quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Exposição de Tauromaquia em Monforte

No próximo dia 13 de Janeiro, os Serviços Culturais de Monforte receberá uma exposição sobre Tauromaquia intitulada “Tauromaquia no Concelho de Monforte” e que estará patente até 10 de Março.


A tauromaquia é uma tradição do Concelho de Monforte. As ganadarias, os cavaleiros, os forcados e bandarilheiros atraem muitos aficionados a esta terra alentejana. A população tem vivido sempre lado a lado com esta arte.

Os touros são uma paixão e um cartão-de-visita de Monforte, sempre presentes em festas, feiras e romarias, onde as touradas à vara larga e as largadas são eventos obrigatórios.

Vivem em Monforte nomes famosos, de prestígio a nível nacional e internacional, como os cavaleiros João Moura e Paulo Caetano. Estes legaram aos descendentes a arte do toureio e a responsabilidade de assegurar a continuidade das tradições de família. A confirmá-lo estão os filhos de João Moura (João Moura Júnior e Miguel Moura) e de Paulo Caetano (João Moura Caetano). São ainda de assinalar os irmãos João Augusto Moura e Benito Moura, como novilheiro e bandarilheiro, respectivamente, e ainda o Grupo de Forcados Amadores de Monforte que, apesar de ter uma carreira recente, já assegura o seu espaço no palco da fama. São também já referências, os bandarilheiros José Franco (Grenho), Hugo Silva, e Ricardo Raimundo, também naturais da freguesia de Monforte. João Silva, ?El Juanito?, filho do bandarilheiro Hugo Silva, inicia-se como bezerrista.

Todos estes protagonistas estão representados nesta exposição, numa organização conjunta do Município de Monforte e do Instituto Politécnico de Portalegre.

Sem comentários:

Enviar um comentário