quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

As minhas notas


1 – É hora de balanços relativos à temporada taurina de 2009. O nosso site TAUROMANIA tem feito um louvável trabalho, realizando importantes entrevistas aos principais intervenientes da nossa Festa onde os mesmos fazem, não só um apanhado da época agora finda (com o respectivo balanço), como também mostram as suas interessantes visões sobre o presente e futuro da nossa tauromaquia. Como ponto comum às entrevistas destaco as afirmações relativas à importância da revitalização da tauromaquia em Portugal; a grande adesão - como há uns anos não se via - por parte do público às corridas de toiros (tendo em conta as dificuldades inerentes da crise económica mundial e o menor número de espectáculos); e a clara noção da enorme importância que todos os agentes da Festa têm na defesa e promoção do espectáculo taurino, quer dentro das suas próprias associações, quer como uma associação mais ampla que possa agregar todos os principais intervenientes do sector taurino. Estes balanços e estas afirmações devem ser um importante ponto de partida para algo mais concreto e desejado. Os aficionados portugueses desejam mesmo que tal aconteça. E arrisco mesmo a dizer que são os aficionados no seu todo, ou seja, os aficionados mais conhecedores e mais entendidos do espectáculo, assim como os novos aficionados que só agora começam a ir aos toiros. Esta ideia sai ainda mais reforçada com aquilo que escrevo a seguir.

2 – Portugal desde Setembro deste ano tem um novo Governo de apoio minoritário na Assembleia da República (AR), mas de novo liderado por José Sócrates. Há também uma nova composição na Assembleia, com novos deputados, novas estratégias políticas, novo desenho do mapa político português. Para todos nós aficionados e gentes da Festa é importante saber que no hemiciclo de São Bento há deputados capazes de defender os nossos valores e os nossos costumes. É importante saber que temos representantes políticos, com sensibilidade para entender o que é a Festa e que a defendam com garra.
Mas mais concretamente, para os aficionados e os agentes da Tauromaquia interessa, entre outras pastas governativas, olhar para a titular da pasta da Cultura, ou seja, a pianista Gabriela Canavilhas. Esta personalidade do mundo da cultura musical vai ter em mãos o dossier relativo aos assuntos taurinos pois, a Inspecção-Geral de Actividades Culturais (IGAC) depende, directamente, do Ministério da Cultura.Antes de entrar na “roda-viva” da política governativa nacional, Gabriela Canavilhas estava na Região Autónoma dos Açores, onde desempenhava um cargo de relevo no governo regional, precisamente, na área da Cultura. Diz quem a conhece que tem gosto pelo espectáculo taurino. Durante o Fórum Mundial da Cultura Taurina realizado no início do ano de 2009 (precisamente nos Açores), Gabriela Canavilhas representou o Governo Regional neste importante congresso, afirmando na altura toda a sua sensibilidade e admiração pela Festa de Toiros… Será que a sua coragem vai mais longe? Será que a nova Ministra poderá ser a desejada aliada das gentes da tauromaquia lusa? Esperemos que sim.
Retomo a ideia do projecto do novo Regulamento para o Espectáculo Tauromáquico. Já o escrevi e não me canso de repetir: as alterações propostas são necessárias e urgentes se tivermos em conta a necessidade de dinamizar o espectáculo tauromáquico em todas as suas componentes. É o Futuro da nossa querida Festa que está escrito naquele importante documento.
Ora segundo as últimas (e já antigas!!!) notícias que tenho sobre o projecto do novo regulamento, o mesmo está esquecido numa qualquer gaveta do Ministério da Cultura. Agora que há uma nova inquilina no Palácio da Ajuda não podemos ficar quietos. E é aqui que volta a entrar a necessidade de formalizar a criação de uma Plataforma conjunta com todos os agentes da Tauromaquia em Portugal. A tão desejada e falada associação estruturada que represente tudo o que há de melhor na Tauromaquia. Que promova de forma profissional este nosso espectáculo único.
Pode ser que a Ministra Gabriela Canavilhas dê o desejado “pontapé de saída” e avance com a aprovação do novo Regulamento Taurino em Conselho de Ministros. Sem dúvida, que era um grande presente para toda a Tauromaquia Portuguesa em 2010. Mas também é importante que a Plataforma de Defesa da Festa se torne uma realidade.
E a aprovação do novo Regulamento Taurino em Conselho de Ministros é um momento fulcral para entendermos se é realmente possível uma união em torno da defesa do nosso espectáculo. Mais do que nunca é urgente os aficionados e agentes da Festa unirem-se em defesa dos seus interesses. Mais do que nunca, é urgente acabar com as "guerrinhas" de mentideros e tomar posição oficial e única. E mais do que nunca, é hora de apresentar um projecto coerente e sólido que nos defenda dos ataques exteriores, mas que acima de tudo, garanta a força da Festa e a sua desejada continuidade. Será que 2010 nos traz maiores alegrias neste capítulo?

3 – Por fim e em plena época natalícia quero aproveitar para desejar a todos, os meus mais sinceros votos de Santo e Feliz Natal e um 2010 repleto de coisas boas. E é claro, uma época cheia de sucessos e fortes emoções taurinas!

* Miguel Soares é Técnico Superior na Câmara Municipal de Lisboa. Aficionado "desde sempre", é colaborador da página da Tauromania.

Sem comentários:

Enviar um comentário