segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Murteira Grave decide "vetar" Rui Fernandes depois do que se passou na Granja


Estava anunciado, desde há várias semanas, um Festival para a praça de toiros da Granja. Anunciavam-se novilhos de Murteira Grave e a participação dos cavaleiros José Manuel Duarte e Rui Fernandes e dos espadas Nuno Casquinha e Morenito de Portugal.

No próprio dia do Festival, nas paredes da Praça de Toiros junto à bilheteira, encontrava-se um aviso assinado pelo Presidente da Junta da Freguesia, entidade organizadora do espectáculo, no qual se informava que o cavaleiro Rui Fernandes não iria estar presente pois se tinha recusado a tourear um novilho de Murteira Grave, a ganadaria anunciada.

Veio posteriormente a público um comunicado emitido pelo apoderado de Rui Fernandes, Inácio Ramos Jr., o qual reinvidica uma combinação com um "colaborador" da Junta da Freguesia, que o próprio não identifica, na qual, refere o apoderado, tinha ficado assente que o cavaleiro tourearia um novilho de Passanha e não um novilho Grave e que, não se cumprindo a "combinação", o cavaleiro optou por não estar presente no Festival. Refere ainda Inácio Ramos Jr. que a partir de agora contratualizará sempre o que combina e que o fará com as entidades promotoras do espectáculo e não com "colaboradores".

A Tauromania apurou junto do ganadero, Dr. Joaquim Grave, que Inácio Ramos Jr. pediu para ir a Galeana ver os novilhos que saíriam no Festival da Granja e que isso lhe foi facultado pelo que o apoderado de Rui Fernandes visitou a ganadaria e viu o grupo de novilhos de onde saíriam os 4 que rumariam à Granja. Nesse dia não apontou nenhum problema aos novilhos e não falou de nenhuma combinação feita para tourear uma rês de outra ganadaria. É estranho que tenha pedido para ir ver os novilhos Grave se já tinha combinado tourear um Passanha...

Na ante-véspera do Festival, segundo nos disse o Dr. Joaquim Grave, houve um conjunto de contactos que envolveram o apoderado Inácio Ramos, o Presidente da Junta da Freguesia da Granja e o próprio Ganadero, nos quais o apoderado informava que o cavaleiro só estaria presente se levasse um novilho de Passanha para lidar. A resposta do ganadero de Murteira Grave foi que ou lidaria os 4 novilhos conforme estava contratado ou não lidaria nenhum e o Presidente da Junta confirmou que se lidarião os 4 novilhos Grave que tinha adquirido. Inácio Ramos Jr. informou então que Rui Fernandes decidira não tourear, tal como foi comunicado nos Avisos colocados na Praça da Granja, sendo substituido por Pedro Salvador.

Perante tal situação o ganadero Joaquim Grave decidiu que Rui Fernandes não lidará mais toiros de Murteira Grave, decisão esta que será de imediato comunicada a todos os empresários.

Notas da Redacção:

1 - Inácio Ramos Jr. diz que a partir de agora contractualizará as actuações dos seus cavaleiros e só o fará com os promotores dos espectáculos. Então como é que tem feito até aqui? Não faz contratos e combina as coisas com outras pessoas que não os promotores dos espectáculos?

2 - Inácio Ramos Jr. diz que combinou as coisas com um "colaborador" da Junta da Freguesia da Granja. Porque é que não o nomeia? A Festa precisa de gente que dê a cara. Desta forma o comunicado de Inácio Ramos Jr. perde toda a credibilidade.

3 - Inácio Ramos Jr. diz que combinou que Rui Fernandes tourearia um novilho Passanha. Então porque foi ver os novilhos Grave anunciados e porque é que ao ver o Festival anunciado com 4 Graves (e ele viu os cartazes pois afirma no comunicado que o Festival foi por ele muito divulgado) não tratou de esclarecer a questão e de emitir então nessa altura um comunicado a informar que não tourearia pois tinha combinado tourear um Passanha e não um Grave? Achou Inácio Ramos Jr. que depois se trocava de novilho e pronto? Mesmo que isso acontecesse onde estaria o respeito pelo público que tinha comprado bilhete para ver 4 Graves e depois veria 3 Graves e 1 Passanha?

4 - Inácio Ramos Jr. representa Rui Fernandes pelo que o seu papel é colocar em prática a vontade do seu Cavaleiro. Entende Rui Fernandes que esta é a postura certa para uma figura? Não acha Rui Fernandes que, ainda que a razão estivesse do seu lado e há todas as dúvidas quanto a isso, o melhor seria ter ido à Granja tourear o novilho fosse lá de quem fosse e depois tomar as medidas devidas que passariam então por daí para a frente contratualizar as coisas e combiná-las com quem de direito?

5 - A Festa em Portugal não precisa destas trapalhices, não precisa de "colaboradores", não precisa de comunicados cheios de "rabos de palha". O que a Festa precisa é de toureiros valentes e de apoderados que os façam ser melhores.

6 - Por causa de um novilho Rui Fernandes "suja" a sua condição de figura e é "vetado" por um dos ganaderos mais prestigiados de Portugal. Porquê? Para quê?

Sem comentários:

Enviar um comentário