quinta-feira, 29 de julho de 2010

Rouxinol e Parrita repartem triunfo em Albufeira


Realizou-se na Monumental de Albufeira mais um espectáculo desta temporada, no passado dia 28 de Julho, uma corrida intitulada de “Corrida Ruedo Ibérico Algarve” um cartel misto com as presenças dos cavaleiros Luís Rouxinol, Sónia Matias, o praticante Marcelo Mendes e o matador Sérgio Santos “Parrita” frente a toiros de 4 anos de Condessa de Sobral que deram jogo desigual, perante uma assistência que preenchia praticamente metade da lotação.

Luís Rouxinol nesta sua primeira presença em 2010 no tourodromo algarvio, teve duas actuações em redondo, no primeiro da noite esteve em patamar superior, logo na maneira como recebeu o seu oponente, dobrando-se com ele deixando-o colocado no centro do ruedo para de seguida deixar o primeiro ferro de nota muito alta, tendo toda uma lide de muito bom tom, rematando com o tão apreciado par de bandarilhas. No segundo do seu lote, Rouxinol voltou a estar simplesmente ao nível que nos tem habituado, fazendo com que cada lide seja um triunfo, com as bancadas rendidas ao toureiro de Pegões, pôde-se ver um Rouxinol alegre com toureria recebendo as mais fortes ovações.

Sónia Matias teve duas actuações algo diferentes, no primeiro do seu lote, Sónia acusou algum desacerto na hora de cravar, com alguns toques nas montadas e com alguns ferros a saltarem, não tendo direito a musica, num gesto de grande humildade e toureria cavaleira e forcado negaram dar a volta ao ruedo. No segundo que lidou, o menos colaborante da corrida, Sónia andou mais calma e com mais acerto, soube procurar os terrenos ao toiro, com uma lide muito agradável, rematando com um bonito “palmito” em sorte violino, obtendo o reconhecimento do digníssimo com forte ovação.

Marcelo Mendes, cavaleiro praticante enfrentou um “Condessa de Sobral” que não lhe criou dificuldades, no entanto o “cavaleiro do Oeste”, não foi feliz nas escolhas que fez das montadas, iniciando nos compridos com uma égua nova e utilizando novas montadas que não deixaram brilhar o seu toureio, uma lide muito morna sem direito a musica, estando bem Marcelo Mendes ao recusar dar a volta á praça, num gesto de reconhecimento da noite menos boa.

No toureio a pé, voltamos a assistir a uma lide enorme de Sérgio Santos “Parrita” estando correcto e com aprumo nos três tercios, de muleta andou mandão, aproveitando o toiro na perfeição até meio da lide, altura em que este acabou (rachou como se diz na gíria).

Noite agradável nas pegas, com ambos os grupos a mostrarem o sentido de responsabilidade e concentração, por parte dos Amadores de Cascais foram caras Joel Zambujeira à terceira, Bruno Cantinho à segunda e Luís Camões que dividiu a pega com os Amadores de Arronches à segunda. Pelos de Arronches foram solistas Manuel Cardoso à terceira e Fábio Mileu à primeira.

Este espectáculo na Monumental de Albufeira, foi dirigido pelo Sr. Pedro Reinard, estando a ferragem e embolação a cargo do Sr. José Paulo.

Como reparo nesta nossa reportagem a falta de conhecimentos e o excesso de zelo, por parte de alguns elementos da força de segurança presentes na trincheira, que a mando (???) da Médica de serviço e durante a lide do matador “Parrita”, fizeram com que os fotógrafos fossem obrigados a abandonar a teia para irem falar com a Srª Doutora, gerando grande movimentação e algumas cenas menos abonatórias no interior da teia. Todos mas todos devemos respeitar, saber respeitar e ser respeitado.


Sem comentários:

Enviar um comentário