quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Papel das Figuras do Toureio

Em Espanha é hoje noticia que a Presidente da Comunidade Autonoma de Madrid recebeu, reuniu e almoçou com um conjunto de toureiros para analisar várias questões importantes relacionadas com a Festa dos Toiros, nomeadamente as condições do próximo Concurso da Praça de Toiros de Las Ventas, a questão da Catalunha e a passagem da Festa para a alçada do Ministério da Cultura, etc.

Esperanza Aguirre não mandou a sua sub-secretária reunir com o secretário-geral dos toureiros, não. Esperanza Aguirre reuniu com os Toureiros. E os Toureiros não mandaram o seu secretário reunir com o Governo da Comunidade, não. Os toureiros fizeram-se representar pela "nata da nata". Julián López "El Juli", Cayetano Rivera Ordoñez, José María Manzanares, Miguel Ángel Perera e Alejandro Talavante, reuniram com a Comunidade. E atenção, não reuniram numa Festa, nem numa Homenagem, reuniram para trabalhar.

Ser Figura do Toureio não é só exigir as melhores datas nas melhores feiras, escolher a ganadaria que se toureia, os companheiros com quem se alterna e cobrar mais que os outros. Ser Figura do Toureio é conseguir fazer isto tudo mas ao mesmo tempo carregar aos ombros a própria Festa, ser o primeiro a dar a cara por ela, sentir-se responsável pelo seu presente e pelo seu futuro, ter uma visão daquilo que se pretende e assumir como missão ser a voz de todos os outros que, não sendo Figuras, não têm oportunidade de ser mediáticos, de serem ouvidos, de falarem ao mais alto nível com as autoridades competentes.

É-me quase impossível imaginar João Moura, António Telles, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e João Salgueiro a reunir com a Ministra da Cultura para trabalhar debatendo os assuntos mais importantes da Festa. Acho que os próprios nem sequer têm a noção de que seria muito importante que o fizessem de tempos a tempos.

Ainda menos estou a ver o João Moura Jr., o João Telles Jr., o Duarte Pinto, o Manuel Lupi, o Manuel Bastos e o Marcos Tenório a terem esta reunião. Bem sei que estes não são (pelo menos ainda) figuras do toureio mas a verdade é que estes têm exactamente as mesmas idades daqueles que reuniram com Esperanza Aguirre, todos, excepto Cayetano, ainda na casa dos vinte.

Lá os toureiros estão preocupados com as regras do próximo concurso de Las Ventas porque reconhecem a importância de Las Ventas. Nós por cá tivemos o Campo Pequeno fechado durante 6 temporadas, vimos encerrarem-se 2 praças em capitais de distrito (Setúbal e Viana) e a maior praça do país (Cascais) e as nossas figuras do toureio continuaram em casa a preparar os cavalos para a próxima corrida que se calhar irá ser numa desmontável numa freguesia com 1000 habitantes.

Espero sinceramente que ao verem estas noticias os nossos toureiros, as figuras e os que o querem ser, percebam ao menos a importância de tornarem a PRÓ-TOIRO uma coisa a sério, que faça em nome deles o papel que eles não fazem ou não sabem fazer mas que é absolutamente fundamental para o futuro da Festa.

Fotografia: Mundotoro

Sem comentários:

Enviar um comentário