segunda-feira, 26 de julho de 2010

Boa noite de touros na Póvoa do Varzim


«Corrida TV Norte na praça de toiros da Póvoa do Varzim, mais um grande sucesso da Casa do Pessoal da RTP, com uma excelente entrada de público, e de público entusiasta alegre e participativo como é o público do Norte, com sede de ver corridas de toiros, mais de seis mil pessoas.

Este ano pela primeira vez esta corrida não foi organizada pelo saudoso Manuel Gonçalves mas sim pelo seu filho, que seguindo os moldes de seu Pai resultou mais uma vez em pleno.

Um cartel de seis cavaleiros não deixa de ser altamente competitivo, uma vez que cada artista apenas dispõe de uma oportunidade para brilhar, logo tem que jogar tudo numa única aposta, e assim foi; com duas partes distintas, em que na primeira actuaram os consagrados e na segunda a juventude; resultado foi uma salutar competição e variedade de estilos, sempre com o objectivo do sucesso.

Paulo Caetano abriu praça com o seu tradicional classicismo, teve uma lide com grandes momentos de toureio, apesar do seu oponente não se fixar nem transmitir como devia.

Joaquim Bastinhas sempre na mó de cima, e sempre alegre comunicativo e toureiro, não perde uma oportunidade para triunfar e na Póvoa aconteceu mais uma vez isso mesmo, depois de uma excelente lide com brega cuidada e ferros de emoção, deixa um de palmo e o tradicional par de bandarilhas debaixo de fortes aplausos terminando assim de forma apoteótica.

Luís Rouxinol não baixou a fasquia dos seus colegas e veio também para o triunfo, o toiro teve boa nota e Rouxinol aproveitou da melhor maneira as suas nobres investidas, remata com um excelente par de bandarilhas e um de palmo, ganhou o prémio em disputa para a melhor lide oferecido pela Casa do Pessoal da RTP.

A juventude também veio por todas; João Moura Caetano teve uma lide em que teve que colocar aquilo que o toiro não tinha, mas este cavaleiro já nos habituou que quando está inspirado toureia qualquer tipo de toiro, e foi isso que aconteceu, uma lide importante em que rematou com um ferro de palmo sob fortes aplausos.

Marcos Bastinhas depois de algum desacerto inicial , crava o primeiro curto ao piton contrário de antologia, segue a lide a surpreender e sempre com ferros de grande nível, com a garra e a alegria tradicional dos “Bastinhas”.

O Jovem praticante Tomás Pinto, foi também um dos grandes triunfadores da noite, teve uma actuação merecedora do prémio para a melhor lide, mas o júri é soberano e assim não o entendeu, recebeu á porta gaiola, o segundo curto de alto a baixo como mandam as regras, e uma lide sempre desenhada dentro das regras mais exigentes que ao toureio dizem respeito, sortes variadas, bem rematadas conhecimento, dos terrenos e entendimento do toiro foram qualidades que este jovem deixou bem patentes na mente de todos quanto presenciaram a corrida, um caso muito sério e a fazer falta ao nosso panorama taurino, deixa muita vontade de voltarmos a ver esta jovem Tomás.

A forcadagem Alentejana esteve em grande, os Académicos de Elvas, que vão com uma época de sucessos pegaram á terceira por Roberto Ameixa e Gonçalo Machado á primeira que ganhou o prémio para a melhor pega.

O Aposento da Chamusca pegou Francisco Montoya á primeira, e João Vinagre á terceira.

Os Forcados de Alenquer, Dinis Camacho á primeira e António Pedro também á primeira.

Os toiros de Maria Guiomar Cortes de Moura cumpriram sem emoção, o ganadeiro deu volta no final; o seu merecimento fica ao critério de cada um, pela nossa parte não se justificava.

Dirigiu o Exmo Sr Pedro Reinhard, coadjuvado pelo Médico Veterinário José Maria Nobre, abrilhantada pela Banda da Sociedade Filarmónica da Nazaré.

Sem comentários:

Enviar um comentário