segunda-feira, 29 de junho de 2009

Noite "insonsa" no Montijo


A noite estava amena e propicia para ir aos touros, mas o publico não correspondeu como certamente se desejaria a esta que era a corrida do São Pedro, a segunda edição da corrida das Casas do Benfica e onde se comemorava o 50º aniversário do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo.

Anunciavam-se os cavaleiros Rui Salvador, João Telles jr e o praticante João Salgueiro da Costa, os Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e os Amadores de Alcochete, bem como, um curro de touros de Fernando Palha.
Comecemos esta crónica pelos touros que saíram esta sexta-feira á arena da Monumental Amadeu Augusto dos Santos, touros que no geral eram mansos e de fraca apresentação, especialmente o quarto que mereceu fortes assobios por parte do público. Um curro que não deveria ter sido apresentado na Monumental do Montijo.

Abriu praça Rui Salvador, que não teve sorte com o lote que lhe tocou. No primeiro touro pouco pôde fazer perante o manso que teve pela frente, foi uma lide esforçada com Salvador a tentar tirar o que o touro não tinha. No seu segundo touro, Rui abreviou a sua lide, pois teve pela frente um touro manso e com apresentação imprópria para a praça do Montijo. Foi assim uma passagem sem história de Rui Salvador pelo Montijo, neste ano em que comemora os seus 25 anos de alternativa.

João Telles Jr vinha com ganas de triunfar e conseguiu alcançar esse objectivo no primeiro touro, conseguindo dar a volta a um astado que se adiantava no momento da reunião, João deixou bons pormenores, culminando a lide com uma série de um ferro de violino, um de palmo e um par de bandarilhas. A segunda lide foi um pouco mais morna muito por culpa do oponente. João recebeu o seu touro à porta gaiola, esteve bem nos compridos, sendo que nos curtos deixou a ferragem ligeiramente ao piton contrário, culminando num ferro de violino.

Completava o cartel João Salgueiro da Costa que começou por receber muito bem o seu oponente, nos compridos esteve bem, para nos curtos o jovem cavaleiro dar a volta a um touro distraído e que se foi descaindo em tábuas. A segunda lide pouco diferente foi da primeira. João realizou uma lide esforçada tentando meter aquilo que o touro não tinha.

No que diz respeito á rapaziada da jaqueta de ramagens, pelos Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo foram caras Márcio Chapa, à segunda, Luís Friezas, à segunda e Pedro Bicho, à primeira.
Já pelos Amadores de Alcochete, pegaram José Vinagre, à segunda, Ricardo Mota, à primeira e Daniel Silva e João Sousa, numa sorte de cernelha.

Este espectáculo foi dirigido pelo Sr. Manuel Jacinto, numa noite que contou com meia casa forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário