quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

No que eles andam metidos: terrorista da ETA era activista do Partido Anti-Taurino...



Um dos presumíveis membros da ETA detidos esta semana no País Vasco integrou em 2005 as listas eleitorais do partido anti-taurino PACMA (Partido Antitaurino contra el Matrato Animal). Javier Zubizarreta Lejardi, de 40 anos, era o número 19 da candidatura que se apresentou ao Parlamento Vasco nas eleições autónomas - anunciou ontem a Imprensa espanhola.
Lejardi, detido em Mutriku (Guipuzcoa) integrava, segundo as autoridades, um comando formado por outros quatro presumíveis terroristas que participou em vários ataques em Setembro de 2008, nomeadamente contra a Comissaria de Polícia em Ondarroa e contra as obras de construção do comboio de alta velocidade que ligará o País Vasco a Madrid.
Nas eleições de 2005 a coligação dos Verdes e "Anti-Taurinos" (BERDEAK/PACMA) obteve 1.865 votos, sendo a quarta força política.
Esta curiosa conexão entre o terrorismo e a militância anti-taurina coincide com a recente inclusão, por parte do governo norte-americano de Barack Obama, da organização "ecologista" e anti-taurina PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) na lista de grupos terroristas que constituem ameaça.
Obama compara a organização PETA (que todos os anos se manifesta em Pamplona pelas festas de San Fermín e que chegou a apoiar uma manifestação dos "anti-taurinos" em Lisboa, frente ao Campo Pequeno) com outras organizações como a Frente de Libertação da Terra (ELF) ou a Frente de Libertação dos Animais (ALF), ambas investigadas e perseguidas pelo FBI.

Fotos D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário