da Cultura dos Açores, no Fórum Mundial da Cultura Taurina, que decorreu na Terceira em 2009. Segundo o gestor da principal praça de touros portuguesa, a criação da secção permitirá "alterar para melhor" o regulamento dos espectáculos taurinos.

Fonte: Equisport.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário