quinta-feira, 18 de junho de 2009

ALCACER do SAL tem preparada a PIMEL 2009 com tourada no sábado 27 de junho


ALCACER do SAL .- A 19.ª edição da PIMEL “Feira do Turismo e das Actividades Económicas” de 24 a 28 de Junho, tem este ano 100 expositores, 20 tasquinhas e um cartaz com concertos, teatro de rua e muita animação que promete trazer a Alcácer do Sal muitos visitantes. Dedicado ao Estuário do Sado, fecha nos cinco dias com grandes concertos: Stone Slaves, dia 24; ABBA Tribute, dia 25; Paulo Gonzo, dia 26; Canta Bahia, dia 27 e Xutos e Pontapés, dia 28.
Dedicado ao estuário do Sado, a PIMEL arranca este ano no Dia do Concelh,o com a abertura oficial marcada para as 19 horas. Na mesma noite serão ainda homenageados 12 alcacerenses que se destacam em diferentes áreas. Neste dia a animação do certame fica também a cargo de talentos locais com a participação das bandas filarmónicas Amizade Visconde de Alcácer e Progresso Matos Galamba, do Rancho Folclórico de Alcácer do Sal e, à meia-noite, a actuação dos Stones Slaves. Antes, pelas 23 horas, a organização preparou uma animação de rua alusiva ao tema da feira e durante uma hora os visitantes vão encontrar, nomeadamente, um peixe gigante com as tradicionais redes de pesca, num espectáculo promovido pela Artelier.
O tema da feira reflecte-se também em todo o recinto. Além da decoração alusiva, na praça central serão projectadas imagens sobre o Estuário do Sado, e no pavilhão – que nesta edição passa a ser um espaço dedicado aos seminários e a cerimónias oficiais - vão estar expostos quadros e fotografias deste património natural, numa perspectiva pedagógica e de preservação da riqueza do concelho.
Quinta-feira, dia 25, a 19.ª edição da PIMEL abre portas ao meio-dia e entre as 16h e as 18h, o pavilhão recebe o seminário "Qualidade, Segurança e Valorização", com a presença de representantes da AHRESP, da ASAE e da DECO. À noite a animação será uma homenagem aos ABBA com a actuação dos ABBA Tribute, num concerto que promete pôr todos a dançar e a cantar frente ao palco principal.
Sexta-feira, o programa da feira começa com o seminário “Grandes Investimentos Turísticos em Alcácer do Sal "Impacto na Economia Local", que conta com a presença de representantes do Turismo do Alentejo, da Herdade da Comporta, da Herdade da Batalha e da Barrosinha Farm Resort. Depois do seminário, o pavilhão recebe a entrega de prémios do concurso de petiscos "Ao sabor do Sado" e o concurso de doçaria. A noite começa com um espectáculo equestre pela Escola Portuguesa de Arte Equestre e às 23h Paulo Gonzo sobe ao palco principal para um concerto onde vão ouvir-se alguns dos grandes sucessos que fazem parte dos seus álbuns. A animação prossegue noite dentro com música na praça das tasquinhas a cargo de Dj´s convidados.
Sábado o dia é dedicado à falcoaria, à equitação e à tourada. A partir das 17 horas, a praça das tasquinhas recebe uma exposição e demonstração de voo falcoaria e às 19h30, no picadeiro, tem inicio o derby de equitação, prémio Vale Sabroso. Já à noite, pelas 22 horas, a praça de touros João Branco Núncio vai encher para a corrida de touros com os cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol e João Salgueiro da Costa e os Forcados Amadores de Montemor-o-Novo. De volta ao espaço da feira, pelas 23h30, começam os ritmos brasileiros com a actuação do grupo Canta Bahia, um dos mais populares grupos de música brasileira em Portugal. Ritmo e muita alegria são ingredientes fundamentais nas suas actuações que contam ainda com memoráveis sucessos como Morango do Nordeste.
Domingo, último dia da feira, a noite vai fechar com um concerto com os Xutos e Pontapés, bandeira do rock nacional, que assinala 30 anos de carreira. Antes, e durante a tarde, o evento promove ainda um concurso de mel, uma demonstração de cães de trabalho, a entrega de prémios do concurso de fotografia "Outro olhar sobre Alcácer do Sal" e actividades de iniciação à equitação.
Esta edição conta com 20 tasquinhas, abertas noite dentro e com muitos petiscos e doces locais, e 100 expositores que vão estar concentrados na praça central da feira, numa zona de maior proximidade, convívio, e interacção com o público. Nesta zona encontra-se também o espaço dedicado às crianças com animais mecânicos e um mini autocarro em forma de lagarta que vai circular por todo o recinto.

Sem comentários:

Enviar um comentário