quinta-feira, 18 de junho de 2009

Tarde de emoções em Santarém


Na última tarde da mini - Feira de Santarém em que se Lidou um excelente curro de Toiros Murteira Grave, quase todos foram para triunfar o que, ‘Taurinamente', é meio caminho andado para um espectáculo pleno de emoções.
António Ribeiro Telles Lidou um bom toiro com o qual esteve a gosto mas sem concretizar os bons ferros e os momentos de inspiração nos remates. Tivesse sido o caso, e à parte do 1º curto que devido ao excesso de velocidade teve colocação deficiente, teria sido uma Lide de Maestro. Destaque para 2 ferros: 3º comprido, e 5º curto em que carregou a sorte e foi de frente, um ferro à António Telles.
Sónia Matias tragou um toiro reservado que andou um pouco por arrancadas mas a Cavaleira, desembaraçada conseguiu montando o Nilo, estar por cima deixando mesmo alguns ferros de belo efeito motivados por reuniões altas. Acabou cedo o toiro tendo Sónia deixado 4 curtos e um palmo.
Manuel Caetano foi uma agradável surpresa. Já o tínhamos visto este num plano bem mais inferior, mas em Santarém apesar do seu estilo equestre peculiar ao Lidar o toiro mais pesado da Corrida com 575 kg, esteve em bom plano na ferragem curta montando um cavalo cuja origem desconhecemos e que aparentemente serve às mil maravilhas. Destaque para o 1º, 2º e 4º curtos e ainda um recorte de bom nível.
Telles Bastos foi o único que destoou por ter tido uma passagem sem história, sem afinco e sem montadas de nível em Santarém. Andou aliviadíssimo em compridos (sempre por fora), e em curtos deixou um único ferro de qualidade - o 4º.
Tomás Pinto teve uma actuação em crescendo. Irregular em compridos, em curtos montando o Visconde deixou 6 curtos de bom nível mas sem levar entusiasmo às bancadas. Nota-se um grande entendimento entre o Cavaleiro Praticante e esta última montada.
Francisco Palha começou mal a sua Lide com uma Sorte de Gaiola mal consumada. Em curtos esteve como sempre: arrimadíssimo, e a tourear com muita emoção. Deixou talvez o melhor curto da tarde, de execução soberba, a aguentar tudo dando vantagens, com uma reunião justíssima, grande 2º curto. Os demais (4) foram regulares mas a Lide foi na generalidade pouco brilhante, devido também ao comportamento do toiro que acabaria por vir a menos.
João Salgueiro sofreu uma aparatosa colhida na sua Sorte de Gaiola (foi a tarde desta Sorte, apenas Matias, Bastos e Pinto não a tentaram) e teve algumas dificuldades em entender um toiro de características menos boas que os seus irmãos, com a agravante de estar avisado pois havia colhido anteriormente. Ainda assim João fez das tripas coração e os 3 últimos curtos de uma série de 5 foram de bom nível, com destaque para o 3º montando o Zamorim.
Forcados - Encerrona dos Amadores de Santarém que cumpriram, rectificando face a algumas das suas últimas actuações. O Cabo Diogo Sepúlveda abriu Praça consumando à 1ª, João Goes à 2ª muito bem trazendo o toiro toureado depois de na 1ª tentativa este ter metido a cara alta e ter dado uma péssima reunião, Roque Lopes valentíssimo à 3ª, Gonçalo Veloso na Pega da tarde e do prémio numa Pega onde toiro empurrou e transmitiu a sério com o Forcado da Cara exemplarmente fechado de pernas e braços, João Brito bem na Pega e no cite à 1ª, Cernelha a 2 tempos pelos suspeitos do costume: David Romão e Ricardo Tavares, António Grave de Jesus à 3ª tentativa depois de na 1ª o seu Grupo não o ter ajudado a consumar o que seria uma boa Pega.

Sem comentários:

Enviar um comentário