sexta-feira, 18 de junho de 2010

Moura e Verónica foram os mineiros em destaque!


João Moura e Verónica Cabaço foram os dois cavaleiros que mais se destacaram na Corrida de 12 de Junho em Aljustrel...

Quatro anos após a sua reabertura, a renovada praça de toiros de Aljustrel foi baptizada no passado dia 12 de Junho com o nome do seu antigo proprietário, Manuel António Lampreia, pai do actual ganadero alentejano António Lampreia. Embora a instabilidade do tempo, a corrida foi para diante e houve bons registos de toureio.

João Moura lidou um primeiro toiro algo reservado de Varela Crujo, mas que o cavaleiro soube ultrapassar tais adversidades com o “Picasso”, numa lide com muita ligação. No seu segundo, um flavo que não causou grandes apertos, o patriarca da família voltou a sacar o mesmo equino e protagonizou uma actuação em plano ascendente, com bons momentos de brega, finalizando com o “Spartacus” e deixando a fasquia elevada.

Tito Semedo actuou por diante de Moura, uma vez que toureava à noite no Pinhal Novo. O cavaleiro adoptivo de Santana da Serra andou laborioso nos seus dois toiros embora tenha demorado algum tempo a acertar com as distâncias. Todavia, cumpriu com a sua função!

Embora tenha lidado apenas um toiro, a amadora Verónica Cabaço deixou muitos bons apontamentos e foi uma verdadeira surpresa. Numa quadra totalmente renovada em relação à época passada, a cavaleira deu primazia às entradas frontais, numa prestação com muito sentido de lide e com conecção com as bancadas. Assim, o futuro adivinha-se promissor...

Em plano inverso está o novilheiro Vicente Forero. Numa altura tão complicada para o toureio a pé em Portugal, onde matadores e novilheiros lutam por uma vaga nas poucas oportunidades que alguns empresários ainda concedem... deveria este torero de Badajoz ter mostrado outros argumentos. Forero deverá meditar quanto ao seu futuro... e se será esta a profissão que deseja abraçar.

Os toiros da ganadaria Varela Crujo saíram bem apresentados, com diversas pelagens (castanho, negro, flavo) e cumpriram de um modo geral.

No capítulo da Forcadagem, pelos Amadores de Cascais pegaram José Maria Rocha à 3ª, Ventura Doroteia à 2ª e Paulo Loução (num misto dos dois grupos) à 1ª tentativa. Pelo conjunto de Beja foram à cara Tiago Graça à 3ª e Luís Eusébio à 1ª.

Dirigiu sem problemas António Barrocal com assessoria veterinária do Dr. Matias Guilherme. Em suma, João Moura e Verónica Cabaço foram os mineiros em destaque na Vila dos Pirites...

Sem comentários:

Enviar um comentário