quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

João Cortesão afirma-se como conferencista


O conhecido crítico taurino João Cortesão tem vindo a afirmar-se como conferencista, tendo já no seu curriculum um vasto leque de intervenções sobre toureio — a pé e a cavalo —, nas mais prestigiantes Tertúlias nacionais. Foi o que aconteceu esta semana em mais um jantar da Tertúlia Tauromáquica Eborense, que decorreu na Pousada dos Lóios (Évora), e que teve como convidado de honra precisamente João Cortesão.

O inédito tema escolhido pelo convidado não deixou de causar alguma surpresa em todos quantos assistiram à sua intervenção, motivando mesmo uma série de elogios, não só pelo nível cultural, mas sobretudo pelo trabalho de investigação histórica levado a cabo por João Cortesão.

O debate que se seguiu foi animadíssimo, prolongando-se pela madrugada, contrariamente ao que é habitual, e versou a técnica e a história do toureio em Portugal, Espanha e França com base larga experiência e conhecimento na Europa que João Cortesão possui nessa matéria.

O crítico taurino confessou-se lisonjeado pela forma “elevada e senhorial” como foi recebido em Évora, nesta prestigiada Tertúlia por onde passaram já Ortega Cano e Rocio Jurado, Manzanares, Paco Camino, David Ribeiro Telles, José Samuel Lupi, entre outros, estando para breve previstas as presenças de Álvaro Domecq e Ruiz Miguel. Recorde-se que, recentemente, João Cortesão moderou, na Gala do Toiro 2009, um debate sobre “Forcado - Complemento ou figura central da Festa?”, tendo previstas para Janeiro intervenções na Tertúlia do Quinzena (Santarém) e na Faculdade de Medicina Veterinária (Lisboa).

Sem comentários:

Enviar um comentário