quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ainda sobre a corrida da Marinha Grande


A corrida realizada na Marinha Grande no passado dia 5 tornou-se num exemplo e uma lição a ter em conta sempre que a tauromaquia portuguesa seja atacada pela associação ANIMAL e seus seguidores. E isto porque, a par do que já aconteceu com outras câmaras e empresas ou instituições que se quiseram associar á tauromaquia, a dita associação solicita a todos os seus associados e congéneres internacionais que enviem e-mails de contestação aos apoios prestados ou recebidos pela industria tauromáquica sob pena de que se não cederem ás suas exigências os mesmos irão boicotar através da não visita á cidade em causa ou a não utilizarem os produtos comercializados pela empresa.

Quando são associações de caridade ou de bombeiros os mesmos dizem que não farão qualquer donativo e aconselham os amigos e familiares a fazerem o mesmo.

A faço uma ressalva, quando vou ao Campo Pequeno e estão lá os manifestantes anti-touradas costumo ler um cartaz que diz "Boicote ás lojas do Centro Comercial do Campo Pequeno" mas acabo por vê-los a irem ao Centro fazerem compras e até já vi uns quantos a trazerem cerveja Sagres do supermercado SA, daí concluir que o boicote é só no papel.

Mas, voltando á Corrida da Marinha Grande a mesma esteve para ser cancelada por causa das tais mensagens enviadas via internet e que foram enviadas de certeza absoluta pelos mesmos e-mails que dias antes tinham sido enviados para a Câmara de Braga e, volto a repetir, mensagens enviadas por e-mails e não por pessoas pois tenho a certeza que muitos destes e-mails são enviados pelas mesmas pessoas mas com nomes diferentes e a prova disso é que a ANIMAL, quando tem que apresentar números concretos não os consegue atingir.

Dou dois exemplos: a Grande Manifestação pelos direitos dos animais que foi organizada em Outubro que iria ser um sucesso inclusive andaram a apregoar que os autocarros que vinham do norte já estavam cheios, mas, no dia da manifestação apareceram menos de 50 manifestantes, para já não falar do número de participantes que todas as quintas-feiras estava em frente ao Campo Pequeno, cerca de 20. O outro exemplo foi a solicitação de assinaturas para a entrega da "petição por um código de protecção dos animais" duma forma que não era verdadeira (acerca deste segundo ponto tenho em meu poder uma carta enviada pela ANIMAL e que mostram bem como as assinaturas são recolhidas), e, como estava a dizer, a realização da corrida foi ameaçada devido aos tais emails mas, como desta vez, as entidades ameaçadas não se deixaram impressionar pelas ditas cartas a realização da corrida foi autorizada. A mesma foi um sucesso, contando com 3/4 fortes de entrada de público, enquanto que a manifestação anti-touradas era constituída por 30 activistas. Com estes números mais uma vez ficou provado que a ANIMAL, acima de tudo, é uma associação mentirosa pois costuma dizer que a industria tauromáquica está em forte declínio e que cada vez há menos aficionados. Já agora ressalvo que naquele domingo realizaram-se outras corridas de touros e com bastante afluência e não nos pudemos esquecer que estamos em crise e os bilhetes não são propriamente baratos.

Agora pergunto o que é que de mal aconteceu á Marinha Grande depois da corrida?

O que é que a ANIMAL vai fazer em termos de boicote á Marinha Grande?

A grande lição que nós taurinos pudemos tirar desta corrida, que para mim é histórica, é que somos mais e somos melhores que eles mas temos também que os combater no local que eles têm sido superiores que é na internet e para isso basta enviarmos emails a aplaudir e acarinhar quem está connosco e mostrar-mos as nossa vitórias como foi o caso desta corrida.

Para terminar quero deixar os meus parabéns ao presidente da Câmara da Marinha Grande bem como ao presidente do Sport Lisboa e Marinha por não se terem deixado influenciar por emails descabidos, falsos e de terem tomado a decisão de continuar com a corrida de toiros.

Uma vez mais a democracia e a liberdade de expressão ganhou.

Miguel Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário