sábado, 24 de julho de 2010

Hino ao Forcado Amador em Lisboa


- Praça de Toiros: Campo Pequeno
- Data: 22/07/2010
- Empresa: Campo Pequeno
- Ganadaria: Murteira Grave
- Cavaleiros: Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro e o praticante Salgueiro da Costa
- Grupo de Forcados Amadores de: Montemor comandados pelo Exmo. Sr. José Maria Cortes
- Assistência: Casa Cheia
- Delegados da IGAC: Delegado Técnico Tauromáquico Sr. António Barrocal assessorado pelo médico veterinário Dr.
- Banda de música: Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Corrida de enorme expectação, quer pelos Murteiras Graves que iriam ser lidados, quer pela encerrona do Grupo de Montemor com os toiros de Galeana.

Curro de Murteira Grave irrepreensivelmente bem apresentado na comemoração do 60º aniversário da Ganadaria, sendo o 1º reservado e sério, o 2º reservado e brusco, o 3º cumpridor, o 5º escasso de forças, destacando-se o 4º pela bravura e o 6º pela sua nobreza e voluntariedade.

Perdoem-me os Cavaleiros, mas hoje começo pelos triunfadores, o GFA de Montemor, atitude, brio, tradição e honra são valores que esta rapaziada transporta na jaqueta, e ontem demonstraram mais uma vez porque estão no Top da forcadagem nacional.

Abriu praça João Tavares “Peco”, forcado enorme pela solidez que transporta e a segurança que transmite aos seus companheiros, foi para a cara do nº 32 “Triunfador” com 666 kg, brindou a toda a praça, barrete na cabeça e silêncio total, de meia praça vai citando com calma, manda vir o toiro, recebe mal não se fechando de pernas, mas quando o toiro derrota com violência encontra um par de braços de aço que aguentam a fúria do hastado, e um primeiro ajuda de seu nome Hugo Melo que foi enorme na oportunidade com que entrou para ajudar o seu companheiro. Pega vistosa que mereceu volta e agradecimento nos médios.

Para a cara do nº40 “Cabeludo” de 672 kg, foi o “herói” da temporada passada João Cabral, brindou ao antigo forcado Rui Vacas de Carvalho, e realizou uma pega ao alcance de poucos, o toiro colocado demasiado fora de tábuas arranca-se assim que vê o forcado, e este com enorme alma aguenta estoicamente a sua investida e recua no momento certo, fecha-se de pernas e braços, e com boa ajuda de João Batista Pereira “JP”, consuma uma pega de muito valor. Volta e agradecimento nos médios.

O “comboio” da noite estava reservado para Pedro Santos, o nº 22 de seu nome “Rouxinol” e com 692kg, uma estampa de toiro, brindou aos antigos elementos do Grupo e citou de meia praça, no entanto mostrou-se precipitado e carregou o toiro demasiado longe, o toiro não humilha e atropela o forcado não lhe dando hipóteses de reunir. Na segunda tentativa e mudando o toiro de sitio, Pedro Santos teve mais alma e recebeu bem, com ajuda carregada de “JP” que foi atropelado conjuntamente com as segundas ajudas, sendo as terceiras a fechar com êxito esta pega. Volta.

João Caldeira iniciou as pegas depois do intervalo, pegou o nº 37 de seu nome “Vigoroso” de 626 kg, brindando à Directora da VIP, de meia praça cita de forma bonita e elegante, recebeu bem e fechou-se à córnea, o toiro foge ao primeira de ajuda mas depara-se com o restante Grupo que fecha de forma coesa, com mais uma grande ajuda de “JP”. Volta.

João Romão Tavares, brindou ao ganadeiro Dr. Joaquim Grave a pega do nº2 de nome ”Capelo”de 672 kg, cita de meia praça com calma, recebeu sem se fechar de pernas, aguentando dois duros derrotes e o grupo fecha com muita rapidez. Simples e eficaz. Volta.

Fechou a actuação o Cabo José Maria Cortes, numa pega brindada ao anterior Cabo do Grupo Rodrigo Corrêa de Sá, foi para o toiro nº39 de nome “Rabiamala” com 602 kg, cita de meia praça, o toiro arranca-se pronto e é bem recebido pelo forcado, que se fecha sem dificuldades e com o Grupo a fechar muito bem. Volta.

Destaque para a rabejação de Telles de Carvalho, que rabejou os 6 toiros da Corrida eficazmente. No final, justa consagração do Grupo no centro da arena com o público a aplaudir de pé.

Já é hora do Campo Pequeno ver outros Grupos de Forcados pegarem 6 toiros imponentes a solo.

Quanto aos Cavaleiros, Luís Rouxinol andou bem no primeiro toiro, colocando bons ferros ao estribo nos quais preparou bem a sorte, no seu segundo toiro esteve mais a gosto e cravou ferros importantes onde se destacam o ferro de palmo e o par de bandarilhas.

Vítor Ribeiro, esteve em noite inspirada, com duas lides sérias mostrou-se ao Campo Pequeno, ferros de muito mérito no seu primeiro toiro, em que cravou com identidade toureira dois excelentes ferros curtos ao estribo e um comprido à tira de emoção, no seu segundo oponente continuou com a mesma linha de toureio e obteve significante triunfo.

Salgueiro da Costa acusou a responsabilidade da Corrida, se no seu primeiro toiro esteve muito bem a pará-lo de saída, e a arriscar ferros ao estribo ainda que com ligeiros toques na montada, no seu segundo teve desastrado, quer na cravagem quer na preparação e remate das sortes, num toiro que tinha muito para dar.

O Mais e o Menos
+ da Corrida – GFA de Montemor e a apresentação dos toiros de Murteira Grave.
- da Corrida – Nada a registar.

Sem comentários:

Enviar um comentário