segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Home | Notícias | Entrevistas Entrevistas O balanço da Temporada 2009 pelo Cabo do Real Grupo de Forcados Amadores de Moura


A Tauromania entrevistou Pedro Acabado Garcia, Cabo do Real Grupo de Forcados Amadores de Moura sobre a Temporada 2009.



Tauromania (T) - Chegámos ao final da temporada. Qual o balanço geral que faz da época do Real Grupo de Forcados de Moura?

Pedro Acabado Garcia (PAG) - O balanço que faço da época tem dois pontos distintos. A parte positiva onde destaco a coesão e as boas actuações do Grupo. E a parte negativa que consiste nas várias lesões e na gravidade das mesmas, numa época que ficou marcada por ser uma das épocas que originou mais lesões na história do Grupo.


T - Quais foram os momentos que destacaria?

PAG - Os momentos que destaco são as actuações na “Celestino Graça”, por ocasião da Feira da Agricultura em Santarém, as corridas da mini-feira do toiro em Moura, onde o Grupo pegou pela primeira vez toiros da lendária ganadaria de Miura, e a corrida da feira de Setembro de Moura, onde pegámos seis toiros de José Luís Pereda, com peso e a pedirem contas a todos os intervenientes.


T - Em termos estatísticos já tem alguns dados que nos possa dar?

PAG - Em termos estatísticos, o Grupo actuou em 13 espectáculos, pegou 39 toiros, efectuou 62 tentativas para pegar os 39 toiros. Fizemos uma média de 1,59 tentativas por toiro e pegámos uma média de 3 toiros por corrida.
Foram 13 os forcados que pegaram os 39 toiros.

Os forcados que mais pegaram foram:
Walter Rico – 6 toiros – 10 tentativas
Rui Ameixa – 5 toiros – 7 tentativas
David Veríssimo – 4 toiros – 4 tentativas.

Os forcados que mais primeiras ajudas deram, foram:
José Marques – 14
Filipe Garcia – 8
Rui Ameixa – 4

Os forcados que rabejaram foram:
Fernando Navas - 34
Cláudio Pereira - 2
Walter Rico - 1

As ganadarias que o Grupo mais vezes enfrentou, foram:
José Luís Pereda – 9 toiros
D. Luís Passanha – 7 toiros
Miura – 3


T - Como analisa o momento geral da tauromaquia?

PAG - Sobre o momento actual da tauromaquia tenho dois pontos de vista.
È de louvar o muito publico que vai à praça, a juventude que cada vez mais se interessa pelos nossos costumes, principalmente pelo mundo e tradições dos Forcados. Por outro lado, vejo que hoje em dia o triunfo pouco serve. Há anos atrás, quando o triunfo existia havia novas oportunidades, novos contratos que surgiam, hoje em dia os contratos surgem por outros motivos, do que pelo mérito ou labor de um Grupo.


T - Existem actualmente mais de 40 Grupos de Forcados. O que acha desta realidade, é positivo ou negativo?

PAG - Na minha opinião, todas as terras têm o direito de ter o seu Grupo de Forcados, desde que reúnam as mínimas condições para garantir o sucesso.
Todos os Grupos que pisam uma arena têm a obrigação de respeitar o público, a imagem do Forcado e todo o espectáculo tauromáquico, quando um Grupo não assegura condições para tal, então sou da opinião de que esse Grupo não tem motivo para existir.


T - Como vê o papel da ANGF na Defesa dos Forcados e da Festa? O seu Grupo tem tido um papel activo na associação?

PAG - A ANGF tem tido um papel preponderante na defesa dos forcados. Na minha opinião tudo o que a ANGF tem feito tem sido com o objectivo de melhorar as condições para os forcados, como tal, é importante que todos os grupos respeitem todas as regras desta associação.
O Grupo de Moura tem remado no mesmo sentido da ANGF desde os primeiros dias desta, cumprindo e defendendo as regras da mesma.


T – Sobre a questão das bandarilhas de segurança, qual a sua opinião sobre os 3 protótipos apresentados em Évora?

PAG - Eu estive presente, e pelo que vi, qualquer dos 3 protótipos me parece mais seguro para os forcados. Agora é tempo de todos se unirem e lutarem pela sua segurança.
O único perigo que um forcado deve enfrentar é o toiro.


T - A internet é hoje uma realidade na vida das pessoas. Mas na Festa ainda parece um pouco afastada. Como vê o papel da Net no futuro da Festa? E como é que o seu Grupo a utiliza actualmente?

PAG - A internet é um meio de comunicação que na tauromaquia está longe de ser totalmente explorado, sou completamente adepto e tenho a certeza que virá a ser muito positivo no mundo da tauromaquia.
O meu Grupo tem o seu espaço na internet em: www.rgfamoura.blogspot.com .

Sem comentários:

Enviar um comentário