sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jovens promessas mostraram o seu valor


- Praça de Toiros: Campo Pequeno

- Data: 18 de Junho de 2009, pelas 22 horas

- Empresa: Sociedade do Campo Pequeno, S.A.

- Ganadaria: 6 Novilhos de Manuel Veiga

- Cavaleiros Praticantes: Marcelo Mendes e João Soller Garcia

- Novilheiros: Daniel Nunes, Juan del Álamo, Manuel Dias Gomes, Paco Velásquez

- Grupos de Forcados: Forcados Amadores da Azambuja, capitaneado por Fernando Coração

- Assistência: 1/2 casa

- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. Nuno Nery, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Ritta.
A Novilhada integrada no Abono 2009 da Praça de Toiros do Campo Pequeno tinha diferentes atractivos, todos em torno da promoção de jovens promessas do toureio, que tentavam na arena lisboeta “agarrar” a oportunidade de triunfar na primeira praça de toiros do País.
Estava criada também bastante expectativa em relação à anunciada actuação do bezerrista “Michelito”, que tem despertado o interesse dos aficionados de todo o mundo, pela sua rara intuição toureira. Contudo, uma vez mais a organização “Animal” conseguiu usar de expedientes legais, para impedir a actuação do jovem “Michelito” que, deste modo, se viu impossibilitado de tourear no Campo Pequeno e mostrar toda a sua garra toureira. Mais um triste episódio protagonizado pelas associações radicais de defesa dos animais, com a conivência das instituições legais deste País que cedem facilmente à pressão destes grupos pseudo intelectuais.
Quanto à Novilhada propriamente dita, a vontade de triunfo foi patente em todas as actuações dos diferentes artistas em praça. A noite era de oportunidade e ninguém a quis desperdiçar!
Os novilhos da ganadaria de Manuel Veiga saíram à praça bem apresentados com pesos a variar entre os 431 Kg e os 508 Kg. Na verdade, cumpriram sem complicar as actuações de toureiros e forcados, com excepção do primeiro e sexto da ordem, que foram desiguais, não transmitindo e prejudicando as actuações dos toureiros.
No que diz respeito ao toureio a cavalo, o praticante Marcelo Mendes deixou três compridos regulares, colocados correctamente. Com um novilho parado e que não transmitia, o jovem ginete passou para os curtos tendo tempo para fazer tudo, incluindo diferentes passagens em frente ao toiro que não se ligava simplesmente ao cavalo. Cravou apenas três ferros, sendo um violino e outro de palmo. Embora mostrando determinação, Marcelo Mendes não pode fazer mais nada deste manso.
O jovem cavaleiro praticante João Soller Garcia também se apresentou em praça com vontade de triunfo. Deixou os dois compridos da ordem à tira, colocados de forma correcta. Nos curtos, quer no primeiro, quer no segundo deixou-se tocar na montada. Contudo, não desistiu e preparou as sortes seguintes de forma correcta, tentando ligar sempre o toiro com o cavalo. Destacam-se o quarto e quinto ferros curtos, onde Soller Garcia cravou com rigor, rematando as sortes correctamente e deixando bom ambiente nas bancadas.
Nas lides apeadas, o novilheiro Daniel Nunes - com um currículo com importantes triunfos já alcançados em diferentes certames internacionais – veio a Lisboa para confirmar os bons desempenhos que tem vindo a demonstrar na sua curta carreira. Com o capote lanceou bem à verónica criando, desde logo, ambiente no público presente nas bancadas. Com a muleta desenhou uma boa série de muletazos com a mão direita, rematando com emotivos passes de peito. Entendendo bem o novilho que lhe coube em sorte, deixou também uma boa série de naturais com a mão esquerda. Uma boa passagem deste jovem novilheiro pelo Campo Pequeno.
O espanhol Juan del Álamo, veio de Salamanca até Lisboa para competir com os seus alternantes de cartel. Regular com o capote, foi com a muleta que se recriou. Levando o novilho humilhado, tentou encurtar as distâncias, sacando alguns muletazos de qualidade. O novilho veio a menos e o espanhol não conseguiu tirar muito mais passes dignos de proveito.
Manuel Dias Gomes apresentou-se com muita determinação. Os caputazos mostraram a vontade deste jovem diestro em triunfar na primeira praça do país. Iniciou a faena de muleta com uma aparatosa colhida, temendo-se o pior. Contudo, Dias Gomes levantou-se e recriou-se, deixando duas boas séries com a mão de direita, onde esteve em bom plano. Com a mão esquerda, o novilho tinha investidas menos francas, pelo que o jovem novilheiro voltou a deixar um boa série de muletazos pela direita, terminando em plano superior.
O último novilheiro - Paco Velasquez - teve pela frente um novilho com arrancadas difíceis, com investidas de manso e que não permitiu ao jovem novilheiro brilhar em Lisboa. No capote esteve regular e com a muleta tentou sacar alguns passos, mostrando-se ao novilho que não transmitia. Velasquez tentou continuar a faena, mas apercebendo-se que estava perante um novilho manso finalizou a sua actuação sem história.
No capítulo da Forcadagem, os Amadores da Azambuja apresentaram-se no renovado Campo Pequeno pela primeira vez, tendo uma passagem digna pela arena da capital. No primeiro novilho foi à cara o forcado António Pedro Lourenço, que após uma primeira tentativa falhada, consumou à segunda, fechando-se bem e com o grupo coeso a ajudar. No segundo novilho foi forcado da cara André Miranda, consumando bem à primeira tentativa, aguentando os derrotes do toiro, numa pega vistosa e com brilho.
O Mais e o Menos

+ A vontade de triunfar de todos os artistas em praça, aproveitando a oportunidade de se apresentarem no Campo Pequeno;

+ O andamento da corrida sem intervalo;

- Nada a destacar
Fotografia: Carlos Ramalhinho

Sem comentários:

Enviar um comentário