terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Entrevista a Amorim Ribeiro Lopes, Cabo do GFA de Coruche


A Tauromania foi ao encontro de Amorim Ribeiro Lopes, Cabo do GFA de Coruche, que analisou a época passada e anunciou que o "Grupo vai iniciar a temporada de 2010 com uma Ferra e um Treino no dia 30 Janeiro na Quinta da Silveira do nosso amigo Paulo Pinto (Antigo forcado do Grupo), por volta das 10h. Fica um convite aberto todos que queiram vir desfrutar de um belo dia de campo e aproveitamos para fazer um mega Piquenique."


Tauromania (T) - Qual o balanço geral que faz da época passada do Grupo de Coruche?

Amorim Ribeiro Lopes (ARL): Foi mais uma temporada muito marcante em termos artísticos. Nas corridas que realizámos conseguimos manter a marca e o bom nível que o Grupo tem vindo a deixar nos últimos anos.


T - Quais foram os momentos que destacaria?

ARL - Destacaria a presença do Grupo na Corrida de abertura e de fecho de temporada no Campo Pequeno;
O 17 de Agosto em Coruche, data mais marcante para o Grupo, e em que, já há largos anos, nos encerramos com, pelo menos, 6 toiros;
A XLV corrida da RTP em Coruche;
A presença, pela primeira vez na história do Grupo, em Alcochete;
Termos sido considerados triunfadores, pelo segundo ano consecutivo, na Feira de Sobral de Monte Agraço;
A presença na corrida que finaliza a temporada, no Cartaxo.
Sem qualquer desprezo por outras Praças, nas quais estivemos com gosto e entrega (só como exemplo, Albufeira e Nazaré) porque um dos lemas do Grupo é encarar todas a Praças com o mesmo respeito, acima de tudo defender a imagem do Forcado e a jaqueta que vestimos.


T - Em termos estatísticos já tem alguns dados que nos possa dar?

ARL - Treinos e Ferras -17
Corridas – 18
Toiros pegados – 60
Media tentativas – 1,6
Fardaram-se – 40 elementos
Forcados da cara utilizados – 23 (Amorim Ribeiro Lopes e Ricardo Dias com 7 toiros cada)
Primeira ajudas utilizados – 12 (Filipe Mendes com 12 ajudas)
Segundas Ajudas utilizados – 20 (José Cavaco e Ricardo Constantino com 21 ajudas)
Terceiras ajudas utilizados – 31 (Francisco Prancha com 18 ajudas)
Rabejadores utilizados – 4 (Miguel Ribeiro Lopes com 41 toiros)


T - Como analisa o momento geral da tauromaquia?

ARL - Na minha opinião acho que está num bom momento, mas todos os envolvidos devem continuar a lutar pelo objectivo comum que é manter este espectáculo único que tanto caracteriza o nosso País.
Em termos de números de espectáculos realizaram-se praticamente os mesmos que a temporada anterior, o que é um sinal positivo, porque, apesar dos vários ataques que tem sofrido, temos conseguido manter a Festa viva.
Todos os anos surgem novos Cavaleiros e Grupos de Forcados, e vê-se, cada vez mais, juventude nas bancadas das Praças Toiros, que é sinal que a Festa Toiros tem futuro!


T - Existem actualmente mais de 40 Grupos de Forcados. O que acha desta realidade, é positivo ou negativo?

ARL - Sempre ouvi dizer que “A quantidade não é sinónimo de qualidade”…
Desde que venham para defender e dignificar a verdadeira Imagem do Forcado é positivo para a Festa, obriga a que, em cada corrida, cada um tenha que provar que merece lá estar, não porque é do Grupo A, B ou C, mas porque sabe estar em Praça com humildade e entrega.


T - Como vê o papel da ANGF na Defesa dos Forcados e da Festa? O teu Grupo tem tido um papel activo na associação?

ARL - A ANGF tem tido um papel importante na Defesa dos Forcados e da Festa, nomeadamente conseguindo juntar a maioria dos Grupos existentes a discutirem e fazerem propostas para o interesse comum.
Acho que a parte mais difícil já foi feita, agora é só dar continuidade ao trabalho que já foi desenvolvido, havendo ainda, na minha opinião, muito para fazer.
O Grupo de Coruche tem tido, por acreditar nesse projecto, um papel activo na Associação.


T - A internet é hoje uma realidade na vida das pessoas. Mas na Festa ainda parece um pouco afastada. Como vê o papel da Net no futuro da Festa? E como é que o Grupo a utiliza actualmente?

ARL - A internet, hoje em dia, é dos meios de veiculação da informação mais importantes e eficazes. A Festa tem que se adaptar às novas realidades, por forma a, com mais profissionalismo, se poder divulgar, a nível Global, um dos marcos culturais mais importantes do nosso País que é a Festa de Toiros.
O GFAC foi dos primeiros a ter uma página na internet, mas como, também neste meio, há quem se queira Servir da Festa, e não Servir a Festa, o Grupo foi burlado... Mas em breve voltaremos a ter uma página na internet.
Para já, quem nos quiser acompanhar e saber algumas notícias poderá fazê-lo junto do blog em http://facoruche.blogspot.com/.

Sem comentários:

Enviar um comentário